Instagram Analytics é uma ferramenta disponibilizada pelo Instagram para perfis comerciais. Através dela o comerciante tem acesso a informações sobre o desempenho de suas postagens na plataforma (publicações salvas, curtidas, alcance, impressões, comentários, etc.). Com esses dados, é possível medir a performance e crescimento do seu perfil.
Acompanhar as métricas e KPIs das redes sociais é fundamental para deixar suas ações mais assertivas. Isto é uma regra para todas as estratégias que envolvem o Marketing Digital, mas, nas redes sociais, é comum as empresas não saberem como analisar ou onde encontrar as informações que precisam para as tomadas de decisões.
Instagram Insights, como também é conhecido, é uma funcionalidade nativa da plataforma, permitindo que você tenha acesso às principais informações de desempenho do seu perfil. Para ter acesso ao Instagram Analytics, você precisa ter um perfil comercial.
Não se preocupe caso seu perfil não seja business, é muito simples e seguro de mudar, você não perderá nenhuma informação anterior.
Para te ajudar a realizar essa migração de conta, fiz um passo a passo simples de seguir, veja como: Instagram comercial: Veja como mudar seu perfil pessoal para profissional.
O Instagram já se mostrou ser um poderoso canal de vendas e relacionamento entre empresas e clientes. Saber utilizar essa ferramenta e extrair as principais informações para tomadas de decisão, é garantia de sucesso em suas estratégias digitais. Então, vamos aprender?
Acessando o Instagram Analytics
Como dito anteriormente, o Instagram Analytics só pode ser acessado por perfis comerciais ou criadores de conteúdo. Outra informação importante, você não consegue acessá-lo pelo computador, o Instagram Analytics (Instagram Insights) só pode ser acessado pelo celular.
Para acessar as métricas do seu perfil:
1° clique em ;
2°Depois, clique em informaçõe:
De um jeito simples e rápido, você tem acesso aos dados da sua conta no Instagram.
Entendendo as principais métricas do Instagram Analytics!
No Instagram Analytics os relatórios são divididos em: visão geral, seu público, conteúdo que você compartilhou, stories, vídeos do IGTV e promoções. Hoje, vamos aprofundar em visão geral e seu público, pois esses dois relatórios são responsáveis por fornecer as principais informações para tomada de decisão.
Antes que eu me esqueça, na visão geral dos relatórios, os valores mostrados podem ser filtrados por: últimos 7 dias e últimos 30 dias.
Agora, vamos aprender quais as métricas que cada um oferece e como usá-las a nosso favor.
Visão geral
Como todo bom relatório, a visão geral mostra um resumo do que está acontecendo em sua conta. Ele é dividido em contas alcançadas e interações com o conteúdo.
Contas alcançadas
Apresenta o número de contas únicas que visualizaram todas as suas publicações pelo menos uma vez na plataforma, isso inclui: publicações no feed, stories ou vídeos no IGTV.
É possível visualizar quais dias da semana suas publicações possuem mais alcance, ajudando você a definir quais os melhores dias para realizar suas publicações. Lembrando que pode mudar conforme a escolha do período.
Outros dados importantes que o relatório de contas alcançadas trás, são:
- Impressões, número de vezes que suas publicações foram vistas pelo usuário;
- Atividade da conta, mostra o número de ações que aconteceram em sua conta;
- Toque no site, se a sua empresa possuir algum link na bio, esse relatório mostra a quantidade de vezes que ele foi clicado;
- Toques no botão enviar e-mail, mostra a quantidade de vezes que foi clicado;
- Toques no botão de texto, é a quantidade de vezes que foi clicado.
Em publicações relevantes, um pouco mais abaixo do relatório de contas alcançadas, clicando em ver tudo, você consegue visualizar qual das suas postagens obteve mais sucesso, baseado em seu objetivo. É possível filtrar por publicação (fotos, vídeos, publicações em carrossel, publicações de compra se você tiver uma loja no instagram ou deixar todos os formatos para visualizar), por métrica (alcance, cliques no botão do produto, cliques no produto, comentários, compartilhamentos, curtidas, impressões, interações com a publicação, salvamento e seguidores) e período. Esse relatório permite que você visualize qual o desempenho de cada conteúdo, apontando para você o assunto que mais interessa seu público alvo.
Em Stories mais relevantes e Vídeos do IGTV mais relevantes você consegue visualizar o desempenho das suas publicações nesses canais e identificar quais assuntos geraram mais interesse em sua audiência.
Interação com o conteúdo
Este relatório mensura as interações que suas publicações tiveram nos principais canais do Instagram. As interações com o conteúdo, são:
- Feed (curtidas, comentários salvamentos, compartilhamento);
- Stories (respostas, compartilhamento);
- IGTV (curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos).
Seu público
Este relatório ajuda você a ter insights do público que segue você. As informações geográficas e demográficas como idade, gênero, cidades e países são fornecidas pelos próprios usuários quando se cadastram no Facebook, portanto, é a fonte perfeita para você conhecer melhor quem são seus potenciais clientes.
O relatório, seu público, é dividido em: crescimento, principais localizações, faixa etária (idade e gênero), gênero e principais períodos mais ativos ( dias e horas).
Crescimento
A primeira informação que você tem no relatório de público é o gráfico de crescimento, que mostra a performance da sua conta, se você ganhou ou perdeu seguidores.
- Geral: é a quantidade de pessoas que seguiram seu perfil, menos a quantidade de pessoas que deixaram de seguir. Esse relatório mostra se você está tendo efetividade na retenção do seu público, quando essa métrica é negativa, é um sinal que você está perdendo mais seguidores do que conquistando;
- Seguidores: quantidade de pessoas que seguiram seu perfil, de acordo com o período analisado;
- Deixaram de seguir: número de pessoas que param de seguir seu perfil no instagram.
Principais localizações
É um relatório geográfico que aponta quais cidades e países que sua conta está alcançando. Ajuda a identificar as melhores regiões para realizar futuros anúncios.
Faixa etária
No relatório de faixa etária mostra qual a idade do público que consome seus conteúdos, podendo ser potenciais clientes da sua empresa. Você consegue analisar de forma geral na opção “tudo” ou segmentando por homens ou mulheres.
Gênero
Saber quem são as pessoas que consomem seus conteúdos é uma das informações mais importantes para qualquer ação de Marketing com foco no resultado. Este relatório mostra qual gênero é mais impactado por sua mensagem. Essa informação colabora para definição de conteúdo, tom de voz e segmentação em publicidades pagas.
Períodos mais ativos
Este relatório mostra quais são os horários e dias que seus seguidores ficam mais ativos, de acordo com o período selecionado. Esses dados colaboram para a definição dos melhores dias e horários para você realizar suas publicações.
Veja o passo a passo de como programar publicações no instagram.
Conclusão
Como você pode ver, a maior vantagem do Instagram Analytics é saber e acompanhar os resultados que suas publicações estão gerando. Apesar de ser uma ferramenta gratuita, ela fornece informações ricas que colaboram para tomadas de decisões estratégicas.
Com este artigo, você está capacitado para analisar a performance da sua conta no Instagram e começar a fazer as primeiras mudanças, se necessário. Afinal, você aprendeu o que cada métrica significa e como planejar conteúdos com os auxílios delas.
Espero que tenha gostado. Deixe seu comentário, ajuda muito para o crescimento do blog. Quer aprender mais sobre Marketing Digital? Fique comigo, conteúdos novos toda semana!