Existem milhares de ferramentas do Google com as mais diversas funcionalidades, e com certeza você já usou alguma delas. Seja com objetivo pessoal ou profissional, o Google oferece qualidade em todas elas, e para estratégias de Marketing não poderia ser diferente.
Quando o empresário decide trazer seu negócio para o digital, é importante que ele entenda conceitos, estratégias e ferramentas. Tudo isso para que seja possível competir de igual com seus concorrentes, utilizando os recursos certos para destacar sua marca em meio a tantas opções disponíveis para os consumidores.
O primeiro passo para conseguir gerar resultado com a internet, é entender o que realmente significa Marketing Digital. De maneira simplificada, é um conjunto de ações realizadas na internet com objetivo de gerar novos negócios.
Uma das ações que compõem o Marketing Digital é o SEO (Search Engine Optimization), são técnicas de otimização que tem como objetivo deixar seu site no topo dos resultados de pesquisa.
São muitas ferramentas disponíveis no mercado que permitem ter informações importantes na hora de otimizar o site, mas o grande problema é que muitas não são grátis ou baratas, o que acaba tornando difícil para empresários que ainda estão aprendendo a gerar resultados sólidos com a internet.
Por isso, separei 4 ferramentas do Google para SEO que são totalmente grátis. Não se deixe enganar, o fato das ferramentas do Google serem grátis, não as deixa inferiores às ferramentas pagas encontradas no mercado.
Veja o artigo completo sobre:
Marketing Digital, conceitos e estratégias.
SEO: algoritmos, vantagens e como aplicar.
Vamos ver agora quais são as ferramentas do Google que irão ajudar a colocar seu site no topo das buscas orgânicas.
1° Google analytics
Umas das ferramentas mais importantes que você deve utilizar para suas estratégias de Marketing Digital, não apenas para SEO, mas para qualquer estratégia relacionada ao digital.
O Google Analytics é a ferramenta do Google mais completa para analisar o que acontece no seu site. Com ela é possível saber quais páginas são mais acessadas, qual caminho mais comum os usuários fazem, quais canais trazem mais tráfego e quais assuntos os usuários procuram dentro do site.
Além dos relatórios citados acima é possível saber quais dispositivos os usuários estão acessando, qual provedor de internet, quanto tempo sua página leva para carregar todo conteúdo e muitos outros relatórios personalizados.
Com o Google Analytics é possível criar metas, como por exemplo: tempo de permanência em uma página. Isso conta pontos para o Google, pois quanto mais tempo o usuário fica em sua página, mais o Google entende que seu conteúdo é relevante para aparecer na primeira posição.
Visto a quantidade de informações que o Google Analytics trás sobre seu site, torna essa ferramenta indispensável para estratégia de SEO. Além de ser grátis!
2° Google Search Console
Essa ferramenta permite analisar, corrigir e tomar decisões corretas na hora de otimizar suas páginas. Os relatórios disponibilizados no Google Search Console ajudaram você a encontrar problemas que podem prejudicar o desempenho do seu site e fazer você perder posições no ranqueamento orgânico.
Search Console é responsável por mostrar como o Google está vendo o seu site, e alguns relatórios inclui:
Aparência de pesquisa: mostra como o Google está lendo cada parte da suas páginas, isso inclui títulos, descrições, imagens, etc.
Tráfego de pesquisa: é o relatório que mostra quais termos os usuários estão pesquisando que são responsáveis por mostrar seu conteúdo ou não.
Índice do Google: mostra o desempenho do Google em indexar suas páginas em seu mecanismo de busca.
Erro de leitura: Quando aparece algum problema em seu site, o Google Search Console o notifica para que o erro seja corrigido o quanto antes, evitando perdas de posição no ranqueamento.
O Search Console permite que suas páginas sejam indexadas de forma fácil e rápida pelos robôs do Google.
Confira o artigo completo sobre:
O que é Google Search Console e como usá-lo ao seu favor
3° Test My Site
A velocidade de carregamento de um seu site é um dos mais de 300 critérios de ranqueamento. Com a popularização de dispositivos móveis e a facilidade de navegar na internet, tornou indispensáveis otimizações que aumentam a velocidade do seu site para acessos mobile.
O Test My Site é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que ajuda você a entender como está o desempenho do seu site para acessos de celulares. Ela testa a velocidade de carregamento da sua página, a usabilidade e nível de otimização.
Após realizar o diagnóstico da página, o Test My Site disponibiliza um relatório com sugestões de melhorias em pontos que podem estar ruins no seu site. Alguns exemplos de otimizações que a ferramenta pode sugerir são:
Imagens: reduzir o tamanho das imagens ajuda a deixar a página mais leve e carregar mais rápido
Aplicar Lazy Loading em imagens: este recurso ajuda a atrasar o carregamento das imagens que não aparecem na primeira dobra da página (a parte que você está visualizando).
Revisar código: verificar possíveis códigos de programação que podem ser removidos, como por exemplo: CSS e JavaScript.
Essas e outras informações permitirá que você otimize seu site, ofereça uma boa experiência para seus visitantes e ganhe posições de ranqueamento.
4° Google Page Speed
O PageSpeed Insights é um recurso fácil de usar com poderosas informações que ajudam você a otimizar a velocidade do seu site e ficar no topo das pesquisas.
É uma das ferramentas mais populares do Google, que analisa a velocidade de páginas e oferece sugestões de como melhorar o desempenho delas.
Diferente do Test My Site que analisa apenas os acessos de dispositivos móveis, o PageSpeed Insights trás informações também de acessos por computador, ele avalia a página convertendo métricas brutas de desempenho, e dá uma nota de 0 a 100.
A forma de identificar qual a performance da sua página e se ela está oferecendo uma boa navegação para o usuário é muito simples: se a nota da página for de 0 a 59 é ruim (precisa ser otimizada urgente), se for de 60 a 79 está na média (mas ainda precisa de atenção), de 80 a 100 está boa (parabéns, seu site oferece uma boa navegação).
Não se preocupe se você não atingir a nota máxima, o PageSpeed irá mostrar para você quais são os problemas que estão prejudicando o desempenho da sua página e ainda mostra como você pode corrigir esses problemas para chegar na nota 100.
Conclusão
SEO é uma estratégia que trás vários benefícios para uma organização, além da diminuição de custo publicitário, um site otimizado gera confiança, autoridade, baixo custo por aquisição, aumento receita, etc.
Agora você tem acesso a poderosas ferramentas que darão munição para você otimizar seu site e aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de buscas e gerar grandes resultados com o SEO.
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