O topo de funil é a fase do conhecimento, da descoberta, é o lugar onde seu futuro cliente vai ter o primeiro contato com você. como qualquer funil, o topo é a parte mais larga, é onde tem o maior número de visitas orgânicas.
Como o topo de funil é a parte mais ampla da estratégia é importante que seu potencial cliente tenha uma ótima experiência ao acessar seu conteúdo, afinal, a primeira impressão é a que fica, e uma boa impressão vai gerar no mínimo uma curiosidade desse público para conhecer melhor sua empresa.
Curiosidade gera descobertas, seu conteúdo pode fazer com que seu potencial cliente descubra problemas que antes ele ignorava, consequentemente faz com ele procure por uma solução.
O topo de funil é start para seu potencial cliente, é o primeiro passo que ele vai para resolver seus problemas, por isso é importante ter conteúdos de valor que ofereçam soluções para sua audiência.
Criando conteúdo de topo de funil!
Pegue papel e caneta, ou salve esse link para você consultar sempre que necessário, pois agora vou mostrar em detalhes como criar conteúdo para topo de funil, de forma que você possa começar a aplicar hoje mesmo. vamos lá?
Conteúdo de fácil acesso
Conteúdo de topo de funil tem que ser generalizada, clara de forma que a persona identifique que tem um problema e se interesse mais no assunto abordado. por isso tem que ser um conteúdo de fácil acesso (conteúdo comum) para ter um volume grande de visitas no site de personas que não conhecem sobre determinado assunto.
Conteúdo claro e objetivo
Evitar conteúdos técnicos e assuntos redundantes, seja direto, pois as pessoas podem ficar confusas e perder o interesse na leitura e na marca. lembre-se que o conteúdo de topo de funil é para pessoas que tem curiosidades e nenhum interesse no produto. evite vender ou oferecer algum produto.
blogs
Posts no blog é ótimo para usuários em qualquer jornada de compra, seja em topo, meio e fundo de funil. além do mais, é possível criar ligações com outros posts de assuntos relacionados que tenha sido produzido.
guest post
São conteúdos gerados para seu blog através de convidados. é uma boa estratégia não apenas para trazer autoridade da empresa perante aos potenciais clientes, mas também ajuda para um no ranqueamento na busca orgânica, pois links externos (link building) é bem visto pelo google.
Definindo conteúdos para topo de funil
no caso de você não fazer ideia de como definir conteúdos para topo de funil, criei uma lista de títulos para te ajudar na hora de escolher o assunto e a temática do seu texto. lembrando que são ideias que você terá que adaptar para seu negócio:
1-como + benefícios
exemplo:
- Como criar uma rotina saudável e conseguir melhorar seu sono.
- Como criar hábitos saudáveis sem sair da rotina.
2- pergunta / questionamento
exemplo
- Você reconhece os principais sintomas do estresse?
- Você sabe quais os principais sintomas da depressão?
3- lista + maneiras/passos
exemplo
- 10 maneiras de fazer dieta sem sofrer.
- 8 maneiras de fazer arroz mais saudável.
4- lista + fatos
exemplo:
- 5 doenças hereditárias comuns.
- 3 remédios que podem matar.
5- lista + identificação
exemplo:
- 9 tipos de pessoas de sucesso: em qual você está?
- 15 receitas saudáveis: qual dessas você já fez?
6- como + lista
exemplo:
- Como ter um dia extremamente feliz?
- Como fazer exercícios sem comprometer seu dia?
7- lista + razões para algo
exemplo:
- 15 razões que apontam porque pessoas que têm insônia precisam fazer atividades físicas.
- 10 razões para você começar a investir na bolsa.
8-segredo para algo
exemplo:
- o segredo dos nutracêuticos;
- o segredo para um corpo saudável.
9- você não precisa ter isso para fazer aquilo
exemplo:
- Você não precisa ser rico para ter uma alimentação saudável.
- Você não precisa parar de comer para emagrecer.
Conclusão
Saber como criar conteúdo de topo de funil é o primeiro passo para uma boa estratégia de Inbound Marketing, pois essa fase é a responsável por atrair um grande volume de pessoas, e com isso levar o máximo delas evoluir no processo de compra.
Espero ter ajudado você a dar o primeiro passo para uma nova estratégia de marketing, deixei seu comentário, pois é muito importante para mim e vamos para o segundo ponto, conteúdos de meio de funil 😊