Como atrair clientes é uma pergunta que muitos empresários e profissionais de marketing fazem quando iniciam uma estratégia de Inbound Marketing. Essa dúvida é muito válida, visto que, para um negócio crescer é preciso ter novos clientes em sua base e o marketing de entrada é a melhor estratégia para alcançar esse objetivo.
As fases do Inbound Marketing é formada por atrair, converter e vender. Essas etapas são responsáveis por encontrar pessoas interessadas no que você vende, converte-las em lead capturando informações como email para manter uma conversa mais próxima com sua empresa até o momento da venda.
A atração é a primeira ação a ser realizada no todo do funil de vendas, essa fase é muito importante e deve ser executada com muita atenção e planejamento, pois, feito da maneira errada ela pode comprometer os resultados das próximas etapas do funil. Você não quer atrair um público que não tem interesse no que você vende, correto?
Para ajudar você a obter o máximo de resultado com Inbound Marketing e não cometer erros na principal etapa dessa estratégia, listei algumas das melhores técnicas de atração para deixar o seu Marketing “afiado” e gerando resultados sólidos.
Identificando público-alvo e persona
Para aprendermos a como atrair clientes e garantir resultados precisamos voltar um pouco no planejamento e identificar alguns dados. Qual perfil de pessoa que compra de você? Quais canais ele utiliza? Quais problemas ele quer resolver comprando seu produto?
Essas perguntas são cruciais para direcionarmos os esforços de Marketing para o público correto. Antes de mais nada, identifique seu público-alvo, por exemplo: homens, 25 – 50 anos, casados, sem filhos, recebem em torno de R$2.000,00 á R$3.500,00.
Após conhecer o perfil de pessoas que compram de você, está na hora de transformar as informações do público-alvo em uma persona, ou seja, criar um personagem semifictício que representa seu cliente ideal.
Sua persona deve ter um nome, idade, sexo, gostos, sonhos, estilo de vida, etc. Por exemplo: Carlos, 30 anos, casado a 3 anos, é gerente comercial, gosta de jogar futebol nos fins de semana, gosta de cozinhar e toca violão nos tempos livres.
A persona permitirá que a comunicação de Marketing seja mais objetiva, pois você usará esse personagem para criar estratégias que resolvam a dor do seu cliente, trabalhando com uma comunicação mais pessoal com uma linguagem única.
Criar uma persona vai ajudar você nos próximos passos desse artigo, ela irá direcionar a execução das técnicas de Marketing Digital para ajudar a atrair as pessoas certas para seu negócio transformando-as em clientes fiéis.
SEO (Search Engine Optimization)
SEO são otimizações realizadas no site ou loja virtual visando que os mesmos apareçam nas melhores posições das SERPs (lista de resultados de pesquisas feitas na internet). Essa técnica deve ser utilizada em todos os negócios que desejam atrair clientes novos todos os dias, seja qual for seu público (B2B ou B2C).
Seu cliente está o tempo todo buscando por soluções que resolvam o problema dele, e estar em primeira posição dos mecanismos de busca é essencial para atrair mais clientes. 75% dos usuários nunca acessaram a segunda página resultados em uma pesquisa no Google (dados – Rock Content).
Alguns critérios que ajudaram seu site a ficar no topo dos mecanismos de busca, são:
Velocidade do site: os mecanismos buscas dão preferência para sites que carregam rápido, hoje o limite de tempo para carregamento de página é de 03 segundos. Ferramentas como Pagespeed Insights e Test My Site ajudaram você a saber qual a velocidade do seu site quando o acesso é realizado por dispositivos móveis ou desktop, além de gerar relatórios que mostram como potencializar a velocidade caso precise.
Site responsivo: sites que se adaptam a qualquer tela é prioridade nos dias de hoje, com a popularização da internet e celulares mais acessíveis, ter um site que se adapta às pequenas telas é obrigação. Segundo o IBGE os acessos na internet utilizando dispositivos móveis, só no Brasil, é de 92%.
Palavra-chave: as palavras-chave são termos que os usuários utilizam para realizar buscas na internet. Escolha termos relacionados ao seu negócio, nunca escolha palavras-chave de outros segmentos. As palavras-chave devem estar relacionadas ao seu mercado de atuação e a dor que você resolve.
Tag Title: O título do post que aparece nos resultados de pesquisa, deve ser claro e que desperte o interesse do usuário a ponto de clicar. A palavra-chave deve estar no título.
Meta-description: meta description é um resumo do assunto que será tratado no post que aparece para o usuário quando ele faz uma pesquisa. Utilize a palavra-chave do conteúdo na meta-description.
Criação de conteúdo
Conteúdo é uma das principais ferramentas do Inbound Marketing, este recurso é uma poderosa máquina de atração na era da busca. O Marketing de Conteúdo não tem o objetivo de vender diretamente para o usuário, sua função é educar e ajudar através de assuntos relevantes para seu público-alvo baseado no seu nicho de mercado.
O conteúdo ajuda a engajar seu público-alvo e colabora para o crescimento da sua rede de clientes e potenciais clientes. Existem muitos canais que podem ser meios de divulgação de conteúdo e captura de leads interessados no que você tem à ensinar, como:
- Vídeos;
- Webinars;
- Blog;
- Cursos gratuitos;
- E-books;
- etc.
Os benefícios do Marketing de Conteúdo são muitos e todos eles duradouros, ao ensinar e ajudar seus prospects você gera confiança, reciprocidade e verdadeiros advogados da sua marca. Mas não são apenas esses benefícios, através de conteúdo é possível:
Aumentar o Tráfego do seu site: conteúdos relevantes é o melhor meio para ficar na primeira página dos mecanismos de busca, aumentando a possibilidade de ser encontrado por milhares de pessoas com grande potencial de compra.
Aumento de engajamento com a marca: conteúdos de valor aumentam a interação dos usuários com a marca gerando engajamento e fidelizando clientes. Vamos imaginar que você tem uma corretora, e percebeu em uma pesquisa de mercado que a maioria do seu público-alvo sofre com problemas de administração financeira. Para ajudar esse público você produz conteúdos que variam entre vídeos e blog ensinando como economizar e investir melhor. Colaborando para a educação financeira da sua audiência através dos conteúdos, você gera confiança e gratidão. Quando eles decidirem contratar uma corretora, sua empresa será a primeira escolha da lista.
Gera consciência da marca: a produção de conteúdo colabora para que as pessoas reconheçam sua marca e produtos/serviços que sua empresa oferece.
Educa o Mercado: algumas vezes seu público-alvo sabe exatamente qual o problema que eles estão querendo resolver, não conhecem o mercado que você está inserido ou que produtos/serviços você vende. Por isso, os conteúdos ajudam a responder essas dúvidas e levar seus prospects até a etapa de compra.
Aumento de vendas: através de conteúdos de qualidade você aumenta sua base de leads, segmenta seu público-alvo de acordo com cada estágio do funil de vendas, aumenta a consciência da marca, colabora para um bom SEO permitindo ficar nas primeiras posições dos mecanismos de busca aumentando seu tráfego. Tudo isso caminha para o processo de compra auxiliando na tomada de decisão.
Blog
O blog é uma espécie de biblioteca da sua empresa. Nele encontrasse os mais diversos assuntos baseado no seu nicho, onde o usuário vai escolher qual tema ele deseja ler de acordo com sua necessidade.
Aqui no Merkadólogo, por exemplo, é possível encontrar assuntos sobre Inbound Marketing, Google ADS, Facebook ADS, Whatsapp, etc. São assuntos diversificados, mas com um único propósito, ajudar empresários como você a gerar mais resultados com o Marketing Digital.
São muitos motivos para você ter um blog, ele gera autoridade, ajuda a vender, facilita sua empresa ser encontrada, é interativo e ensina seus potenciais clientes. Outro motivo que não deve ser o principal, mas é importante destacar é que os seus concorrentes possuem um blog.
Estratégia de Social Media
Redes sociais são fundamentais em uma estratégia de atração de novos clientes, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter possuem milhões de usuários todos os dias compartilhando, curtindo e comentando.
O fato é que, se o seu potencial cliente está nas redes sociais você também precisa estar, as possibilidades que essas plataformas oferecem para sua marca, são: atendimento ao cliente, educação de mercado ou ambos.
Seja qual for sua estratégia para Social Media, ela precisa ter os seguintes elementos:
Regularidade: é importante ter definido os dias e horários que será feito publicações atualizadas em cada rede social.
Linguagem própria: na hora de realizar publicações, responder comentários ou fazer qualquer tipo de interação com seu público é fundamental que esteja de acordo com a personalidade da empresa e seu público. Vamos supor que você tenha um escritório de advocacia, não seria nada profissional você responder comentários dos seus potenciais clientes utilizando gírias ou um tom infantil, não é mesmo?
Compreensão do ambiente: cada rede social possui um público diferente, por exemplo: o público que utiliza o Facebook é mais velho se compararmos com os usuários do Instagram e Tik Tok, no LinkedIn o uso do perfil é mais profissional do que para entretenimento. Por isso, entender seu público em cada rede social e se adaptar para cada situação também é vital para o sucesso.
Controle de crise: redes sociais são os primeiros lugares em que o usuário vai para reclamar e expor sua insatisfação sobre algo relacionado a sua empresa, por essa razão, é necessário estar preparado para controlar essas situações quando elas surgirem.
Equipe treinada e qualificada: não cometa o erro de deixar qualquer pessoa cuidar das redes sociais da sua empresa, páginas empresariais possuem uma dinâmica diferente dos perfis pessoais. Em outras palavras, forneça muito treinamento e boas ferramentas para a equipe que cuidará das suas redes sociais.
Conclusão
Em um mercado tão competitivo que vivemos nos dias de hoje é preciso buscarmos conhecimento diariamente. O tempo todo surgem novas estratégias, ferramentas e métodos para conquistar novos clientes, e cabe a nós separar o convêm ou não para nosso negócio.
Como atrair clientes, é o que nós, empresários e profissionais do Marketing buscamos conseguir todos os dias, realizando testes, aplicando novas estratégias, acertando e errando, removendo e otimizando ações. Espero que este artigo tenha ajudado você a entender a como potencializar sua estratégia de Inbound Marketing para gerar cada vez mais resultados.
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