O Google ADS é uma incrível ferramenta de marketing que tem ajudado empresas de vários portes. Grande, média ou pequena não importa, empresas que desejam aparecer para seus clientes quando eles procurarem, com as campanhas no Google ADS é possível.
Hoje o maior site de pesquisa do mundo é o Google, como consequência o Google ADS torna-se a primeira opção como ferramenta de publicidade, mas não é só isso, para negócios locais, por exemplo, não é necessário ter um orçamento exorbitante para Marketing Digital, e o anunciante possui total controle do seu dinheiro. O Google ADS dá a oportunidade para empresas menores competirem com as grandes.
Apesar do Google ADS ser uma solução incrível que traz grandes resultados, fazer de qualquer jeito uma campanha na plataforma não é garantia de sucesso. É muito comum empresários investirem alto pensando que irão conseguir o retorno deste investimento e terem prejuízo.
Pensando nisso, listei 7 dicas para ajudar você a melhorar sua performance nas campanhas do Google ADS.
1° Datas sazonais
Sabemos bem que em algumas épocas do ano nosso público-alvo sente mais vontade de comprar. Independente da situação financeira, sempre haverá um esforço maior para comprar um presente legal nos dias dos pais, dia das crianças, natal, dia das mães, páscoa, etc.
Datas sazonais podem ser oportunidade de crescimento que sua empresa precisa, por isso é importante que você anuncie em datas comemorativas. Separe um orçamento para criar campanhas no Google ads divulgando seus produtos com maiores saídas e claro que faça sentido com a data.
Datas comemorativas faz com que as pessoas fiquem mais tempo na internet, procurando e comparando preços, por isso é importante você estar presente quando essas pesquisas foram feitas.
2° Campanhas Mobile
Não é novidade que o aparelho celular se tornou um acessório importantíssimo em nosso dia a dia, pois tudo que precisamos está neste pequeno equipamento (foto, vídeo, gravador, calendário, relógio e principalmente a internet).
Acessos à internet via celular só no Brasil aumentou 98,1%. Deixar de criar campanhas para acessos mobile pode ser uma grande perda de dinheiro.
Um detalhe importante para esse segundo tópico, fazer campanhas para atrair usuários que utilizam o celular é o primeiro passo, o segundo é garantir que o local (site, Landing Page, e-commerce, etc) para onde o usuário será redirecionado seja responsivo e de navegação rápida.
Outra dica é, caso você tenha um negócio local e deseje receber ligações, sabendo que os usuários que visualizam seu anúncio estão utilizando celular, você pode usar uma chamada para ação como “ligue agora” ao invés de “fale conosco”. Essa pequena mudança pode causar um grande impacto em sua taxa de conversão.
3° Leilão de palavras-chave
Rede de pesquisa do Google ADS é a forma de publicidade mais comum entre empresas de pequeno e médio porte. Você já deve saber que para criar campanhas na rede de pesquisa é necessário escolher palavras-chave que façam relação com seu mercado.
Um erro muito comum para anunciantes que estão começando a mexer na ferramenta, é achar que quanto mais estiver disposto a pagar por uma palavra, mais chances de aparecer nos primeiros resultados das buscas, isso não é verdade.
Além do valor disposto a pagar por uma palavra, o Google ADS também leva em consideração a qualidade do anúncio, utilização de extensões, a relevância e qualidade da página que o usuário será enviado, entre outros.
Tudo isso é feito uma média para verificar se o anúncio irá aparecer ou não, e caso apareça, em qual posição.
Mas para que você tenha um boa performance nos leilões a dica é adicionar as palavras-chave no título, descrição e URL do seu anúncio, leve o usuário para a página que você informa no anúncios, por exemplo: Se o usuário pesquisar “LG g61 128 GB”, é importante quando ele clicar no seu anúncio a página que ele será redirecionado seja desse celular, evitando que ele tenha que procurar o que seu anúncio dizia ser.
Escolha palavras chaves específicas com média ou baixa concorrência que façam sentido com seu negócio, seu custo por clique será mais em conta.
4°Inclua palavras-chave negativas
Seja na rede de pesquisa ou em campanhas do Google Shopping, as palavras-chave negativas podem simplesmente otimizar seu orçamento em 100%.
Você não leu errado, as palavras-chave negativas são termos que você não quer que seu anúncio apareça, por exemplo: se você vende curso de violão, não faz sentido seu anúncio aparecer para pesquisas feitas por “curso de violão grátis”.
Por isso, as palavras-chave negativas são importantes, elas impedem que você pague por cliques que não irão se transformar em venda, otimizando seu orçamento para mostrar para pesquisas com objetivo de compra.
5° Faça avaliações frequentes
O maior erro que um anunciante pode cometer é criar suas campanhas no Google ADS e não acompanhar o que está acontecendo.
Todo o dashboard do Google ADS é um relatório com as mais diversas informações e métricas para analisar. Se possível, acompanhe todos os resultados gerados pelas suas campanhas diariamente, isso pode ajudar você a tomar decisões rápidas e objetivas.
Acompanhar com frequência suas campanhas no Google ADS é de extrema importância para o sucesso do seu negócio.
6° Não exagere nas palavras-chave
No Google ADS é possível adicionar milhares de palavras-chave se o anunciante quiser, mas como diria um velho ditado “tudo posso, mas nem tudo me convém”.
Em algumas situações quanto menos palavras-chave você definir, melhor. Se tratando de correspondência de ampla algumas poucas palavras que você definir, terá uma abrangência significativa. Lembrando que correspondência ampla aceita sinônimos, erros ortográficos, variações na ordem das palavras, formas singular e plural, abreviações e os acrônimos.
Antes de definir suas palavras-chave estude bem seu mercado e como seu público-alvo procura quando está querendo sua solução, escolha entre 6 a 10 palavras-chave por grupo de anúncio, acredito que seja o ideal.
7° Ajuste de lances
Um detalhe muito interessante das campanhas no Google ADS, é que os lances das palavras-chave podem alterar dependendo de cada região, em outras palavras, o custo por clique de uma determinada palavra-chave no estado do Rio Grande do Sul pode ser diferente no Paraná.
Por esse motivo é importante ajustar os lances dependendo da região, caso você não faça isso as chances de estar sendo cobrado por algo sem necessidade é grande. Faça uma pesquisa antes de definir um lance em suas campanhas, isso pode te economizar uma boa verba de marketing!
Conclusão
Essas 7 dicas irão otimizar suas campanhas no Google ADS aumentando a performance dos resultados e principalmente mirando seu orçamento para o que realmente trará resultado. Agora é aplicar o que vimos aqui!
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