Para ficar claro para você o que é remarketing, vou falar de uma situação que acontece comigo com certa frequência e tenho certeza que acontece com você também.
Eu entro em uma loja virtual para comprar um tênis por exemplo, estou analisando preço, condição de pagamento, frete, se tem algum desconto ou não e por aí vai. Mas é apenas uma pesquisa e eu saio dessa loja virtual, acesso um site de viagem por exemplo, e simplesmente o tênis que eu estava vendo aparece nesse site, junto com alguns outros modelos e preços, acesso outro site, um de notícias agora, e o mesmo tênis está lá, acesso o Facebook e quem aparece? Sim, o tênis !!!
Este tipo de anúncio que segue você em qualquer site que entre, é conhecido como Remarketing, ou seja, impactar novamente quem já teve contato com seu produto ou conteúdo.
O Remarketing é uma criação do antigo Google Adwords hoje conhecido como Google ADS. Este tipo de anúncio pode ser divulgado em blogs, redes sociais, sites de conteúdo e jornais online, sites que sejam vinculados à rede de display do Google, Youtube, isto é, nos chamados parceiros.
Não é apenas na rede de display do Google que é possível fazer uma campanha de Remarketing, em 2012 o Facebook aderiu a esta incrível ferramenta, o único detalhe é que o Remarketing do Facebook acontece apenas dentro da rede social, e como o Facebook é do mesmo dono do instagram, claro que é possível fazer Remarketing dentro dele também, e isso só se tornou possível através da ferramenta de publicidade chamada Facebook Business (gerenciador de negócios).
Qual a vantagem de fazer remarketing?
O Remarketing foi criado para ajudar a alavancar as vendas. Ele parte da ideia que o consumidor dificilmente compra logo no primeiro contato com sua loja virtual, Segundo o próprio Google apenas 3% dos acesso em e-commerce convertem logo no primeiro acesso, ou seja, 97% dos primeiros acessos de um e-commerce em especial, não geram vendas, e casos que o produtos é um pouco mais complexo que precise de orçamento ou algo parecido este número é um pouco maior.
O Remarketing permite que você converse de forma personalizada com seu usuário. Você sabe qual página ele acessou, qual produto esse usuário tem interesse, então mostrar novamente esse produto para ele com uma forma diferenciada, algo mais pessoal.
Dessa forma o usuário que teve apenas um contato com você, vai lembrando de sua marca e o que você vende, vai se convencendo que precisa comprar seu produto e você não é mais um estranho para ele.
Formas de Remarketing no Google ADS, Facebook e instagram
Vamos começar por quem deu início a isso tudo, o Google ADS. A primeira forma e talvez a mais conhecida é:
Rede de display: São anúncios que utilizam banners como um meio de divulgação, ele aparece em uma rede de sites parceiros que permitem que o Google faça sua publicidade, é esse formato persegue você quando está navegando na internet.
Rede de pesquisa: são anúncios em formas de texto, que aparecem na própria página de resultados. A rede de pesquisa abrange o Google Maps, Google Shopping, Google Imagens, grupos do Google e sites parceiros de pesquisa. O diferencial da rede de pesquisa para a rede display é que na rede de display o anúncio aparece em qualquer site que seja parceiro Google, o usuário não precisa estar procurando por algo relacionado que ele acessou em seu site, mas na rede de pesquisa os anúncios de texto são mostrado quando o usuário está procurando algo relacionado, isto é, ele está disposto a comprar ou tem a intenção.
Agora vamos falar do Remarketing no Facebook e Instagram, é muito parecido com a opção de display do google, pois além de ser uma campanha feita com imagens ela aparece dentro de uma rede social, seja no Feed de notícias, na barra lateral ou nos stories do Facebook e Instagram.
Mas qual o melhor remarketing?
Está aí uma boa pergunta, qual o melhor Remarketing? Do Google ou Facebook e Instagram?
Não existe o melhor, tudo vai depender da sua estratégia de marketing. O ideal é pesquisar e analisar as possibilidades, caso seja necessário, adaptar os formatos à sua realidade. Experimente o máximo de formatos que achar conveniente, elimine o que não funciona e otimize o que dá resultado.
Espero que tenha gostado! Quer aprender um pouco mais? Fique com a gente conteúdos novos toda semana!