Diferente do Topo de Funil que são pessoas que não sabem que tem um problema, o Meio do Funil (MoFu) é o processo de venda em que o cliente já sabe que tem uma dor e deseja resolvê-la de alguma forma. Por isso, a abordagem desse público é diferente e saber como criar conteúdos de meio de funil fará a diferença em sua estratégia.
Como o próprio nome diz, Meio de Funil fica entre o primeiro contato do usuário com sua empresa (a fase da curiosidade, descoberta) e o último contato para se tornar cliente. É um momento muito importante do funil que se feita errado, os potenciais consumidor podem parar no meio do caminho, perdendo o interesse de comprar seu produto/serviço.
O Meio do Funil é a etapa que o usuário tem o desejo de adquirir aquilo que você está oferecendo, mas ainda possui algumas objeções. Por isso é muito importante nutrir esse Lead com conteúdos exclusivos e mais detalhados, para que ele seja levado ao próximo estágio do Funil, à venda.
Como criar conteúdos para meio de funil?
Logo após seus novos usuários descobrirem qual área você atua através da etapa anterior (topo do funil) eles estão mais engajados no que você oferecer.
Já que na primeira fase do Funil você não deveria citar seu produto/serviço ou sua empresa de forma direta, agora seu conteúdo deve ser focado em como seu negócio vai resolver o problema do seu potencial cliente.
Como estamos falando de conteúdos de meio de funil, você precisa focar em usuários que já tem certo relacionamento com sua empresa, pois são esses leads que confiam mais na sua empresa, já aprenderam com você conhecem seu negócio e terão mais interesse no que você tem a dizer.
Conteúdos de Topo de Funil são um pouco mais focados para venda, sem deixar de entregar valor para seus Leads. São conteúdos mais detalhados, mais aprofundados, pois é justamente isso que os Leads do Meio do Funil buscam. Os conteúdos devem tirar dúvidas dos futuros clientes, sanando objeções que eles possam ter.
Quando o seu potencial cliente está no Meio do Funil ele pode estar em dois estágios de compra: busca por alternativas e análise das soluções. É importante saber identificar esse estágio na hora de produzir o conteúdo.
Na fase da busca por alternativas, você deve apresentar diversas maneiras de solucionar o problema que seu potencial cliente tem, de maneira isolada e com diferentes perspectivas, pelo menos nos 90% do conteúdo sendo suas soluções. Todavia, o conteúdo para esse nível deve começar de forma teórica, desenvolvendo-se para prática e maximizando os efeitos que sua solução pode gerar em determinados caso. Muito importante manter o equilíbrio, muito teórico pode tirar o interesse do seu Lead e muito prático pode ser confundido com outras soluções.
Análise das Soluções também é um processo de compra, mas é muito comum quando a compra é feita para outra empresa (B2B – Business to Business). O conteúdo deve se um comparativo de diferentes soluções com diferentes perspectivas, mas é claro que você precisa deixa bem claro que a sua solução vai dar o que ele procura. Uma vantagem para esse tipo de conteúdo é que você consegue identificar quais soluções parecidas com a sua está roubando suas vendas.
Existem muitos exemplos de conteúdos focado para o Meio de Funil, mas trouxe alguns exemplos, como:
E-BOOKS
São livros eletrônicos indicado para falar sobre assuntos mais complexos que seriam grandes demais para fazer em um post em seu blog. É uma ótima oportunidade para você falar um pouco mais do seu produto/serviço, esclarecer eventuais dúvidas e diminuir as objeções que seu Lead tenha referente ao que está sendo oferecido para ele.
CHECKLIST
Nada mais é que uma lista que ajuda o lead a realizar uma tarefa, muita parecida com o template. A ideia do checklist é ajudar o seu lead a realizar várias tarefas, e pode ser reciclado para outras ações, ou internamente em uma empresa.
TEMPLATES
São modelos prontos que podem ser utilizados em diversos contextos, planilhas de controle, apresentações ou qualquer coisa que facilite para seu lead realizar qualquer tarefa.
FERRAMENTAS
Um pouco mais difícil de produzir do que os templetes, afinal elas vão muito além deles, as ferramentas tem como objetivo resolver problemas mais complexos que seu Lead tenha. Ferramentas pode ser uma pequena parte da sua solução, com certeza você já viu empresas oferecendo “Teste Grátis”, e costuma dar muito certo pois sempre fica aquela sensação de “quero mais”, despertando ainda mais o interesse do seu lead.
PLANO DE ESTUDO
É definir metas e quais serão as leituras do dia-a-dia, incentivando o estudo a concluir seu objetivo. Caso seu negócio seja relacionado a educação pode ser um ótimo conteúdo para se trabalhado.
Conclusão
Não se esqueça que o Meio do Funil é onde você vai tornar o relacionamento com seu cliente mais próximo, essa fase é onde você vai transformar lead em compradores reais. Seja cuidadoso na hora de montar seu conteúdo, não deixe que o cliente perceba que você está tentando vender algo, pois ele pode perder a confiança em você, afinal, sempre o melhor produto vai ser o seu! Mostre conteúdos que façam com que seu Lead sinta vontade e principalmente segurança de comprar.
Espero que tenha gostado e anotado todas as dicas de como criar conteúdos de meio de funil. Ddeixe seu comentário é muito importante para mim. Continue com a gente pois ainda falta o terceiro passo para concluirmos nosso Funil de Vendas 😊