Diferente do setor comercial, um marketing bem feito não vai te oferecer o produto ou serviço de forma direta, mas vai te despertar a necessidade de adquirir aquilo que TALVEZ você nem precise. E por meio dessa premissa que a evolução do marketing impactou a todas nós. Antes de entrar um pouco mais a fundo nesse assunto, vamos entender melhor o que é esse tão falado Marketing.
O nome Marketing surge da palavra “market” que significa mercado ou comércio, na definição raiz nada mais é que estudo do mercado. Através desse estudo é possível criar, comunicar e entregar uma oferta de valor para os clientes-alvo.
A história do Marketing se confunde com a história do comércio e imprensa. O marketing inicia quando pessoas passam a comercializar coisas, já que até nas grandes feiras Feudais chamar atenção e criar o interesse dos consumidores da época tornou-se essencial para manter o negócio funcionando, afinal se o produto não resolvia nenhuma necessidade, comercializar nas feiras mesmo que fosse à base de troca de mercadorias, seria uma missão impossível.
Foi na idade média por volta de 1450 em uma pequena cidade Alemã que Johannes Gutenberg criou uma prensa tipográfica, até então a publicidade da época se resumia a poucos cartazes feitos a mão. Um detalhe curioso é que a maioria da população era analfabeta, então o marketing que funcionava muito bem era o boca a boca.
Depois da tipografia, surgiram cartazes e outdoors, sendo o primeiro registro outdoor em 1867,e tudo isso colaborou para que o marketing evoluísse. Avançando um pouco no tempo em 1906 era feita a primeira transmissão via rádio, nos Estados Unidos (EUA), e em 1922 era feita a primeira propaganda, alguns anos depois na Alemanha Nazista era feita a primeira transmissão via televisão em 1935 e 1941 passava o primeiro comercial de uma marca de relógio chamada Bulova Clocks.
O marketing começa antes mesmo do produto existir
O profissional do marketing é responsável por validar a ideia do produto fazendo pesquisa de mercado, entrevistando pessoas, analisando informações e criando estratégias. Mas não é só isso, ele é responsável também pelo pós-venda, mantendo o contato com o cliente para identificar possíveis problemas na hora da compra, isto é, o marketing é o advogado, o economista, o investigador de tendências, sociólogo e o comunicador.
O marketing atua na criação, planejamento e desenvolvimento de produtos/serviços, estratégias de comunicação e uma das principais funções do marketing é agregar valor no produto/serviço de forma que gere satisfação e encantamento ao cliente, oferecendo a melhor experiência possível com seu consumo!
“Marketing não é a arte de encontrar formas inteligentes para mostrar o que você faz. O Marketing é a arte de criar valor real para seus clientes e ajudá-los a melhorar. As palavras-chave de marketing são Qualidade, Serviço e Valor. “Philip Kotler”
Tipos de marketing
É um pouco equivocado pensar que o Marketing atua em apenas uma área. Digamos de maneira geral que como em qualquer outro segmento existem especialidades, com o marketing não é diferente.
Existem várias áreas em que o Marketing atua e vamos falar um pouco de alguns segmentos mais conhecidos hoje em dia, como: Marketing Digital, Marketing Viral, Marketing de Relacionamento, Inbound Marketing, Marketing pessoal, Marketing Multinível e Neuromarketing .
Marketing digital
É um conjunto de práticas de comunicação e divulgação de uma empresa dentro da internet. É uma prática de promover produtos e serviços de forma rápida, relevante e personalizada para cada público.
Marketing viral
É um marketing que trabalha com campanhas publicitárias, que geram grandes números de engajamento com o menor custo possível, se utilizando de meios de comunicação como redes sociais e a internet em geral.
Marketing de relacionamento
É uma área do marketing que trabalha estratégias para manter um bom relacionamento com clientes. Objetivo é conquistar novos cliente e fidelizar, através de uma proximidade com a marca, para que estes cliente sejam defensores e divulgadores dessa marca.
Inbound marketing
É um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo trazer novos clientes para consumir seu produto/serviço de forma voluntária.
Este tipo de marketing tem crescido muito nos últimos anos, já que dentro do Inbound de Marketing existe o marketing de conteúdo, essa área é responsável por criar conteúdos para gerar mais engajamento do público alvo, e através dos conteúdos conseguir permissão dessa audiência para se comunicar com ela através de e-mail (por exemplo), sendo menos invasivo, pois seu possível cliente já se interessou no tipo de conteúdo que é produzindo, se tornando mais disposto a ouvir o que você tem a dizer.
E um detalhe importante para esse tipo de marketing é que, não é a empresa que vai atrás do cliente, mas o cliente que vai atrás da empresa.
A criação de conteúdo é uma estratégia que ajuda também no SEO (Search Engine Optimization) do site que o conteúdo está sendo postado, ajudando ele a ser bem posicionado pelos mecanismos de busca.
Quer ler mais sobre INBOUND DE MARKETING? Temos um artigo completo sobre essa incrível estratégia
Marketing pessoal
É uma área do marketing que se utiliza de estratégias para a autopromoção, com o objetivo de alcançar o sucesso. É uma ferramenta que auxilia em como se expressar para atingir um objetivo em determinadas ocasiões, um bom exemplo disso,é conseguir um emprego.
Marketing multinível
E esse tipo de marketing se tornou muito popular aqui no Brasil, já que a ideia que desse modelo de negócio é “tenha sua própria empresa, e fique rico rápido”, pois esse modelo garante que a pessoa irá ganhar uma comissão com lucros totais de vendas feitas por ele e por sua equipe de revendedor (não estou dizendo que você não pode ganhar dinheiro com esse tipo de negócio, mas a forma que a ideia desse modelo de negócio é transmitida pode gerar uma expectativa tão grande em quem está se filiando, que ela não calcula as consequência de não dar certo, e quando perceber ela pode ter gasto uma grana alta).
Neuromarketing
Essa técnica surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, é uma mistura de neurociência e marketing, o Neuromarketing estuda o cérebro humano, e tenta entender o que estimula uma pessoa a comprar ou não algo, defender ou não uma marca. O Neuromarketing vai além de informações ditas pelo próprio consumidor, já que o foco é estudar nosso cérebro, ele identifica o que aciona nosso inconsciente, sendo o responsável por grande parte de nossas ações, como: trocar de roupa, andar, respirar ou quando você dirige.
Pois é, com o Neuromarketing despertar o desejo do consumidor se tornou um pouco perigoso, pois um dos efeitos colaterais dessa incrível ferramenta é a provável falta de ética e moral, pois hoje muito se fala em gatilhos mentais, que são estímulos obtidos pelo nosso cérebro que influenciam nas nossas tomadas de decisões, sendo uma poderosa arma para a persuasão.
Então CUIDADO com anúncios apelativos “faça 9 mil reais sem sair de casa, em apenas 3 dias” (exemplo).
Impacto da internet no marketing.
Falamos de tipográfica, cartazes, outdoors, rádio, televisão e agora chegamos na era da internet. Este incrível meio de comunicação surgiu em 1969, nos Estados Unidos e tinha apenas uma função, interligar laboratórios de pesquisa da época. Mas apenas em 1987 foi liberado o uso comercial da internet e em 1991 começaram a surgir vários provedores, e é nesse período que foi criado tão conhecido WWW (World Wide Web).
Não preciso nem dizer qual foi o impacto que a internet causou no mundo, agora imagina no marketing. Com a liberação da internet para uso comercial começa a surgir o que nós conhecemos hoje como redes sociais Orkut, Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e muitos outros.
O comportamento do consumidor mudou, as pessoas não ficam mais horas em frente da televisão muito menos ouvindo rádio, com a internet cada pessoa no mundo fica em média 6 horas e 2 minutos do dia conectado, isso no mundo, já em nosso querido Brasil esse número é um pouquinho maior, ficamos em média 9 horas e 20 minutos todos os dias, o Brasil é o segundo país que mais fica na internet, perdendo apenas para as Filipinas.
Esse comportamento mundial, especialmente no Brasil, fez o marketing se reinventar, criar novas estratégias, mudar a forma de comunicação, criar e desenvolver novos conceitos.
O que antes o marketing tradicional como televisão, rádio, panfletos, banners, etc, davam conta, com o surgimento da internet começou a se tornar obsoleto ( não estou falando que não dá resultado, apesar da internet estar muito forte quando o assunto é publicidade, os meios de comunicação tradicional ainda é muito usado), pois junto com as redes sociais surgiu o ADS, que são anúncios pagos na internet como: Google ADS, Facebook ADS, Youtube ADS, Linkedin ADS, etc.
Existem várias vantagens de se fazer campanhas publicitárias na internet que não existe nos meios de comunicação tradicional, uma delas são as ferramentas ADS, com essas ferramentas é possível segmentar o público alvo, ou seja, eu mostro minha publicidade apenas para pessoas que tem interesse no meu produto, diferente da televisão, rádio, outdoor e panfletos, já que esse meios de comunicação mostra para todos os tipo de pessoas, outra vantagem de se usar o ADS é o custo benefício, já que é possível ter total controle do orçamento.
Conclusão
Como você pode perceber o marketing evoluiu e continua evoluindo não apenas em ferramentas, mas em estratégias e métodos para agregar valor no produto, marketing não é apenas venda, é a experiência, benefícios, a solução de uma dor, é o despertar de uma necessidade que você nem sabia que tinha.
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