Para ter resultado primeiro você precisa conhecer as fases do inbound Marketing, e só depois começar a construir sua máquina de atração.
O Inbound Marketing é formado por 4 etapas (atrair, converter, vender e encantar) que seguem uma ordem lógica, são fases que se completam perfeitamente para que o sucesso dessa estratégia seja alcançado.
Acredito que você já saiba o que é Inbound Marketing, caso tenha alguma dúvida, fiz um post completo sobre esse assunto é só ir lá conferir.
Chega de conversa e vamos para a primeira fase:
Atrair
Atrair usuários pode ser uma coisa boa ou ruim, vai depender do método que você utiliza para chamar atenção desse usuários, vou exemplificar esse exemplo:
Imagine uma loja que todos os dias 10.000 pessoas entram, andam por ela e sai sem comprar nada. 10.000 pessoas por dia é muita gente, mas se essas pessoas não compram é perca de tempo e dinheiro, e não é isso que nós queremos certo?
Não trata-se apenas de atrair vários visitantes para seu blog, site, loja. Mas atrair o público correto, pessoas que tem grande potencial de comprar de você, é o que a gente chama de tráfego qualificado, vou te mostrar algumas formas que vão te ajudar a atrair seu potencial cliente.
Para garantir que as pessoas que estão chegando até você se tornem Leads e futuros clientes, faça conteúdos relevantes que sejam pertinentes ao seu negócio, utilizando canais como:
Conteúdo: O próprio Marketing de Conteúdo é umas das principais ferramentas do inbound Marketing, sendo utilizado em todas as etapas do funil. Esse canal é responsável por atrair, engajar e encantar seus potenciais clientes.
Blog: O principal meio de produção de conteúdo que uma empresa pode ter na hora de executar a estratégia de Inbound. Mas não se engane, o blog não é um canal onde você vai postar informações aleatórias sem um objetivo definido, é preciso planejar para depois produzir.
O blog para estar bem feito, deve ser trabalhado baseado no público-alvo em suas etapas do processo de compra.
Não é apenas produzir conteúdos ou orientar o usuário em sua jornada de compra. O blog permite que você tenha um relacionamento e uma aproximação com seu público.
Site: Já que falamos do blog, não poderíamos deixar de falar do site. O site é onde os seus usuários e leads irão comprar seu produto/serviço. Com tantas informações valiosas que você vai oferecer para esse público, eles irão sentir um grande interesse em saber o que você vende.
Links patrocinados:Links patrocinados: Não tem apenas foco em vender, mas pode ser uma ferramenta para atrair seus potenciais clientes enquanto eles navegam pela internet. As plataformas de ADS possuem segmentações que você pode usar para mostrar o conteúdo certo para a pessoa certa. As plataformas mais conhecidas no mundo do Marketing Digital são Facebook Ads e Google Ads.
Facebook ads: Também, conhecido com Facebook Business, como é conhecido, é uma ferramenta que permite você criar segmentações e métricas mais assertivas já que as informações são preenchidas pelo próprio usuário, como: idade, interesse, relacionamento, género, cidade onde mora, lugares que frequenta, etc.
Google Ads: é a ferramenta mais utilizada no mundo todo quando o assunto é Marketing Digital. Dentro da ferramenta avançada do Google Ads existem várias ferramentas como: Rede de Pesquisa, Display, Shopping e APP. Para divulgação de conteúdo a rede de pesquisa e Display cumprem bem com seu papel.
SEO: (Search Engine Optimization) é a otimização para motores de busca. Cerca de 2 trilhões de buscas em todo o mundo são feitas no Google, e cada busca são problema que o usuário quer resolver e é nessa hora que seu conteúdo deve estar alinhado com o que ele procura. O SEO ajuda você a ficar bem posicionado nos mecanismos buscas de forma orgânica (grátis), trazendo tráfego mais qualificado para seu site.
Converter
Acabados de aprender a como atrair usuários novos para o blog, agora precisamos transformar o máximo desse público em leads, ou seja, transformar esses desconhecidos em potenciais clientes.
A forma que iremos transformar esse público em Lead ainda é através de conteúdos, mas agora com conteúdo um pouco mais persuasivos, com o objetivo de conversão. Quando eu digo conversão ainda não é vender, mas é conseguir algumas informações pessoais desse usuário para tornar nossa conversa mais exclusiva.
E para que esse usuário forneça suas informações ele precisa de uma recompensa, como um material com informações tão valiosas que ele precisa ter, mas para isso ele tem que deixar suas informações.
Uma das ferramentas mais utilizadas para gerar conversões são as Landing Pages:
Landing Pages: São conhecidas como páginas de conversão ou na sua tradução literal página de aterrissagem. Costumam ser bem persuasivas já que seu objetivo é bem específico, transformar um usuário em um lead. São cheias de gatilhos mentais, call to action (chamada para ação) headline e formulário (onde o usuário vai deixar suas informações). Para que uma Landing Page funcione ela precisa oferecer algo em troca, ou seja, para você conseguir as informações de um usuário é necessário que seja entregue um conteúdo de muito valor em troca, a estratégia de e-books e Webinars são muito comuns nessa ferramenta.
Vendas
A parte mais importante do processo, qualquer erro nessa fase pode colocar todo o processo em risco.
Depois de atrair e converter usuários em Leads, agora é a hora de transformar esses leads em clientes. Mas existem alguns poréns, em alguns casos o Lead vai conseguir fazer a compra através do próprio site, mas existem produtos ou serviços que necessitam de uma intermediação de um vendedor, o fato é, quanto mais complexo for o produto/serviço, maior será seu ticket e mais consultivo deverá ser a venda.
Para essa etapa tão importante existem algumas ferramentas de Marketing e vendas, como:
Automação de Marketing: Nada melhor que usar a tecnologia para deixar sua estratégia de marketing mais simples de ser executada. Automação de Marketing nada mais é que entender sua persona e agir de forma escalável sem fazer muitas ações manuais. É entender em qual fase do funil está seu Lead e oferecer para ele as informações certas de forma automática.
E-mail Marketing: Boatos diziam que o e-mail iria acabar com a chegada das redes sociais, e estamos em 2020 e ele está mais forte do que nunca. Depois de converter usuários em Leads é preciso manter um relacionamento com eles para que sintam interesse em sua marca e o e-mail permite isso de forma simples com um grande nível de personalização.
Nutrição de Leads: O objetivo do e-mail marketing não é apenas entreter seu lead, é conduzi-lo para o fundo do funil, ou seja, para compra. É levá-lo através de uma sequência de e-mails até o objetivo final que é transformar esse lead em cliente.
CRM: CRM (Customer Relationship Management) é um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ele é responsável por guardar histórico, metrificar e organizar informações dos seus Leads.
Encantamento
Não é porque o objetivo do Inbound Marketing foi atingido que você deve parar de encantar seu cliente. A venda do produto/serviço é uma porta que abre para você transformar esse cliente em um advogado da sua marca.
Ofereça um excelente pós-venda para seus clientes, mostre preocupação na qualidade da entrega do seu produto/serviço. As consequências disso é ele comprar novamente de você e recomendar sua marca para outras pessoas.
Espero que tenha gostado e entendido a importância de seguir corretamente as fases do inbound marketing.Vamos por em prática o que aprendemos hoje, te vejo no próximo post. Antes que eu me esqueça, deixe seu comentário pois é muito importante para mim 🙂
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