O Google Shopping é uma ferramenta do próprio Google, que chegou no Brasil em 2011. Possui várias vantagens e não é só para quem vende produtos na internet, mas para quem compra também e dominar essa ferramenta pode ser um grande diferencial, diante de seus concorrentes!
Mas antes de falar dos benefícios de usar o Google Shopping vamos falar sobre como ele funciona.
Para fazer uma campanha no Google Shopping, você precisa “subir” um FEED com seus produtos no Google Merchant Center. O FEED são informações (como nome do produto, imagem, preço, etc.) que o Google Shopping precisa para mostrar seus anúncios.
Para ficar mais claro, imagine comigo: Uma loja física tem uma “vitrine” onde os produtos ficam expostos para que as pessoas possam olhar, gerar interesse e “entrar em sua loja” para comprar.
Nessa mesma loja existe um local que o produto fica guardado, onde apenas o dono e seus funcionários têm acesso, conhecido como o estoque ou almoxarifado. O Google Shopping é a vitrine onde seus potenciais clientes irão ver seus produtos e entrar em sua loja e o Merchant Center é o seu almoxarifado.
Os formatos de arquivos de FEED que Merchant Center aceita são:
- .gz: Gnu zip, TSV compactado (recomendado) ou XML compactado
- .txt: TSV
- .xml: XML
- .zip: ZIP, TSV compactado ou XML compactado
- .bz2: Bzip2, TSV compactado ou XML compactado
Caso o produto cadastrado no FEED esteja com algum problema que viole as normas do Google ou falte alguma informação, o anúncio no Shopping pode não vincular seu produto.
Leia com muita atenção a política de anúncios do Shopping.
Outro detalhe importante do Google Shopping é que ele não possui Keywords (Palavras-Chave), pelo menos não é você que define quais palavras vão ativar seu anuncio, no Google Shopping a publicidade é ativada por termos que o usuário procura que faz relação com o título do produto e descrição.
Onde Aparecem Os Produtos?
Quando se trata da rede do Google, seus produtos podem aparecer na Rede de Pesquisa, (logo abaixo ou no lado direito da tela), Sites Parceiros, Rede de Display e em Imagens do Google. As campanhas feitas na Rede de Pesquisa podem aparecer ao mesmo tempo que as do Google Shopping, disputando a atenção do seu usuário.
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Benefícios de anunciar no google shopping
1° – Logo de cara ele oferece uma comparação de preços, muito semelhante ao do Buscapé, Amazon, Americanas.com e muitos outros. Isso permite que o usuário acesse seu site sabendo, a média de preço do produto que ele está procurando, logo se ele já sabe o preço e entra no seu e-commerce a probabilidade de ele efetuar uma compra aumenta muito comparado a uma campanha de Rede de Pesquisa.
2° – No Google Shopping é possível ver o produto através da imagem que você subiu no FEED, e quem está vendendo antes mesmo de clicar no anúncio. Esta função aparece junto com o preço.
3° Classificação do vendedor, é identificada por 5 estrelas e também aparece junto com o preço, a imagem e quem está vendendo. Mas essa função só é liberada se o vendedor tiver 100 avaliações únicas nos últimos 12 meses.
Recapitulando apenas essas três vantagens. Seu potencial cliente através de uma campanha do Google Shopping sabe ANTES de acessar a loja virtual o preço de vários lojistas, como o produto é através da imagem, sabe quem é o lojista que está vendendo e qual sua avaliação, significa que as maiores objeções foram sanadas antes mesmo dele acessar o e-commerce, isso nos leva para o 4° benefício…
4° Usuários mais qualificados para compra, pois ele já acessou seu e-commerce sabendo preço, quem vende e como é o produto, por mais que ele esteja apenas buscando algumas informações ele já tem a intenção de comprar.
5° Remarketing Dinâmico, automatiza sua campanha para impactar novamente os usuários que já acessaram seu e-commerce, em produtos específicos, sem precisar criar uma campanha de Remarketing para cada produto de sua loja. Imagine a dor de cabeça que você teria se tivesse 1 mil produtos para fazer campanhas de Remarketing.
6° Métricas competitivas, permite você saber um pouco mais dos seus concorrentes, por exemplo, qual a média de preço que os concorrentes estão vendendo um produto semelhante ao seu e quanto eles estão pagando no clique para aparecer na primeira colocação (CPC Médio).
7° Vendas mais rápidas, já que o shopping foi desenvolvido para acelerar as vendas em e-commerce mais novos. Não é regra, mas produtos que têm preços menores acabam sendo mais atrativos tendo mais facilidade de venda. Importante enfatizar que produtos com um valor maior, comparado ao mercado, o Google Shopping acelera vendas, mas é necessário ter uma ação de marketing conjunta.
Conclusão
Se você tem um e-commerce e não trabalha com o Google Shopping está na hora de começar a pensar no assunto, pois seus concorrentes estão!
Espero que tenha gostado! Quer aprender um pouco mais? Fique com a gente, temos conteúdos novos toda semana!