Público alvo é um conjunto de pessoas ou empresas que compartilham um perfil semelhante, como dados demográficos, dados geográficos, interesses, etc.
É nos grupos com perfis semelhantes que devem ser focadas todas as ações de marketing e vendas, uma vez que identificado o grupo que está mais disposto a adquirir seu produto/serviço.
O público-alvo permite que você tenha mais assertividade na hora de montar sua ação de marketing, como consequência vender mais. Este conceito garante a você que não tentará agradar todo mundo (já que é impossível), mas sim apenas aqueles que têm interesse no que você está oferecendo.
E para você entender como montar um público-alvo para obter novos clientes para seu negócio, continue comigo que você saberá tudo sobre esse incrível assunto.
O que é Público-alvo?
Público-alvo são um conjunto de pessoas ou empresas que compartilham um perfil semelhante, como dados demográficos, dados geográficos, interesses, etc.
É nos grupos com perfis semelhantes que devem ser focados todas as ações de marketing e vendas, uma vez que identificado o grupo que está mais disposto a adquirir seu produto/serviço.
Para determinar esse perfil de consumidor, é preciso que seja feito uma série de pesquisas, que envolva diversos fatores em comum de uma pequena parcela da sociedade. Está parcela será o foco das suas ações de marketing e vendas.
Estes fatores em comum pode ser hábitos de consumo, renda familiar, dados demográficos, intereses, comportamento, entre outras diversas possibilidades. O mais importante na hora de montar seu público-alvo é que quanto maior o número de informações e mais corretas elas estejam, mais chances você vai ter de manter uma boa comunicação com seu cliente.
Um boa comunicação faz com que seu público-alvo compre de você, trazendo prosperidade para seu negócio. Na hipótese de você não definir seu público-alvo, as chances de seu negócio não ter sucesso em vendas é alta, fazendo com que você gaste tempo e dinheiro em ações que não trarão resultado.
Vamos imaginar o seguinte: Faz sentido eu oferecer uma moto de 1000cc para uma adolescente de 14 anos? Ou uma mochila do Thor para um advogado? Parece loucura mas isso pode acontecer.
Há alguns anos atrás, montar um público-alvo era algo simples. Dependendo do segmento bastava dizer que o produto ou serviço era feito para pessoas de 18 a 65 anos.
Em alguns casos isso pode funcionar super bem. Entretanto, para que uma estratégia de vendas e principalmente de marketing, apenas essa informação não são o suficiente.
O perfil do consumidor está cada vez mais objetivo, com muito mais necessidades e nichos que sejam especiais para eles.
Vou te dar um exemplo: imagine duas mulheres, cerca de 30 anos, as duas nasceram na mesma cidade, cresceram ouvindo o mesmo estilo de música e possuem um bom emprego em uma grande empresa.
Analisando esse perfil, a tática de segmentar as pessoas de 18 a 65 anos parece ser uma boa estratégia e talvez funcionaria bem.
Mas supondo que você queria vender um carro para elas, essas informações não seriam o suficiente, conforme você identifica novos comportamentos, hábitos e estilo de vida que cada uma leva, sua oferta irá mudar.
Você identifica que uma delas é casada e com três filhos pequenos, a outra é solteira, mora sozinha e adora frequentar baladas. Percebe que esses detalhes muda toda estratégia de comunicação e principalmente o modelo do carro que será oferecido.
A moça casada e com filhos provavelmente irá entrar no grupo que deseja carros maiores, com DVD multimídia para distrair as crianças, um porta malas-grande para viagens. A moça solteira iria para o grupo de modelos mais esportivos, personalizados, com um motor potente e um equipamento de som legal.
Nos detalhes percebemos que além de perfis diferentes as motivações de cada uma também se diferenciam. Enquanto uma quer espaço e conforto, a outra deseja um carro potente que atraia olhares.
Caso você fosse um vendedor de carro, a comunicação teria que ser diferenciada para cada perfil se você quisesse atrair atenção desse público.
Perceba que o público-alvo é a sua primeira ação na hora de montar uma estratégia de marketing e vendas. Definindo corretamente o público-alvo você poderá melhorar a linguagem de sua empresa, quais canais investir para divulgação, quando e como fazer uma promoção e caso necessário fazer alterações e melhorias no seu produto/serviço.
Como definir seu público-alvo
Entender quem são as pessoas que compram de você, é preciso responder duas perguntas que serão essenciais para que seu produto/serviço seja aceito pelo mercado.
1.O que seu produto beneficia as pessoas?
Uma metáfora muito utilizada no marketing é: “Uma pessoa que compra uma furadeira, não deseja a furadeira, mas sim o buraco na parede”.
Analise muito bem seu produto/serviço. Que problema ele resolve, qual benefício as pessoas irão ter ao adquirir ele? Estabeleça a principal oferta de valor que ele tem.
- Meu produto faz com que o cabelo cresça mais resistente e brilhoso;
- Meu serviço oferece comodidade para quem contrata;
- Meu produto faz com que o carro não fique com marcas que arranhões por 6 meses.
2.Quem são as pessoas que se beneficiaram do seu produto/serviço?
Para quais pessoas seu produto/serviço nasceu para tornar a vida delas melhor?
Como encontrar meu público alvo?
Agora que você já sabe quem são as pessoas que você precisa conversar e como seu produto/serviço ajuda a vida delas é hora de entender quais são os dados que elas tem em comum.
A forma mais assertiva de conseguir essas informações é fazendo pesquisas. Crie sua própria pesquisa, faça perguntas relacionadas ao seu negócio diretamente para as pessoas que já mostram interesse. Formulários on-lines podem ser de grande ajuda.
Outro método de obter informações de seu público-alvo é utilizar ferramentas como o Google Analytics, uma ferramenta do Google gratuita e que traz ricas informações sobre seu público.
Definindo seu Público-alvo
Independente da forma que foi conseguida as informações do seu público-alvo, o importante é identificar com quem você vai se comunicar e expor da melhor maneira os benefícios do que você está oferecendo.
Existem alguns critérios que podem ajudar você a definir seu público-alvo:
- Consumidor final ou empresas – Seu produto/serviço é para pessoa física (B2C) ou para empresas (B2B);
- Geografia – As pessoas que irão comprar de você, de onde são? Elas moram próximas a você? Estão de passagem pelo local onde você oferece seu produto/serviço?;
- Demográfico – Uma das informações essenciais na hora de montar seu público-alvo e para entender melhor esse perfil demográfico é necessário fazer algumas perguntas:
- Gênero: Masculino
- Idade: entre 25 e 50 anos
- Nível de educação: Superior
- Estado Civil: Casado (a)
- Qualquer outro dado social que julgue importante saber na hora de definir seu público-alvo!
Exemplo de Público-alvo
Mulheres entre 25 e 35 anos, mora em cidades de interior, graduadas, geralmente são gerentes, empresárias, diretoras de médias e grandes empresas. Classe AB, com uma renda mensal de R$5.000,00 e R$10.000,00, gostam de utensílios de luxo e andam sempre bem vestida, são vaidosas, por isso não se importam com o preço do produto, desde que ele as façam bem.
Público-alvo não é Buyer Persona
Como vimos antes público-alvo tem como objetivo dar uma visão geral de quem são seus potenciais clientes, já a buyer persona ou apenas persona, é a representação semi fictícia do seu cliente ideal, ou seja, não é mais um grupo de pessoas, é uma pessoa representando esse grupo. Ele tem nome, idade, gostos e até rosto.
Leia também:
O que é Persona, quais benefícios e como criar a sua!
Conclusão
Agora que abordamos todas as características do público-alvo, vimos na prática como conseguir as informações e a identificar o perfil de pessoas que comprarão seus produtos/serviços, está na hora de pôr em prática.
Monte sua estratégia baseada no público que você identificou, crie ações de marketing para atingir as pessoas, seja com objetivo de venda, cadastro ou reconhecimento de marca.
As informações mais poderosas para qualquer ação é conhecer sua audiência.