Search Engine Optimization mais conhecida como SEO, é um conjunto de estratégias que potencializam sites para os mecanismos de busca, essas estratégias têm o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico do site em determinadas pesquisas, ou seja, é otimizar o site para aparecer na primeira posição de uma determinada pesquisa.
O mecanismo mais utilizado no mundo todo, é o Google. Certamente você já procurou algo por lá, certo?
Sempre que uma página é publicada na internet, o Google (junto com outros mecanismos busca) procuram indexá-la para que seja encontrada quando alguém procurar.
São milhões de sites ativos na rede, o que nos leva a uma grande concorrência por posição. Agora que entra o SEO (Search Engine Optimization)!
Sua função é otimizar uma página para determinada palavra-chave, colocando-a em uma posição de destaque quando o termo for pesquisado. A otimização acontece através de um conjunto de técnicas responsáveis por influenciar os algoritmos dos buscadores.
O termo Search Engine Optimization surgiu por volta de 1997, em um livro chamado Net Results, escrito por Bob Heyman, Leand Harden e Rick Bruner. O Google foi o grande propulsor desse termo que até antes dele o SEO limitava-se apenas ao envio de site aos buscadores e otimizações on-page, como por exemplo: a adição de palavra-chave.
Cada atualização nos algoritmos do Google causa grandes impactos, essas atualizações deixam as respostas para uma pesquisa do usuário cada vez mais ideal melhorando sua experiência.
Por ser o buscador mais utilizado do mundo, vamos focar no funcionamento mais detalhado do Google.
Algoritmos Google e suas funcionalidades
Saber o que acontece entre a digitação da pesquisa até clicar no resultado que aparece, é um segredo de estado do maior site de busca do mundo. A qualidade na entrega da pesquisa e a velocidade da sua classificação, deixa o Google disparado na frente de seus concorrentes.
Os algoritmos do Google é um conjunto de ações que irão definir a classificação dos links na página de resultados da busca realizada. Sua tarefa é entregar os resultados por ordem de relevância para o usuário.
O que se sabe hoje é que o Google utiliza mais de 300 fatores para ranquear uma página para determinada busca.
Para que a entrega da resposta seja assertiva para o usuário, os algoritmos utilizam vários critérios, e está sempre sendo atualizado. Veja algumas das principais atualizações de algoritmos e quais seus impactos:
Algoritmo Flórida (2003)
A primeira atualização do Google de grande impacto, Flórida é considerada a responsável por colocar o SEO no radar dos profissionais da área.
Essa atualização impactou cerca de 50% á 98% dos sites na web, sua função é encontrar sites que baixa qualidade e que praticavam keyword stuffing (excesso de palavras-chave sem relevância com o conteúdo).
Algoritmo Panda (2011)
A atualização Panda, foi responsável por penalizar sites com conteúdos de baixa qualidade que utilizavam práticas consideradas indevidas pelo algoritmo. Suas atualizações foram focadas em qualidade do conteúdo publicadas nos sites.
A última atualização do Algoritmo Panda foi em 2015.
Algoritmo Pinguin (2012)
Você já deve ter ouvido a expressão “tudo em excesso, faz mal”. É isso que a atualização do algoritmo Pinguin fez, controlou o excesso de otimização de conteúdo.
Seu objetivo é identificar e penalizar sites com backlinks de baixa qualidade, sem sentido ou contexto. Pinguin puni sites que fazem esquemas para conseguir gerar links.
Hummingbird (2013)
Talvez uma das atualizações mais importantes dos algoritmos do Google, pois Hummingbird melhorou as classificações dos resultados alterando o foco nas palavras-chave exata para o entendimento das intenções que a busca foi feita.
Após essa atualização do Google, o buscador não leva mais em consideração apenas o termo usado na pesquisa, mas o significado que ela tem, incluindo sinônimos e contextos inseridos na página. Outros fatores como localização do usuário e histórico de pesquisa fazem parte da análise desse algoritmo.
Mobile Friendly Update – Mobilegeddon (2015)
Com a avalanche de acesso mobile, não poderia faltar uma atualização que levaria em considera usabilidade de sites acessados por celular.
Essa atualização prioriza sites amigáveis para os mecanismos de busca nas pesquisas feitas através de dispositivos móveis. O algoritmo não considerava meio adaptado para acessos mobile: era ou não.
Em 2016, houve uma nova atualização chamada mobile friendly, e passou a ser fator de ranqueamento.
Rank Brain (2015)
Em 26 de outubro de 2015 o Google anunciou uma nova atualização, que utilizava inteligência artificial e machine learning no algoritmo que ajudava a entender da melhor maneira a intenção de busca dos usuários.
Com o Rank Brain é possível realizar buscas sobre conceitos, fatos ou qualquer outro assunto sem precisar utilizar a palavra-chave específica e pesquisas ambíguas ou com vários significados, tornam-se mais relevantes.
Segundo o Google, o sistema tornou um dos principais fatores de ranqueamento.
Algoritmo Fred (2017)
O foco em oferecer a melhor experiência para o usuário em suas pesquisas, não param. A atualização Fred tem como objetivo encontrar e penalizar sites com conteúdos de pouca qualidade e que abusam de banners comerciais.
BERT (2019)
É uma tecnologia que ajuda os computadores a entenderem a linguagem humana. O programa é utilizado para apreender diferenças de contextos referentes as palavras adicionadas na busca para encontrar os resultados mais relevantes.
Fatores de ranqueamentos do Google
Como citei anteriormente, são mais de 300 fatores de ranqueamento que o Google utiliza para definir a posição e relevância de um site para determinada pesquisa.
Existe muita pesquisa e especulação para tentar decifrar quais são todos os fatores. O site Backlinko, listou 207 fatores de ranqueamento do Google, e agora vamos ver os 10 principais fatores:
1° Autoridade do domínio: Páginas que fazem parte de um domínio com autoridade na internet, possui mais chances de conseguir um bom posicionamento.
2°Autoridade da página: Muito relevante para ranquear uma página.
3° Relevância de link: Qualidade é melhor que quantidade. Receber links que sejam da sua área é bem visto pelos algoritmos do Google.
4° Conteúdos originais: O Google deseja mostrar resultados com conteúdos ricos em informação e originais.
5° Tamanho do Conteúdo: Conteúdos maiores são vistos como assuntos mais aprofundados e não superficiais.
6° Palavra-chave no Título: Possui grande impacto na avaliação on-page.
7° Palavra-chave no Conteúdo: Adicionar a palavra-chave no discorrer do conteúdo sem exageros e de forma contextualizada, possui grande relevância no Google.
8° Tempo de permanência na página: Tempo de permanência na página indica o poder de retenção que sua página tem depois que o acessa seu site. O Google observa muito o comportamento dos usuários após o clique.
9° Velocidade de carregamento de página: Quanto mais rápido for sua página, melhor ranqueado ela ficará.
10° Responsivo: O Google prioriza sites que são adaptados para acessos mobile.
Vantagens do SEO
Boa navegação do site, trabalhar conteúdos relevantes e seguir as normas do Google sem utilizar manobras para acelerar o crescimento da relevância, traz grandes benefícios para seu negócio.
Vejamos alguns dos benefícios:
Aumento do tráfego no site: São milhões de pesquisas acontecendo a cada minuto, seu site estará no topo sempre que pesquisas relacionadas ao seu mercado forem feitas;
Tráfego qualificado: Melhor que pessoas acessando seu site, são pessoas que compram de você;
Otimização para verbas publicitária: SEO não precisa investir dinheiro para fazer divulgação de marketing, e ainda colabora para um bom desempenho nas campanhas de links patrocinados;
Aumento a autoridade;
Melhor usabilidade: Um site bem posicionado oferece melhor experiência para o usuário no momento da navegação.
SEO na Prática (dicas para iniciantes)
Eu quero que você sai deste artigo entendendo o máximo SEO, seus benefícios e principalmente como aplicar o que vimos aqui. Por isso listei 5 dicas que podem ser aplicadas de forma fácil, vamos lá:
1° Escreva conteúdos: Faça conteúdos de valor relacionada a sua área de atuação. Porque os textos geram autoridade para quem escreve e os mecanismos de busca gostam.
2°Defina boas palavras-chave: Palavras chaves são os termos que os usuários utilizam para realizarem pesquisas na internet, por exemplo: seu eu quero aprender a fazer um bolo de chocolate minha palavra chave vai ser – como fazer bolo de chocolate. Defina palavras-chave relacionada ao seu negócio. Não cometa o erro inserir termos que de outros segmentos, por causa do grande volume de pesquisa, isso pode fazer você ser punido.
3° Adicione a Tag Title/Meta Description/ URL: Com uma boa palavra chave
definida, adicione ela no título do seu texto e na meta description (que é um breve resumo do que será tratado conteúdo que aparece para o usuário antes de clicar), importante também adicionar a palavra-chave na URL do conteúdo.
4° Utilize links internos nos seus conteúdos: Links internos são pontes para outros conteúdos dentro do seu site, melhora a navegação do usuário, relaciona páginas com assuntos semelhantes e facilita o conhecimento de novas páginas dos motores de busca.
5° UX: A quinta dica é um pouco mais complexa mas é de suma importância. Verifique como está a navegação do seu site para dispositivos móveis, segundo o IBGE 97% dos usuários só no Brasil utilizam os celulares para navegar na internet. Então pega agora seu celular, conecta no 3g e acessa seu site, se você não gosta da navegação,imagina quem ainda não te conhece.
Conclusão
O mercado está cada vez mais competitivo e o volume de empresas que estão investindo em Marketing Digital, cresceu monstruosamente, principalmente no período de pandemia. SEO é uma técnica que traz resultados significativos e constante, mas para isso é preciso seguir à risca as regras dos algoritmos.
Não faça as otimizações pensando apenas em agradar os mecanismos de buscas, lembre-se que são pessoas que compram de você, seu site deve ser interessante para eles.