Hashtag é uma palavra-chave adicionada depois de um caractere chamado cerquilha ou popularmente conhecido como jogo da velha.
O Twitter foi o grande responsável pelo início das hashtags, que acabou sendo aderida por outras redes sociais como: Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, e muitas outras plataformas de conteúdo.
As hashtag começaram a ser tão usadas que elas acabaram se tornando hiperlinks dentro das redes sociais, colaborando para a organização dos conteúdo e facilitando que os mesmos sejam encontrados.
Agora vamos ver os benefícios de usar Hashtag em suas publicações dentro das redes sociais e algumas dicas de boas práticas desse poderoso recurso. Não seja mais uma pessoa que utiliza as Hashtag por “moda”.
Como usar as hashtags nas redes sociais?
As hashtags surgiram em 2007, pelo design Chris Messina como forma de organizar mensagens, possibilitando procurar conteúdos com temas específicos dentro do Twitter.
Com a popularização das hashtags, outras redes sociais resolveram aderir essa nova forma de organização de conteúdos: Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Tik Tok, etc. É preciso tomar cuidado ao usá-las, pois o comportamento dos usuários mudam em cada uma dessas redes.
É importante estudar e entender como seu público-alvo interage com essas redes sociais, depois disso ficará mais fácil de utilizar as hashtags, gerando mais resultado para sua estratégia.
Além do público-alvo que você precisa entender, é necessário estar claro qual o propósito que sua empresa deseja atingir com essas ações de Marketing Digital. O uso das hashtags podem ter metas diferentes dependo do objetivo que o perfil tenha, por exemplo:
- Perfis pessoais podem usar as hashtags para encontrar pessoas com interesses semelhantes;
- Influencers pode usar para se comunicar com seu público-alvo;
- Empresas que usam as hashtags de forma estratégica podem aumentar a visibilidade da marca e ajudar seus clientes à encontrá-la facilmente.
Agora vamos ver como usar as Hashtags em algumas redes sociais.
Twittter
Como o Twitter foi o primeiro a utilizar as hashtags, vamos começar por ele!
O intuito das hashtags na rede social é criar uma categorização de posts para identificar quais os assuntos mais falados na rede, por isso existe o Trending Topics, possibilitando saber o assunto que está em alta em determinado momento.
No Twitter a quantidade de caracteres chega a 280, o que é pouco, comparado ao Facebook e Instagram. Isso faz com que os usuários utilizem em média 3 Hashtags por publicação, deixando o post mais leve e impede que ele vire um spam.
Existem duas maneira de você encontrar assuntos do seu interesse utilizando as Hashtags no Twitter:
A primeira é através de busca simples;
A segunda é um pouco mais avançada, você pode utilizar o filtro e segmentar sua pesquisa através de data, conta, localização, engajamento, idioma, etc.
As Hashtags no Linkedin são grandes precursores para artigos publicados na rede social. Assim como no Twitter, as hashtags facilitam para os usuários encontrarem assuntos de seu interesse.
Dentro do Linkedin as Hashtags funcionam como palavras-chave, ajudando as pessoas a entenderem do que se trata o artigo. Após publicado o artigo, não é permitido editar, remover ou adicionar Hashtags, por isso, muito cuidado, confira se as hashtags estão de acordo com o conteúdo.
No Linkedin é possível seguir uma Hashtag, dessa forma, sempre que houver alguma publicação que tenha a Hashtag que você seguiu, ele aparecerá para você. E para encontrar as Hashtags do seu interesse, basta usar # e o termo que você deseja na Barra de pesquisa.
Apesar das Hashtags terem as mesmas funções de outras redes sociais, no Facebook ela é a que menos gera resultado. Segundo uma pesquisa, publicada no Techtudo, é mais vantajoso não utilizar as Hashtags no Facebook, pois o alcance orgânico muitas vezes é maior.
Diante do exposto na pesquisa, é importante analisar a real necessidade de utilizar as hashtags no Facebook. Caso deseje usar, após realizar sua postagem as Hashtags que você utilizou poderão ser encontradas na barra de pesquisa da plataforma ou clicando na Hashtag, pois ela vira um link que leva para outras publicações.
Você já deve ter reparado uma diferença entre Twitter e Instagram em relação as hashtags, certo? Se não percebeu, não tem problemas. No instagram a quantidade de caracteres são maiores consequentemente a quantidade de Hashtags a serem usadas na plataforma é maior também.
Outra diferença entre as redes sociais está relacionado com o objetivo das Hashtags, no instagram elas são mais amplas comparada ao Twitter. Geralmente no Instagram elas são usadas para marcar fotos apontando alguma situação, descrevendo um momento ou lugar, por isso é muito comum o uso de Hashtags virais como #tbt ou #nofilter. Já no Twitter as hashtag são usadas para relacionar temas que estão em alta no momento.
Instagram é possível saber quais Hashtags estão mais populares no momento, isso acontece quando você digita alguma Hashtag e a plataforma sugere outros termos relacionados ao que você digitou.
Vantagens de usar Hashtags
Após entender como se comporta as Hashtags em cada rede social, como seu público-alvo interage nessas plataformas e qual seu objetivo com essa estratégia, está na hora saber quais vantagens você vai obter utilizando da melhor maneira esse recurso.
Aumento de chances de ser encontrado
Como você pode perceber, é possível pesquisar por Hashtags e encontrar todos os conteúdos relacionados a elas, isso aumenta o alcance de sua publicação pois além das pessoas que te seguem outras pessoas que possuem interesse no assunto tratado podem encontrar você.
No instagram é possível seguir uma Hashtag, formando uma espécie de comunidade dentro da rede social, isso faz com que as publicações que utilizam Hashtags apareçam no feed das pessoas que a seguem.
Interatividade e engajamento
Com as Hashtags é possível acompanhar em tempo real toda a interação que está acontecendo em um determinado assunto. O Twitter é uma ótima rede social para isso! Saber direcionar essa demanda para seu público é garantia de mais engajamento e novos seguidores para sua marca ou página perfil pessoal.
Manter-se sempre atualizado
As Hashtags permitem que você fique de olho no mercado, sem precisar desperdiçar tempo para isso. Não é necessário, realizar pesquisas complexas e demoradas acessando perfis, procurando posts que talvez citam o assunto que você espera, de maneira simples, basta digitar a Hashtag do seu interesse e analisar os resultados que aparecerem.
Fácil e rápido você consegue saber se o assunto em questão está em alta, se possui alguma novidade ou simplesmente não tem mais interação.
Aumenta o Engajamento
Como dito anteriormente, é possível saber quando um assunto está em alta apenas utilizando as Hashtags, essa informação pode ser aproveitada para criar conteúdos relevantes de assuntos que estão populares no momento (produza conteúdos relacionados a sua área de atuação).
Dicas para obter o melhor desempenho com as Hashtags
Podemos dizer que você está expert em Hashtags, mas ainda falta você entender das boas práticas desse importante recurso para suas estratégias digitais.
Não use uma Hashtag para cada palavra
Seja qual for seu segmento de atuação, jamais utilize Hashtag para cada palavra, por exemplo:
Vamos supor que você venda protetor solar e queira postar uma foto com a hashtag dia ensolarado, são duas palavras, elas separadas possuem audiências diferentes, mas elas juntas formam uma palavra-chave com a mesma audiência , dependendo do seu objetivo usar uma hashtag para cada palavra você pode mostra seu conteúdo para o público errado.
Evite Hashtags grandes
Não utilize hashtags grandes, isso torna a pesquisa mais difícil e prejudica o entendimento do que está escrito, a hashtag deve ser algo fácil de ler e de lembrar. É recomendado que utilize no máximo 3 palavras em uma Hashtag.
Menos, é mais
Como você já sabe, as hashtags funcionam como hiperlink e indexadoras de conteúdos, facilitando as pesquisas dentro das plataformas.
O uso desenfreado pode ser prejudicial para seu perfil, além de você perder o foco em suas publicações a plataforma onde você estiver publicando pode marcar você como spam, diminuindo o alcance de suas publicações.
Analise, pense e só depois defina suas Hashtags, além de tornar seus conteúdos mais focados para seu público-alvo ele fica mais apresentável e coerente, garantindo bons resultados em suas estratégias.
Espero ter ajudado você, deixe seu comentário pois contribui muito para o crescimento do site. Confira mais conteúdos relevantes sobre Marketing e Marketing Digital.
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