Marketing Digital é a junção de estratégias concentradas em divulgação de um produto, serviço ou pessoa na internet, com objetivo de vender, atrair clientes ou gerar reconhecimento de marca. São muitas estratégias relacionadas ao digital, mas as principais são SEO (Search Engine Optimization), Publicidades Pagas (Google ADS e Facebook Ads) e Inbound Marketing.
Para entender melhor sobre Marketing Digital, precisamos conhecer um pouco mais a história e evolução do Marketing em si.
O Marketing ganha vida a partir do momento em que as pessoas começam a vender ou trocar objetos de seus interesses. Isso acontece desde as grandes feiras feudais, onde comerciantes tinham que gerar valor em seus produtos para que continuassem ativos no mercado.
A função do Marketing é gerar valor competitivo e criar bases que sejam duradouras para uma organização. Webster (1997) diz que o marketing em uma organização tem muitas funções que alcançam áreas como cultura, estratégia e tática.
Marketing é área de estudo que junta diversas ciências com foco em entender o comportamento das pessoas com o propósito de satisfazer e realizar os desejos de cada um.
Não tem como falar de Marketing Digital sem contar sua origem, por isso, é importante você entender o que é Marketing e seu impacto no mundo empresarial.
Como vimos, a essência do Marketing é gerar valor para seus consumidores, satisfazendo e entendendo suas necessidades. No Marketing digital a essência é a mesma , mas para garantir sucesso nessa nova era, é necessário entender o comportamento do consumidor, quais suas dores, suas motivações e desejos que mudam com frequência, utilizando a internet.
Com internet mais acessível, surge uma nova classe de consumidor, onde as informações estão disponíveis 24h por dia, cada vez mais curioso, diversas soluções com apenas um clique, espaço para falar e ser ouvido. A internet traz mais conectividade e clareza para nós e por isso tem sido a grande responsável por essa mudança de comportamento (KOTLER, 2017).
E todo esse contexto nos deixa mais preparados para entendermos a fundo o que é Marketing Digital e suas estratégias para gerar resultados sólidos e garantidos com a internet.
O que é Marketing Digital?
Em tempos atuais é impossível ficar sem internet, já que ela tornou-se parte da nossa vida de forma que não nos imaginamos mais sem ela, ficamos inquietos quando estamos off-line por algum motivo (instabilidade de rede, dispositivo descarregado, etc.).
Fazemos tudo por meio da web, seja para descobrir o número de telefone de um restaurante, fazer pesquisa de opiniões ou até chegar em um local determinado. Em dias atuais é difícil as pessoas estarem desconectadas, com o celular, a internet está ao alcance dos dedos.
A migração do consumidor para o ambiente on-line fez com que grande parte dos esforços de marketing também migrasse para internet, que em resumo define marketing digital como, um conjunto de processos executados no ambiente digital com objetivo de promover uma empresa, produtos, serviços e etc.
Qualquer canal digital que seja possível realizar uma ação com objetivo de solucionar desejos e dores de clientes ou possíveis clientes, é considerado marketing digital: blogs,mídias sociais, e-mails, links patrocinados, etc…
Pode parecer algo complexo, mas o marketing digital pode ser feito por qualquer pessoal, ONG, empresa, universidades e assim por diante. Basta saber utilizar de maneira correta os meios que tem para encontrar novas oportunidades no ambiente em que está inserido.
A grande movimentação que a internet gera, torna possível desenvolver estratégias eficientes com grande impacto nas empresas que utilizam desse novo meio de fazer marketing.
Vender mais, fortalecer sua marca, gerar novas oportunidades de negócios, aumentar sua rede de contatos, seja qual for seu objetivo, o marketing digital é uma ferramenta que precisa estar em seu planejamento para poder alcançá-los.
História do Marketing Digital
Podemos dizer que o marketing digital surgiu junto com a popularização da internet, por volta da década 90. Nesse período a internet passou por grande crescimento, fazendo com que novas empresas e modelos de negócios surgissem, por outro lado, muitas deixaram de existir.
Esse período é conhecido como Web 1.0 – formada por sites de conteúdos estáticos e com pouca interatividade com o usuário. Web 1.0 foi quando começou a utilização dos e-mails e o surgimento dos motores de buscas, como: Archie(1990), Wandex(1993),Yahoo (1994), Google(1996) e muitos outros.
As coisas evoluíram rápido desde então, em 1994 (segundo, startse) existiam 3 mil websites ativos na rede, e poucos usuários, visto que a internet era muito usada principalmente por empresas. Esse cenário mudou, desde 1994 houve um salto gigantesco em relação a quantidade de sites e usuários, segundo website hosting rating em janeiro de 2020, websites ativos bateu a marca de 1.74 bilhões e mais de 4 bilhões de usuários na internet.
Um dos motivos que colaborou para a internet se tornar tão importante nos dias de hoje, é a sua junção com os dispositivos móveis que tornou tudo mais fácil em nosso dia a dia. E o Marketing Digital começa a ficar popular, à proporção que as pessoas utilizam os meios digitais disponíveis para auxiliar em seu processo de compra, pesquisando sobre produtos, até decidir realizar suas compras.
Para que seja possível ter uma noção do impacto que toda essa evolução causou no processo de compra de todos nós, basta analisar um pouco o passado para perceber que toda a informação disponível sobre qualquer produto que desejássemos adquirir estava em posse das empresas que ofertavam as soluções. Em outras palavras, para que tivéssemos mais conhecimento sobre o produto, é necessário ir até a loja e conversar com algum vendedor, que provavelmente não seria sincero quanto aos seus benefícios e qualidade.
O surgimento da internet muda esse processo, pois permite que o consumidor tenha outras fontes para pesquisar e entender mais sobre o que irá adquirir.
Phillip Kotler, em seu livro Marketing 4.0, destaca a influência da internet no comportamento do consumidor, e a importância das empresas aprenderem a trabalhar com o marketing digital, a fim de, conectar-se com um público cada mais sem tempo e bombardeado por inúmeras informações.
“Em um mundo altamente tecnológico, as pessoas anseiam por um envolvimento profundo”
9 conceitos importantes do Marketing Digital
Toda área de estudo possui uma especialização, com o Marketing Digital não pode ser diferente, ele tem seus próprios termos e agora vamos entender seus principais conceitos.
Lead
Leads são pessoas que possuem interesse no seu que você oferece, pode ser considerado como oportunidades de negócio. Esses contatos chegam através de uma estratégia chamada Inbound Marketing, eles preenchem um formulário em troca de algum “brinde” (e-book, acesso à lives, desconto, etc…) deixando informações que você julgue importante para depois manter um relacionamento com eles até que estejam prontos para receber uma oferta de venda.
Para começar a gerar Leads, é preciso entender primeiro o público-alvo da empresa e seu mercado de atuação.
É importante deixar claro que leads são oportunidades de transformar um contato em cliente, ou seja, leads ainda não são clientes, por isso é necessário que seja feito um trabalho de evolução nos estágios do funil de vendas.
Persona
No Marketing Digital é trabalhado o conceito de persona, que são representações semifictícias baseado em informações coletadas dos consumidores reais, essa persona representa o cliente ideal.
A persona é baseada em padrões encontrados através de pesquisas feitas com público-alvo. Se a empresa já possui uma base sólida de clientes, essa será uma ótima fonte para começar a definir seu cliente ideal.
A diferença de público-alvo e persona é bem simples.
Enquanto, público-alvo é uma segmentação ampla, por exemplo: Homens, de 25 a 45 anos, moram no estado de São Paulo, casados, empresários com renda mensal média de R$5.000.
Persona é mais focado, por exemplo: João, 42 anos, casado, com 3 filhos, possui 2 empresas e deseja colocar ambas na internet, não conhece muito do mercado digital e por isso ele estuda muito sobre assuntos relacionados.
A persona permite que as ações de Marketing Digital sejam segmentadas e direcionadas para as pessoas corretas, de forma mais pessoal, economizando tempo e dinheiro.
Funil de vendas
Funil de vendas ou Jornada do Consumidor, é formado por várias etapas que uma pessoa percorre durante o processo de compra, desde a identificação de um problema, evoluindo para a consideração de compra até a decisão.
É a representação do processo que uma pessoa percorreu até o fechamento de compra.
Normalmente composto por 3 fases:
Topo de funil: Fase de descoberta, é onde o possui o maior fluxo de pessoas. Como qualquer funil, o topo é a parte mais larga.
Meio de funil: Essa parte do funil é onde as pessoas sabem que possuem um problema e desejam resolver de algum jeito.
Fundo de funil: A última fase do funil de vendas, é nessa etapa que as pessoas decidem comprar. É agora que elas recebem uma oferta de vendas.
CRM
É um software que auxilia uma organização a manter a gestão de relacionamento com seus potenciais e atuais clientes. Esse software possui muitas funcionalidades visando satisfazer e fidelizar partindo da automação e organização de processos.
Um CRM armazena e organiza as informações como: nome, endereço, e-mail, telefone, etc.
O principal benefício do CRM em uma estratégia de Marketing Digital, é que ele reúne e integra todos os dados do cliente para preparar sua equipe com informações de preferências de compra, última compra, observações para os próximos contatos e por aí vai.
Na era do relacionamento, tornar a abordagem com seus clientes mais pessoal é garantia de fidelização e transformação de um verdadeiro advogado da marca.
Search Engine Optimization (SEO)
Quando colocamos um site no ar, nosso desejo é que ele seja conhecido e acessado por nosso público. Para isso nós fazemos campanhas utilizando links patrocinados, colocamos nossa URL em cartões de visitas, comentamos sobre ele em uma roda de amigos.
Todas essas formas de divulgação são válidas, mas depois do surgimento de sites de buscas como Bing, Yahoo e o poderoso Google possibilitando mostrar seu site em uma pesquisa específica do seu negócio, fez com que o SEO torna-se prioridade na otimização de um website.
SEO é um conjunto de processos aplicados em um site ou loja virtual, com objetivo de posicioná-lo nas primeiras posições para um determinado assunto.
O trabalho de SEO envolve análises internas e externas de um website, construindo e buscando links que façam referências para seu site (essa técnica é conhecida também com link building), estudo da arquitetura e como o site foi desenvolvido, estudo da concorrência, pesquisa por boas palavras-chave e criação ou indexação de conteúdo.
Qualquer pessoa ou empresa que possui um site ou blog pode trabalhar técnicas de SEO.
Search Engine Marketing (SEM)
É uma estratégia para os mecanismos de busca, tem como objetivo otimizar sites e conteúdos para aparecerem na primeira posição de uma determinada pesquisa, essa estratégia pode ser feita através de publicidade paga ou orgânica.
A diferença de SEM e SEO é bem simples:
- SEM utiliza os mecanismos de busca para realizarem campanhas pagas divulgando sites, aumentando o tráfego, gerando mais negócios, aumentando o reconhecimento de marca, capturando leads, etc… Podem ser manipuladas por conta do investimento feito e pagas apenas quando houver cliques na propaganda.
- SEO pode ser definido como estratégias implementadas dentro de um site com objetivo de proporcionar melhores posições em determinadas pesquisas de forma orgânica, essa ação é mais difícil de ser manipulada, pois quem decide sua posição para um termo específico são os próprios mecanismos de busca.
Call to Action (CTA)
Call to Action ou CTA pode ser definida como qualquer chamada para ação que auxilie o visitante a realizar uma determinada ação. Essa ferramenta é fundamental na hora de promover ofertas por meio do Marketing Digital.
Existem diversas chamadas para ação, mas uma coisa que precisa ficar clara é que um call-to-action deve mostrar o caminho que o visitante precisa fazer para seguir no processo de compra.
Confira alguns exemplos de CTA que eu tenho certeza que você já viu e já clicou:
- Saiba mais;
- Assine grátis;
- Participe;
- Compra agora;
- Inscreva-se;
- Comece hoje mesmo;
- Etc…
E aí, reconheceu algum?
São muitos CTAs que podem ser adicionadas em uma página com foco em conversão, desde chamadas mais criativas como “Vamos fazer um projeto juntos”, até chamadas mais simples e objetivas de comércios eletrônicos “comprar”. O segredo é identificar o melhor Call-to-Action para determinadas situações, sendo possível obter maior eficácia com cada um deles.
Fluxo de Nutrição
Fluxo de nutrição é uma das fases do Inbound Marketing, ela tem como objetivo levar o lead do ponto X para o ponto Y. De forma direta essa fase é a hora de nutrir e engajar seu lead com conteúdos valiosos para que ele possa se relacionar com sua empresa.
Esse relacionamento será responsável por aumentar o conhecimento que o lead tem sobre sua empresa e produto/serviço, fazendo com que ele sinta confiança em adquirir algo de você, no tempo certo.
O primeiro passo para construir um bom fluxo de nutrição é entender o motivo pelo qual seu lead entrou no processo que você definiu, ou seja, é necessário compreender o que ele está buscando e qual estágio se encontra dentro da jornada de compra.
Depois de entendido o gatilho que fez com que o lead entre-se no fluxo de nutrição, é importante que os conteúdos que serão compartilhados, faça com ele evolua no funil de vendas.
Landing Page
São páginas 100% focadas em conversões. O objetivo de uma Landing Page é transformar visitantes desconhecidos de um site em leads, oportunidades ou até mesmo em clientes.
Na tradução livre Landing Page significa página de destino, mas no Marketing Digital é popularmente conhecida como página de captura, visto que seu único objetivo é a conversão.
O que diferencia uma Landing Page de páginas convencionais de sites Homepages é que ela possui menos elementos e links, isso acontece pois, quando o visitante entra na página, seu único objetivo deve ser a conversão.
As características principais de uma landing page são: Títulos persuasivos, promessas irresistíveis, boa descrição da oferta e um formulário fácil para ser preenchido. Não posso esquecer de mencionar que, uma boa Landing Page conta sempre com Gatilhos Mentais.
Benefícios do Marketing Digital
Muito se fala em Marketing digital, era digital ou nos novos consumidores, mas por que estar atento às mudanças que a internet causou em todos nós é importante, quais os principais benefícios do marketing digital para as empresas hoje nos dias atuais? Estar fora da internet é realmente ficar para trás? Vamos para as respostas.
Só em 2019, o acesso a internet para os brasileiros cresce, e 7 em cada 10 pessoas estão conectadas, no mesmo período chega a 127 milhões de internautas. Imagina o quanto esse número cresceu em 2020.
É nítido se analisarmos as mudanças que o Digital causou na maneira de fazer marketing, e essa mudança foi para melhor, tanto para as empresas que já trabalham na internet ou as que estão começando quanto para os consumidores. São inúmeras vantagens que beneficiam ambos os lados.
Vamos ver agora dos benefícios do Marketing Digital:
Audiência qualificada
No Marketing Digital é possível construir uma audiência que realmente irá se interessar no que você tem a oferecer.
Um exemplo disso, pode ser extraído do Facebook, quando você monta uma campanha dentro da rede social é possível criar públicos por interesses. Esses interesses são baseados a partir de páginas, grupos e outros conteúdos que os usuários seguem ou curtem quando se identificam com o assunto.
Outra ferramenta que permite segmentar a audiência certa para o seu negócio é o Google ADS, através de campanhas filtradas por palavras-chave, ou seja, você escolhe para qual pesquisa seu anúncio deve aparecer.
Essas são algumas ferramentas que dão a possibilidade de focar os esforços apenas para o público que tem disposição de comprar de você.
Uma informação rápida. Se você deseja saber qual é a melhor ferramenta para investir, Google ou Facebook, fiz um post completo que pode ajudar você a decidir.
Comunicação na hora certa
Para conseguir resultado em qualquer estratégia de venda é preciso ter duas coisas alinhadas, o público e o momento. Não vale de nada ter o público certo mas fazer uma oferta no momento errado e isso vale para outra situação.
Como vimos anteriormente, o Marketing Digital possibilita que sejamos mais assertivos na hora atrair o público para nosso negócio, e não é só isso, é possível saber qual o melhor momento para fazer oferecer algo e aumentar o índice de sucesso da estratégia definida.
A hora certa para fazer uma oferta é um dos principais fatores para ter uma taxa de sucesso satisfatória.
O que não possível com publicidades feitas em Outdoors, pois é fixo em um lugar e visto por várias pessoas em vários períodos diferentes, sendo muito difícil saber se o momento em que a pessoa está vendo aquela publicidade é a hora que ela está mais propícia a executar uma ação ou se grande parte das pessoas que estão sendo impactadas, fazem parte do público-alvo que a mensagem deseja atingir.
Análise de dados
Imagina a situação das agências de Marketing dos anos de 1970, onde existiam poucos métodos para medir e acompanhar a efetividade de campanhas publicitárias.
Até a chegada da internet, pode ter certeza que muito dinheiro foi por ralo abaixo! Se não é possível mensurar a real efetividade da ação de marketing feita para convencer o cliente a comprar um produto ou contratar um serviço, não é possível saber se a estratégia surtiu efeito.
No marketing online, analisar e mensurar dados é o processo fundamental para otimizar as estratégias e garantir os melhores resultados.
Hoje, tudo que é feito no Marketing Digital, deve ser registrado o retorno obtido. Métricas como ROI (retorno sobre o investimento), e CAC(Custo por aquisição de Cliente) devem ser acompanhadas diariamente.
Diferente dos anos de 1970, em 2020 as empresas possuem ferramentas que informam através de dados, se as suas campanhas estão gerando ou não resultado, sendo possível realizar as alterações sempre que possível.
Que pena para quem fazia Marketing naquela época, né?
Aumento de oportunidades
A internet permite que a distância entre empresa e consumidor diminua. Isso ajudou também pequenas empresas, possibilitando que as mesmas criem boas campanhas para atrair novos consumidores de qualquer parte do mundo.
Não só a empresa ganha, mas os consumidores também, gerando oportunidades de conhecer novas marcas com as quais eles se identificam.
Aumento de autoridade no segmento de atuação
Uma organização que possui presença ativa na internet, tem grandes chances de virar referência em seu segmento. Estratégias como: blog posts, vídeos, cursos gratuitos, lives, entre outros, são alguns meios para conseguir gerar a percepção de autoridade em seu público.
O benefício de uma empresa se tornar autoridade, é que além dela gerar confiança eu seu público, eles começaram a citar a marca em outros lugares, essas citações podem ser feitas também por influenciadores, outros meios de comunicação e até concorrentes em que procuram exemplos.
Estratégias de Marketing Digital – Colocando a mão na massa
No Marketing Digital é possível executar várias estratégias em uma infinidade de maneiras. Basta entender quais são e fazer uma boa escolha para que ela atinja o objetivo da empresa.
Hoje temos mais tecnologia em nossas mãos do que o homem quando foi para Lua, o poder de processamento dos computadores junto com o alcance da internet abre um universo de alternativas. Basta analisar a quantidade de conteúdos e informações fáceis para consumo, sendo grande parte desse conteúdo gratuito.
A inteligência por trás do maior buscador do Mundo, Google, permite que seu nível de assertividade seja quase 100% para uma pesquisa realizada. Essa resposta estará em um blog ou até mesmo no Youtube.
Quando olhamos para o lado do conteúdo, sites ou canais no Youtube formados por bons conteúdos terão boas respostas para perguntas difíceis, isso gera mais chances de conquistar e atrair mais clientes.
O Marketing Digital está ganhando cada vez mais seguidores, são muitas empresas que estão deixando de trabalhar off-line e migrando para o on-line. Esse comportamento acaba aumentando a concorrência dentro da internet, não quer dizer que as chances de ter resultado no Digital diminua, e para garantir que isso não aconteça, é necessário encontrar a forma certa de chegar no objetivo.
Pode parecer difícil definir qual o melhor caminho a ser seguido, visto que, temos uma infinidade de possibilidades. Não se preocupe!! Eu trouxe o que tem de mais atualizado no mundo quando o assunto é estratégias de Marketing Digital.
E agora, vamos para a primeira:
Inbound de Marketing
O queridinho do momento e não é por menos, essa estratégia executada de forma correta, causa muitos impactos positivos em qualquer organização.
Inbound de Marketing é conhecido também como Marketing de Atração, seu objetivo é ser encontrado pelo seu público-alvo.
De forma prática, no Inbound Marketing as organizações buscam entender da melhor maneira as dores e desejos do seu público, após esse primeiro processo concluído, elas estabelecem o melhor canal de comunicação com o propósito de mostrar as melhores soluções para os dejetos e anseios desse público.
Entender a necessidade de um cliente pode parecer complicado no início, mas com a internet é possível ter acesso a ferramentas de pesquisa como google forms e descobrir tendências de interesses (Google Trends).
Na época dos motores de buscas, a forma mais segura de ser encontrado é produzindo conteúdos, em outras palavras, gerar informações relevantes para seu público-alvo que realmente resolva um problema.
Separei dois conteúdos completíssimos que irá ensinar você tudo sobre Inbound de Marketing.
Marketing de Conteúdo
Quando você quer aprender ou resolver algo a primeira coisa que você faz é procurar na internet, seja utilizando o Google, Bing, Yahoo ou até o Internet Explorer, o fato é, você vai procurar algum conteúdo que fale sobre o que deseja resolver.
O objetivo do Marketing de conteúdo é atrair potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevantes, que podem ser feitos através de textos, vídeos, e-books ou posts em redes sociais. Essa estratégia ajuda empresa aparecer no momento da jornada de compra possibilitando oferecer a melhor solução para o cliente.
Outra estratégia que se executada com eficiência, trará benefícios duradouros para empresa (aumento de acesso orgânico no site, reconhecimento de marca, criação de autoridade, educação do seu mercado).
É importante que a divulgação dos conteúdos sejam feitas em locais na internet que seu público sinta interesse em ver. Alguns métodos comuns de execução dessa estratégia são através de blogs, canais no Youtube, sites empresariais ou perfis em redes sociais.
Blog
Não tem como falarmos em marketing de conteúdo sem citar o blog, e existe uma explicação para isso. O blog é a casa do Marketing de Conteúdo, é o canal onde você vai manter a comunicação com seu público sem ter interferências de outros canais, o blog é seu, você pode publicar o que quiser, quando e como quiser.
É muito comum as pessoas preferirem criar suas audiências através das redes sociais, talvez por acreditarem ser mais fácil ou econômico. Mas o que elas nunca levam em consideração é que construir audiência apenas nas redes sociais é como “construir uma casa em terreno alugado”, vai esforço, tempo e dinheiro e o que está lá não é seu.
Imagina que hoje você tenha 1 Milhão de seguidores no Instagram e por algum motivo o Mark Zuckerberg (dono do Facebook, Instagram, Whatsapp e Oculus) decida aperta o botão de delete e de um dia para o outro essa rede social deixa de existir, sua audiência também será deletada e você não vai poder fazer nada.
O blog, pelo contrário, é a única ferramenta que você tem total controle, podendo fazer o que você quiser a qualquer momento. A audiência que foi construída através do blog é sua.
Outra vantagem do blog é a praticidade de ser editado e administrado por empresas que possuem um time reduzido de Marketing, é possível mudar estratégias de forma rápida e prática.
O blog é uma ótima ferramenta para otimizar conteúdos e serem bem posicionados nos mecanismos de busca, isso colabora para o aumento da visibilidade e poder de atração do público certo.
Site Institucional
Ter um blog ou uma página em rede social é visto por muitas empresas como suficiente para ter presença digital. Claro que são dois meios significativos em uma estratégia, mas não minimiza a importância de ter um site institucional.
O aumento da confiabilidade e mais um canal onde as pessoas possam encontrar sua empresa, são pontos importantes para ter um site Institucional. Assim como o blog essa ferramenta também é sua e pode colaborar para ter melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
O site institucional é fundamental para as ações de Marketing, as pessoas podem ser direcionadas para um canal próprio onde elas possam comprar de você, ajudando a tirar suas dúvidas e resolvendo objeções.
Redes Sociais
As redes sociais tornaram-se a casa de novos relacionamentos e interações, sendo possível curtir, compartilhar, expressar opiniões, debater ou reclamar. Elas fazem perfeitamente sua função: comunicar, conversar e influenciar.
Começaram a partir do ano 2000 com a chegada do Orkut, e acabaram se popularizando no mundo todo como a nova forma de socialização digital. Com o passar dos anos surgiram outras plataformas como a gigante Facebook, Instagram, Whatsapp, Youtube, Twitter, etc, permitindo a interação das pessoas.
Apesar do Facebook estar perdendo público, ainda sim é a maior rede social do mundo com cerca de 2,27 bilhões de usuários ativos, seguido pelo Youtube, whatsapp e Instagram. Ter uma página na rede social que seu público frequenta é quase que uma lei, seja qual for seu objetivo (promover seus produtos/serviço, criar relacionamento, mostrar os bastidores da sua empresa).
São nas redes sociais que as pessoas procuram opiniões antes de escolher uma marca, tentam conhecer melhor sobre a empresa, seus produtos/serviço, conhecer seus valores e ideias que existem por trás da organização. E as redes sociais facilitam para que o engajamento entre público e empresa aconteça.
As redes sociais permitem criar várias estratégias para chegar a um fim específico, elas colaboram para o aumento de reconhecimento de marca, geração de tráfego e aumento de conversões (captura de lead, vendas no e-commerce, assistir um vídeo, etc).
Montando uma estratégia para redes sociais
Uma boa estratégia de redes sociais precisa gerar participação importante na criação de tráfego para seu site, mas, ao mesmo tempo, ela também deve ser usada como um canal de divulgação e fortalecimento da marca.
Para que fique simples de entender vamos separar em 6 etapas que precisam ser seguidos na hora de definir uma estratégia de redes sociais:
1° Etapa – Defina objetivos e metas. Quando não tem definido o que deseja alcançar com determinada ação, qualquer resultado serve. É importante que os objetivos e metas estejam bem alinhados, além de saber onde quero chegar é possível identificar com antecedência se as ações que estão sendo executadas permanecem no caminho certo.
2° Etapa – Escolha as Redes Corretas. Com milhares de redes sociais cheias de usuário, saber quais delas são utilizadas por seu público-alvo é a primeira segmentação que você fará para poupar tempo e dinheiro. Facebook, Tik Tok, LinkedIn, etc, são compostas por públicos diferentes, e no seu planejamento isso deve estar claro como água.
3° Etapa – Crie um perfil. Definido quais redes sociais seu público comprador está, agora é o momento de você entrar na plataforma e interagir com essas pessoas. Trabalhe com design e tom voz que seja fiel a sua marca e lembre-se de ser focado nos objetivos definidos na primeira etapa.
4° Etapa – Faça benchmarking. Estude o que seus concorrentes estão fazendo de conteúdos e publicações para engajar o público. Se você está começando é importante acompanhar quem está a mais tempo no mercado, fique de olho nos concorrentes fortes, pois eles devem ter errado muito e sabem o que gerar resultado e o que não gera. Lembre-se de nunca copiar, mas sim inspirar-se neles.
5° Etapa – Defina um Cronograma. É necessário, pois ajudará você a se manter organizado e livre de imprevistos. Outros benefícios do cronograma é que você terá constância em suas publicações, controle orçamentário e melhor acompanhamento do desenvolvimento da estratégia.
6° Etapa – Aprenda com os Resultados. Saber o que gera resultado e o que prejudica seu desempenho, é que garantirá a boa performance das suas estratégias nas redes sociais.
E-mail Marketing
Muitas pessoas acreditam que o e-mail está acabando e que não gera mais resultado. Talvez ele tenha perdido força, depois do surgimento de outras ferramentas que permitem entrar em contato com cliente, mas o e-mail marketing ainda é uma ferramenta que traz muitos benefícios.
Ele pode ajudar a aumentar o reconhecimento de marca, gerar vendas, engajar cliente e transformar possíveis clientes em clientes. O e-mail ainda é uma grande ferramenta que permite você ter contato direto com o usuário e garantir grandes resultados.
Outro ponto positivo dos e-mails é que é possível segmentar públicos de uma lista usando diversos fatores, como: taxa de abertura de e-mail, região, respostas, compra de um determinado produto, download de algum material, etc.
Montando uma lista de e-mail de sucesso
Para ter sucesso em seus disparos de e-mail, é importante que a lista que você tenha seja de clientes que forneceram seus contatos por conta própria, não cometa o erro grave de comprar lista de e-mails que você não conhece a procedência. Além de ser classificado com spam, você pode queimar sua marca.
Para estruturar sua lista de e-mails vamos seguir 4 fases. Lembrando que uma boa lista de e-mail não é criada da noite para o dia, e sim com tempo, dedicação e muita análise.
1° fase – Escolha um bom programa para gerenciar sua lista;
2° fase – Desenvolva uma oferta irresistível, através de desconto, newsletter, e-books, acesso a curso gratuito, etc;
3° fase – Adicione em seu site formulário de inscrição;
4° fase – Utilize links patrocinados para divulgar seu material e capturar contatos de pessoas que tenham interesse no seu conteúdo.
Tipos de e-mail
Como vimos anteriormente, o e-mail é uma ferramenta que permite você manter contato com seus clientes e potenciais clientes, e o inverso também acontece, é um canal que permite que seus clientes entrem em contato com você.
Mas quando falamos em campanhas de e-mails, existem infinitos tipos de mensagem que pode ser enviado, o que vai definir qual é a mais qualificada para o momento, será o objetivo e o estágio do funil que a pessoa está. Por exemplo: você não vai enviar o manual de uso de um produto para a pessoa que ainda não comprou ou uma mensagem de boas-vindas para o cliente que compra com frequência de você.
Enviar o e-mail certo para a pessoa certa no momento adequado, garantirá o resultado no final de cada disparo. Vamos ver agora os tipos de e-mails e seus objetivos.
E-mails Informativos
Geralmente esse tipo de e-mail é curto, sempre direto ao ponto. Como o próprio diz, a mensagem tem objetivo de informar novidades em primeira mão, comunicar alguma ação específica ou divulgar um evento.
Elas são enviadas a qualquer momento justamente por suas características de manter o foco na informação, muitas vezes a mensagem alvo encontra-se no título.
E-mails de Nutrição
Objetivo desses e-mails é incentivar que o leitor execute uma ação específica dentro do seu site.
A jornada de compra de um cliente muitas vezes leva tempo e os e-mails de nutrição podem acelerar esse processo e tornar sua base de leads mais propensas para receber uma oferta.
Os e-mails de nutrição devem ser objetivos e fazer com que o usuário saia da caixa de entrada e acesse seu site, onde ele deverá encontrar conteúdos que o fará prosseguir no funil de vendas.
E-mails Educacionais
E-mails educacionais devem representar a maior parte dos envios para base. Conteúdos educacionais são muito importantes pois eles são focados em resolver problemas e solucionar dúvidas que seus leads possam ter.
Se analisarmos a fundo, as pessoas aceitam receber e-mails por conta do conteúdo que tem valor para elas. Por isso é importante que sejam enviados posts relevantes, materiais exclusivos ou qualquer conteúdo que possa ser de grande importância para seu leitor.
E-mails de venda
Este tipo de e-mail apesar de importante, ele precisa ser usado com cuidado. Ninguém gosta de receber ofertas ou promoções em exagero, isso pode fazer com que a pessoa descadastre-se de sua lista. E-mails de venda devem ser enviados de maneira que o leitor não perceba ou sinta que você está desesperado para vender.
A mensagem deve ser focada na conversão, fazendo com que o usuário execute uma ação que você considere valiosa, por exemplo: comprar, preencher um formulário de espera, etc. Deixe sempre um link que redirecione a pessoa para onde ela deve converter e utilize call to action.
Newsletter
Quando os usuários se inscrevem, eles esperam receber mensagens com certa frequência. Estes e-mails funcionam como um jornal em que você compartilha conteúdos, divulga matérias, conversa com sua base e pede dicas de conteúdos. Tudo isso possibilita que você tenha um bom relacionamento com seus leads, aumentando a confiança e o engajamento da sua lista.
SEM ( Search Engine Marketing)
Essa estratégia de Marketing utiliza a visibilidade dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.) para divulgar através de links patrocinados ou não, produtos, serviços, sites, entre outros.
SEM é dividido em SEO (que tem como objetivo gerar mais tráfego qualificado para um determinado site de forma orgânica) e Links Patrocinados.
O fato é que a estratégia de Marketing Digital que não contém SEM está perdendo grandes oportunidades, pois só no Google, são feitas mais de 2,3 milhões de pesquisas por segundo. É quase impossível falar de Marketing Digital e não adotar essa estratégia para seu negócio.
Mais abaixo vamos ver com mais detalhes sobre SEO e alguns técnicas de ranqueamento orgânico, mas agora, irei detalhar um pouco mais sobre as mídias pagas, pois elas oferecem um crescimento acelerado e oportunidades únicas através de suas ferramentas de análises que permitem controlar e otimizar o retorno sobre o investimento:
Publicidade
A publicidade é a compra de um espaço em um veículo de mídia para divulgar produto/serviço, com objetivo de atingir o público-alvo da empresa para que ele sinta vontade de adquirir o que está sendo mostrado.
Na internet podemos identificar algumas mídias muito comuns nos dias de hoje:
Mídias que vem da interação do público com a marca: Compartilhamentos, engajamentos, comentários e menções (redes sociais, site de avaliações, referências em blogs, compartilhamento). Esse tipo de mídia é conhecido também como Marketing Boca-a-Boca.
Mídias que pertencem a alguém: Blogs, perfis em redes sociais, sites.
Promoções pagas para divulgação do conteúdo: Display, pay-per-click (pagamento por clique), redes sociais e promoções de conteúdos.
Combinar essas três mídias da melhor forma é o que definirá o sucesso da estratégia. Muito importante levar em consideração o que cada uma delas pode agregar.
Pay-per-click (PPC)
É o formato de anúncios mais utilizado no Marketing Digital, seja para divulgar um produto, ou capturar um lead. Pay-per-click significa pagar por clique, é uma das características das ferramentas de anúncios como, Google ADS, Bing ADS e Facebook ADS.
Como existem resultados orgânicos nos mecanismos de busca, como no Google, por exemplo, possui aqueles que pagam para aparecer nas primeiras posições, tornando-se a primeira opção para quem procura por algo.
Display
São campanhas digitais feitas com banners, vídeos e rich media. Anúncios de display não costumam aparecer em resultados de buscas.
No Google campanhas de display aparecem em sites parceiros, vídeos no YouTube, aplicativos da Play Store e Gmail. Os formatos que o Google permite são:
- Anúncios responsivos (criativos que possuem texto e imagens);
- Imagens enviadas (imagens feitas a gosto do anunciante, sendo permitido diversos tamanhos ou HTML5);
- Anúncios de engajamentos (feitos com imagens e vídeos, sendo veiculadas no YouTube e sites parceiros);
- Anúncios do Gmail (exibidos na guia superior da caixa de entrada dos usuários).
Esse formato de campanhas, permite que a marca alcance pessoas no momento em que elas estão navegando na internet, elas ajudam a chamar a atenção do usuário em vários estágios da sua jornada de compra.
Retargeting
Impactar novamente o usuário que interagiu no site. A ideia é fazer com que o usuário finalize a ação que ele começou e não concluiu.
Retargeting e Remarketing possuem a mesma definição, mas o Remarketing veio de uma estratégia de e-mails, onde os usuários que entravam logados no site recebiam um e-mail marketing incentivando a concluírem a ação que começaram.
Já o Retargeting utiliza outras redes para re-impactar os usuários: sites parceiros e redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc). Sempre com objetivos que se comunicar novamente com ele para motivá-lo a concluir o que começou em seu site.
Divulgação de conteúdo
Com a internet cheia de conteúdos bons, destaca-se no meio da multidão pode ser difícil e levar muito tempo. Promover os conteúdos pode ser uma ótima alternativa para quem faz marketing de conteúdo.
Os meios de promoção podem ser gratuitos através de redes sociais ou patrocinados.
O fato é, quem não é visto não é lembrado. As vantagens de patrocinar seus conteúdos são poder segmentar o público, escolher até qual período deseja atrair pessoas interessadas sobre o assunto e ainda ter destaque nas redes sociais e mecanismos de busca.
Anúncios em Redes Sociais
Assim como anúncios feitos nos mecanismos de buscas, as redes sociais são ótimas ferramentas de publicidade que podem gerar muito resultado. A rede do Facebook inclui também o Instagram, Audience Network (rede de sites parceiros) e Messenger. Agora é possível fazer anúncios de mensagens pelo WhatsApp.
Por tanto, conforme sua estratégia e público-alvo, a rede exibirá anúncios específicos para esses usuários. Cada rede social que integra com o Facebook, possui segmentações que permitem aumentar a performance desses anúncios. Nesse caso é importante também entender qual o momento do usuário ao usar cada plataforma, por exemplo: o público do Instagram é mais jovem do que o público do Facebook.
SEO (Search Engine Optimization)
Todos os dias existem milhares de sites e páginas publicadas na internet, ou seja, o número de concorrentes aumenta a cada minuto, fazendo com que seja importante haver alguns critérios para definir qual é o mais relevante que merece aparecer nas primeiras páginas dos motores de busca.
Aí que entra o SEO, sua função é otimizar páginas para os motores de busca, como: Google, Bing, Yahoo, ASK, Baidu, etc. SEO é um conjunto de técnicas aplicadas em um site que tem como objetivo influenciar os algoritmos dos buscadores a escolher um bom posicionamento para uma determinada pesquisa ou palavra-chave.
São muitos benefícios de otimizar seu site para os motores de busca, como: aumento de acesso orgânico no site, tráfego qualificado (como consequências, maior probabilidade de conversão) diminuição do custo por conversão, aumento da confiança com a marca, melhor experiência o usuário, otimização de orçamento (SEO não precisa investir em publicidade) etc.
Alguns critérios que os mecanismos de busca usam para definir a posição de um site:
- Idade do domínio;
- Velocidade de carregamento;
- Responsividade (quando o site se adapta para qualquer tamanho de tela);
- Palavras-chave: Conteúdo, Tag title, Meta description, URL;
- Uso de H1,H2,H3, H4, etc;
- Taxa de rejeição de uma página (taxa que mostra se os usuários estão navegando ou não no site);
- Navegação Mobile;
- Links internos e externos;
- Referências de outros sites.
Existem mais de 200 critérios de avaliação para definir a posição de um site, esses são os mais conhecidos e fáceis de aplicar. Otimizar o site não deve ser apenas para atender os critérios dos mecanismos de busca, mas deixá-la compreensível para seus usuários.
Marketing de Afiliados
É um novo estilo de Marketing que tem aumentado nos últimos anos, ele tem como objetivo criar novos meios de comunicação e canais que possibilitam atrair o consumidor, aumentando as vendas por meio de parceiros de negócio.
Marketing de afiliados é uma relação comercial em que o dono do produto/serviço paga uma comissão para o parceiro (afiliado) quando ele consegue realizar uma venda.
São vários benefícios que esse modelo de negócio pode oferecer, seja para o produtor ou para o afiliado. O produtor tem maior visibilidade e para quem deseja ter um negócio digital torna-se uma renda extra ou até a principal fonte de receita.
- Afiliados têm a possibilidade de monetizar seus sites, blogs ou redes sociais vendendo produtos/serviços de terceiros, evitando custos de produção, gerenciamento ou entrega (isso é responsabilidade do produtor).
- Produtores conseguem maior divulgação de seus produtos/serviços através de diversos canais de distribuição que serão usados pelos seus afiliados, como consequência, irá impactar mais pessoas e converter mais vendas.
Gestão de Leads
Gestão de Leads começa na captura do contato de um visitante, antes desconhecido. Isso acontece de várias maneiras, como por exemplo, o preenchimento de um formulário em uma Landing Page ou até um carrinho abandonado em que o prospect preencheu o cadastro, mas não concluiu a compra.
Um prospect se torna Lead a partir do momento que ele passa suas informações pessoais como, email, nome, telefone, cidade, etc. Quando isso acontece o lead entra em um funil de vendas, que para ele evoluir é necessário nutri-lo e qualificá-lo, a realização da venda transforma o lead em cliente.
A Gestão de Leads é um processo composto por gerar leads, gerar leads qualificados, nutrição e qualificação.
- Gerar Lead: essa primeira fase, tem como objetivo encontrar pessoas que tenham interesse no seu negócio. Transformar visitantes desconhecidos em Leads é realizado através de pontos estratégicos de conversão em e-mails, anúncios, conteúdos, etc.
- Gerar Leads Qualificados: Não basta apenas trazer muitos contatos, Leads Qualificados são pessoas que estão avançadas no estágio do funil, identificadas como oportunidade de venda. Leads Qualificados não demandam muitos esforços de Marketing, pois, são pessoas que desejam adquirir sua solução, só precisam de um “empurrãozinho”.
- Nutrição: A nutrição da base de leads é o momento em que será oferecido conteúdos relevantes de acordo com interesse e fase do funil de vendas. A nutrição tem como objetivo incentivar o lead a evoluir no seu processo de compra.
- Qualificação: Analisar e classificar os leads de acordo com sua interação com conteúdos, site, abertura de e-mail, etc. Qualificação de Leads é para identificar quais leads são as melhores oportunidades para receber uma oferta.
Mesmo após um lead se transformar em cliente, o processo de gestão não termina, sendo necessário trabalhar a pós venda, até torná-lo defensor da marca.
A gestão de Leads precisa ser escalável, pois quanto maior a base mais difícil fica de administrar, por isso, é importante ter softwares de automação especializados cuidando da sua base de leads.
Saiba tudo sobre leads através desse artigo completo!
Automação de Marketing
Como citei anteriormente, gerenciar uma base de leads muito grande, pode ser algo muito difícil. Para manter uma comunicação com milhares ou milhões de pessoas, é importante ter uma ferramenta que organize e rastreie todas as informações.
Automação de Marketing é uma tecnológica do Marketing Digital que automatiza ações e processos do marketing, diminuindo trabalhos manuais e aumentando a eficiência de cada ação.
Podemos considerar que a automação de marketing é a principal ferramenta utilizada em estratégias de nutrição com objetivo de avançar os leads no estágio do funil até a realização da venda e pós-venda.
São muitos benefícios em investir em Automação de Marketing, que vão além da diminuição de trabalhos manuais. Ela possibilita aumentar as vendas e receita, diminui o custo de aquisição e aumenta a retenção de clientes.
Tudo isso porque a Automação de Marketing facilita a nutrição de leads que não estão prontos para receber uma oferta de venda, aumenta a eficiência do funil, prepara melhor os leads aumentando o ticket médio e sucesso com o produto, deixa a comunicação da empresa mais personalizada para cada persona e diminui o trabalho recorrente do marketing.
Otimização de Conversão – CRO
Um termo muito comum no Marketing Digital, é a tal conversão. Seja a compra de um produto ou preenchimento de um cadastro, a conversão é a meta que todo profissional do Marketing quer atingir.
Otimização de conversão tem como objetivo identificar onde não estão sendo aproveitados os canais de aquisição da empresa. A melhor maneira de otimizar a conversão é analisando dados e realizando testes.
Como tudo que vimos até agora segue um método, o CRO não poderia ser diferente. É importante que você seja focado e comprometido em cada etapa da metodologia para que o resultado seja o melhor possível.
Vamos conferir as 5 etapas que ajudarão a decidir quais alterações e testes fazer para realizar um CRO:
Identificando métricas
Como vimos anteriormente, são muitas ferramentas que nos ajudam a coletar todos os tipos de dados que precisamos. A quantidade de informação que essas ferramentas nos proporcionam, podem tirar nosso foco para o que realmente importa. Por isso, temos que saber exatamente quais métricas são significativas para otimizar conversões.
Métricas de Marketing podem ser divididas conforme o estágio do funil de vendas, desde a atração até o pós-venda.
Métricas de conversão
Em uma página existem muitos motivos que impedem que o usuário converta. E identificar pontos de melhorias de conversão reflete em números importantes para definir o sucesso de uma otimização de conversão.
Na prática, as métricas de conversão serão analisadas de acordo com seu objetivo, ou seja, a ação que o usuário faça que seja valiosa para você, alguns deles são:
Número de Leads: Seja através de link patrocinados ou orgânicos, essa métrica representa a quantidade de leads que foram gerados. À medida que o tráfego aumenta, essa métrica deve acompanhar.
Número de compras: Se você trabalha com e-commerce, sabe que quanto mais vendas, maior o faturamento. Essa métrica impacta diretamente no custo por aquisição de cliente (CAC). Assim como o número de leads deve acompanhar o crescimento do tráfego, a métrica de números de compras também deve.
Custo por Aquisição (CAC): Profissionais do Marketing utilizam CAC para tomar decisões estratégicas e otimizar investimentos. Se você gastar R$100,00 para conquistar um novo cliente, e seu produto custa R$90,00, você estará no prejuízo.
Custo por Lead: Essa métrica mostra o quanto está custando para você converter um usuário em lead. O custo por lead deve ser sempre menor que o custo para converter o lead em cliente.
Número de usuários: A conversão em sua página vai acontecer, mas saber se a quantidade é boa ou ruim, vai depender do volume de usuários que navegam pelo seu domínio. Por exemplo, a cada mil usuários mês, que visitam uma página específica no seu site, 3 converte (compra, preenche cadastro, se inscreve em webinar, etc). Podemos perceber que existe uma oportunidade de melhoria nessa página.
Levantamento de dados
Para levantar hipóteses e realizar testes, é importante que ambos sejam fundamentados em dados, quanto menos palpites e suposições, mais confiável será os testes.
Por isso, não se prenda ao prazo, gaste o tempo que for necessário para fazer pesquisas e coletar informações relevantes para executar as mudanças corretas e garantir que os testes mostrem o que funciona.
Uma das vantagens do Marketing Digital, é que tudo pode ser rastreado, e isso nos permite ter vários canais e ferramentas de informações que colaboram para a coleta de dados, como:
- Ferramentas de análise e métricas: Google Analytics, Facebook Insights, Instagram Insights, Relatórios Google ADS (caso você invista na ferramenta).
- Entrevistas com clientes: Google Forms é uma ótima ferramenta para auxiliar na organização dos dados, facilitando a análise.
- Teste de usabilidade: saber como está sendo usado seu site, aplicativo, e-commerce é possível através de ferramentas como hotjar
Essas e outras opções serão úteis para fornecer dados qualitativos e quantitativos para a execução de testes precisos.
Compreender dados e encontrar oportunidades
Após coletar todos os dados importantes para tomada de sua estratégia, chegou a hora de interpretá-los com objetivo de encontrar oportunidades de melhoria no caminho de conversão.
Ao analisar os dados coletados, olhe além dos números, procure entender os que eles querem dizer sobre o comportamento dos seus clientes e potenciais clientes.
Questione o comportamento:
- Por que eles ficam pouco tempo na página?
- Por que eles não navegam pelo site?
- Por que a taxa de abandono do carrinho é alta?
Pergunte-se o que poderia ser alterado para facilitar o processo de conversão:
- Diminuir o tempo de carregamento da página, melhora a navegação?
- Adicionar textos âncora, aumenta a navegação?
- Adicionar um cupom de desconto, ajuda a converter mais?
Identifique suas métricas principais, interprete os dados e faça testes.
Criando testes e determinando a melhor opção
Os testes são responsáveis por mostrar quais ações deram certo e merecem ser levadas adiante.
Primeiro são experimentadas diversas teorias. Após o período de teste acabar, são criadas novas teorias de como os melhores resultados poderão ser otimizados para gerar mais resultados, e assim o ciclo continua.
Testes A/B, são muito comuns em otimização de conversão, pois são diretos ao apontar qual teoria performa melhor.
A teoria só será implantada definitivamente quando os melhores resultados obterem o máximo de seus ganhos, sendo comprovado com dados e informações.
Aperfeiçoando a estratégia e analisando resultados
Antes de bater o martelo e eleger qual melhor teoria, é importante certificar-se que todo o processo de conversão esteja correto. Uma informação equivocada, o processo todo pode estar comprometido.
É necessário conferir cada canal de conversão, garantir que os dados e informações estejam corretos em sua ferramenta de análise. Se questione a todo momento, não deixe passar nada, nem a teoria mais óbvia.
Identificadas as hipóteses que se destacaram, agora é só colocá-las em prática. Não se esqueça de continuar acompanhando os resultados.
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