Seja bem-vindo ao nosso último e não menos importante conteúdo para Inbound de Marketing, o processo final de engajamento do seu potencial cliente, o Fundo do Funil. Depois de atrairmos vários visitantes para o site através do Topo do Funil (caso não tenha visto essa parte, acho melhor você ir conferir), e apresentar para seu potencial consumidor o que seu produto resolve no segundo estágio, o Meio do Funil, chegamos no momento crucial dessa estratégia, o Fundo do Funil é a parte em que você irá transformar seu potencial cliente, em cliente.
Existem alguns conteúdos como checklists, templates, ferramentas que podem ser o suficiente para essa etapa do Funil, são formas que irão impactar seus Leads mais quentes, ou seja, aqueles que não tem nenhuma dúvida de que o seu produto/serviço irá resolver a dor dele.
Para que não fique nenhuma dúvida nessa fase, precisamos entender melhor o que é Fundo de Funil:
Fundo de funil
O Fundo de Funil é o estágio final do seu Lead, é a parte mais importante do processo do Funil de vendas, visto que, ele vai deixar de ser um simples Lead para virar cliente, pronto para comprar.
Nessa fase, o Lead já sabe que tem um problema e precisa ser resolvido, tornando-o mais quente para compra. O Lead já está comparando as alternativas para seu problema, comparando os prós e contras, para só então comprar. Agora que você deve mostrar para ele que sua solução é a melhor.
Conteúdos de Topo e Meio de Funil é para trazer novos Leads e educar sua audiência. As mensagens agora devem ser mais diretas e objetivas, conteúdos mais focados para venda, que aumente sua autoridade perante seu público. Mas cuidado para não exagerar nos argumentos, fazendo com que seu lead perca o interesse no seu produto/serviço.
E agora, como faço conteúdos para esse Lead virar cliente?
Como no Topo do Funil a quantidade de conteúdo é muito grande, no Fundo do Funil os materiais produzidos devem ser feitos em menor proporção e mais focados em vender, já que os Leads estão prontos para comprar.
Essa é a fase de decisão de compra do seu lead, é agora que você precisa matar todas as objeções que ele possa ter sobre sua empresa ou sua solução. É muito importante que seu negócio seja a fonte de resposta a todas as perguntas que esse Lead possa ter como, “o que te faz diferente dos outros?”, “como ele funciona?”, “Condições de pagamento?”, “qual vantagem vou ter adquirindo esse produto”, etc.
É neste instante que catálogo de produtos, amostras grátis, descontos imperdíveis são bem-vindos, sendo os formatos mais aconselháveis para essa fase. Mas cuidado! Não cometa excessos na hora de oferecer seu produto, já que você trabalhou duro para trazer seu lead até o fundo do Funil, você não vai querer jogar fora todo esse trabalho fazendo seu potencial cliente perder o interesse no seu produto/serviço por exageros.
Modelos para conteúdo de fundo de funil
Catálogo de Produtos
Como já citado anteriormente, o catálogo de produtos é muito usado em estratégias de conteúdo para o Fundo de Funil. Nesse catálogo deve ter informações dos produtos que sua empresa oferece, contendo informações complementares como fotos, descrição e preço.
Webinars
Sem sombra de dúvidas que Webinars é uma das mais utilizadas pelas empresas que utilizam o Inbound de Marketing como estratégia. A característica principal dos Webinars é a interação com o público, gerando engajamento em tempo real, tirando dúvidas pontuais de seus leads, mostrando que você é autoridade no assunto abordado.
Lembre-se de ter uma boa ferramenta para Webinars, seja ela paga ou gratuita, mas que faça uma transmissão de vídeo em boa qualidade. Utilize Landing Pages para capturar informações das pessoas que têm interesse em ouvir o que você tem a dizer.
Cases de Sucesso
Essa é a hora de você mostrar seus clientes que estão satisfeitos com seu produto/serviço. Como suas soluções contribuíram para o sucesso dessas pessoas? Como seu produto/serviço facilitou a vida dessa pessoa?
Existem muitas formas para apresentar esses cases de sucesso, pode ser através de e-books, Webinars ou depoimentos em mini vídeos. Mas faça uma pesquisa de satisfação com seus clientes antes de escolher quem vai dar o depoimento, certifique-se que ele está extremamente satisfeito com seu produto/serviço e que seja o mais sincero e verdadeiro possível.
Amostra Grátis
Com certeza você já foi vítima das amostras gratis, é uma tática muito comum que as empresas utilizam para apresentar seu produto e oferecer um gostinho de como ela resolve a dor do usuário.
Essa pode ser a porta de entrada para transformar seu Lead em Cliente, talvez seja a chance que ele esperava para decidir comprar. Ofereça um teste grátis por 10 dias, depois que ele experimentar sua solução e perceber que ela resolve o problema, ele terá certeza que você é a empresa certa para fechar negócio.
Mini Vídeos
Os mini vídeos não são vídeos que você irá conversar com seus Leads de forma direta, como nos webinars, eles serviram para gerar interesse e curiosidade em sobre seu produto/serviço. Nestes vídeos você pode trazer informações mais detalhadas do produto, cases de sucessos, como funciona na prática seu produto/serviço, quais são seus méritos e diferenciais.
Muito importante que esses vídeos sejam gravados em alta qualidade, com boa iluminação, ótima captura de som e claro uma boa edição.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é e como fazer conteúdos de Fundo de Funil, está na hora de colocar em prática tudo que você aprendeu. Não existe limite para criar conteúdos de Fundo de Funil, mas se levarmos em consideração que a decisão de compra já foi tomada e ela representa uma porcentagem pequena dos Leads, não tem necessidade de bombardear seu Lead com conteúdos nesse sentido.
Conteúdos de Fundo de Funil é a parte mais díficil de todo esse processo, afinal de contas, a perda de interesse do Lead em seu produto/serviço, pode comprometer toda a estratégia, por outro lado o Fundo de Funil é a parte que mais traz retorno real e sucessivo.
Espero ter ajudado você em sua busca por conhecimento. Deixe seu comentário, pois é muito importante para mim! Fique ligado, conteúdos novos toda semana 🙂