Dark post é uma estratégia de anúncio que colabora para que você tenha mais assertividade em suas campanhas, seja no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc. Para atingir seu objetivo você precisa entender exatamente o que é Dark post e como ela deixa suas publicações mais segmentadas e exatas.
Uma coisa que sempre deixo claro aqui no blog, é a mudança de comportamento dos consumidores, isso inclui eu e você. A nova forma de agir dos consumidores, forçou as empresas a se atualizarem, buscando formas de atingir seu público através de novos meios de publicidade.
As redes sociais, concentram uma grande quantidade de usuários por minuto, e a cada atualização desses APP, ficamos cada vez mais conectados. Segundo a Rock Content, em seu artigo publicado em 2019, só no Brasil cerca de 96,2% dos usuário que estão na internet possui alguma rede social.
É um número bem expressivo, por isso é importante conhecer com mais detalhes como funciona essas plataformas para utilizá-las da melhor maneira possível e assim obter grandes resultados para sua empresa.
O Facebook, a maior rede social de todos os tempos, é a ferramenta perfeita para publicidade, pois possui instrumentos incríveis com várias funcionalidades que permitem os anunciantes otimizar suas estratégias de Marketing Digital, obtendo o máximo de resultado com a plataforma. E dentro dessas funcionalidades está o Dark Post.
O que é Dark Post?
Quando você decide criar uma campanha para alguma rede social, você pode escolher entre fazer o anúncio de uma publicação que já existe ou criar uma nova campanha. Ao escolher a opção criar uma nova campanha, você está escolhendo criar um Dark Post.
Dark Post são publicações que não irão aparecer na Timeline da sua página, ela será destinada para o público que você segmentou antes de ativar a campanha. Basicamente, é mostrar um anúncio específico para um público específico, isso permite que você mantenha uma comunicação mais próxima de quem realmente tem intenção de comprar seu produto/serviço.
Campanhas de Dark Post, permite que você teste vários anúncios para o mesmo público, sem poluir sua página comercial com o mesmo assunto. É possível testar variações de imagens, textos, CTAs sem que o anúncio apareça várias vezes para o mesmo usuário, quando isso acontece a campanha pode perder performance, pois o excesso é mal visto pelo público.
Assim que a campanha é pausada, o anúncio de Dark Post desaparece junto com comentários, compartilhamentos, curtidas, etc.
Você quer fazer uma promoção de alguns produtos da loja física ou virtual, mas ele vai durar apenas uma semana?
A solução é criar anúncios Dark Post, basta você definir a data limite para o fim da promoção, o anúncio não ficará mais visível quando essa data chegar. Outro motivo é a segmentação e personalização da mensagem, o anúncio aparecerá para o público com maior potencial de conversão com uma comunicação própria.
Importância de Personalizar o Anúncio
A mensagem personalizada gera mais resultado que comunicações amplas sem nenhum foco no público-alvo. Os consumidores estão mais exigentes e preferem uma mensagem mais pessoal e personalizada para sua dor.
Destacar-se em meio a multidão é preciso atrair e engajar seu potencial consumidor e para isso você precisa chamar a atenção dele, a personalização é a característica essencial para que sua estratégia tenha bons resultados.
A missão é garantir que os anúncios feitos serão redirecionados para o público-alvo e persona correto, ou seja, seu anúncio precisa ser focado nas pessoas com potencial de consumo do produto/serviço que você oferece.
A personalização do anúncio torna a mensagem mais pessoal, objetiva, aumenta o interesse do público impactado, gera mais engajamento e diminui o custo por aquisição de cliente (CAC). Você não quer vender um chinelo feminino 33/34 para um homem de 1,90m de altura e solteiro,né?
O impacto de uma mensagem ampla e errada no anúncio é desperdício de orçamento e perda de credibilidade, pois você deixará o usuário bem frustrado.
Vantagens de utilizar Dark Post
“Paisagem” é um termo utilizado para anúncios que aparecem com muita frequência para um mesmo usuário, estes anúncios aparecem tanto para ele que a mensagem vira parte da plataforma. Quando seu anúncio vira uma paisagem para o usuário, seus resultados começam a diminuir, pois a ação que você espera dele, não acontecerá.
Outro problema é a quantidade de informações que aparecem para os usuários dentro das redes sociais. Durante o tempo ativo nas plataformas eles são impactados por milhares de informações, isso faz com que os usuários filtrem o que é ou não do seu interesse. Por essa razão, posts que aparecem exageradamente no feed de notícias que não façam parte dos seus gostos ou comportamentos podem irritar esses usuários.
Com o Dark Post você previne que essas duas situações aconteçam, criando variações de anúncios, incluindo imagem, texto, título e CTA (chamada para ação), toda vez que seu anúncio aparecer para o usuário ele terá uma mensagem diferente com o mesmo objetivo, isso fará com que a atenção dele seja redirecionado para o que você tem a dizer.
Outra vantagem de usar anúncios Dark Post é a identificação de qual mensagem, imagens, CTA e título funcionam mais, podendo replicar para outras campanhas escalando suas vendas.
O Dark Post aumenta a conversão, diminui o custo por aquisição de clientes, permite escalar estratégias de anúncios que deram certo, personalizar mensagens para públicos específico e melhora a segmentação atingindo o público correto.
Conclusão
Para atingir a excelência em suas campanhas de Marketing Digital é importante conhecer as ferramentas disponíveis e quais os benefícios de usá-las. Um bom exemplo disso é o Dark Post, uma função simples e com grandes impactos positivos em suas estratégias digitais.
Agora que você aprendeu tudo sobre Dark Post, suas vantagens e benefícios está na hora de aplicar esse conhecimento. Crie anúncios personalizados para seus clientes, analise os resultados, otimize e replique. Lembre-se, isso é um ciclo, deve ser feito frequentemente.
Espero que tenha gostado, fique comigo para aprender mais sobre Marketing e Marketing Digital, conteúdos novos toda semana!