Para facilitar a produção de conteúdo para internet, decidimos montar um pequeno manual que irá auxiliar você a desenvolver seu texto da melhor forma possível. Ao final desse artigo, você saber tudo sobre como escrever um blog
Uma coisa que você precisa estar ciente é que o comportamento do leitor na internet é diferente em relação a quando ele está lendo algum jornal ou livro físico. Estamos o tempo todo sendo interrompidos quando estamos lendo algo virtual, isso faz com que a leitura aconteça de forma mais dinâmica.
Por essa razão, desenvolvemos este manual. Ter uma estrutura bem definida dos post irá ajudar você a organizar melhor o conteúdo e aumentar sua produtividade. Garantimos que ficará mais fácil aplicar suas ideias.
Outra coisa importante que você precisa saber do motivo deste manual, além de ajudar você a escrever um texto que irá prender a atenção do leitor, a estrutura mostrada aqui irá colaborar para que seu blog fique bem posicionado organicamente nos motores de busca (Google, Bing, Yahoo,etc). Isso quer dizer que você não irá pagar para aparecer para o usuário quando ele realizar uma pesquisa.
Anote todas as dicas de como escrever um blog!
Estrutura de Conteúdo para blog
Quando você realiza uma pesquisa no Google, por exemplo, já deve ter reparado que na maioria das vezes os conteúdos que aparecem são exatamente o que estava procurando, fazendo com que não seja necessário rolar a tela mais para baixo ou ir para a segunda página.
Para aparecer na primeira posição, são realizadas mais de 300 configurações que chamamos de SEO. Não se preocupe, você não vai fazer essas 300 configurações, grande parte delas são feitas no desenvolvimento do site, acontece que algumas práticas estão relacionadas a estrutura do texto publicado, e é isso que vamos ver agora.
O texto para internet deve ser composto, por:
- Título + Resumo;
- Introdução ao assunto;
- Desenvolvimento em tópicos;
- Fechamento;
- Chamada para ação (CTA – Call-to-Action);
Títulos + Resumo
O título é uma das partes principais de um conteúdo na Web, é como se fosse a capa de um livro, nesse caso nós “julgamos um conteúdo pelo título”. A definição do conteúdo irá ajudar você escolher o melhor título para o post. Lembre-se de ser criativo e não fugir do assunto.
A mesma coisa acontece no resumo, faça uma pequena explicação sobre o que irá abordar o texto principal.
É de extrema importância que a palavra-chave (termos utilizados para realizar pesquisas nos mecanismos de busca) definida para a produção do blog post esteja no título e no resumo.
Vale lembrar os títulos do seu blog devem estar com uma TAG de organização conhecidas como:
- H1 (Header 1 ou Título 1): é título principal, geralmente é o tema do seu blog. Em todo o seu texto só pode existir um H1;
- H2(Header 2 ou Título 2): é o subtítulo mais importante da hierarquização do seu post, ele é responsável por ajudar os usuários e os mecanismos de buscas entender a estrutura do seu conteúdo e qual o tema daquela parte do texto. Pode existir mais de um H2 no seu texto.
- H3 (Header 3 ou Título 3): subtítulo
- H4 (Header 4 ou Título 4): subtítulo
Você cria os subtítulos sempre que desejar se aprofundar em determinado assunto.
Introdução ao assunto
O fato do usuário ter clicado para acessar o site não significa que ele irá ler todo o conteúdo, é aí que a introdução começa a trabalhar, seu papel é fazer com que o leitor fique motivado a seguir com a leitura.
Por mais que o conteúdo esteja rico de informações e realmente vá fazer a diferença para o leitor, todo o trabalho de produção será desperdiçado se ele não sentir vontade de ler.
PS: Não esqueça de usar a palavra chave definida.
Desenvolvimento em tópicos
Agora vamos falar do assunto que motivou o leitor a entrar no site.
O formato que esses tópicos serão apresentados é diferente das que estamos acostumados a ler em livros e revistas.
Como falamos anteriormente, na internet somos o tempo todo atingidos por distrações que acabam tirando nossa atenção. Em função disso, a estrutura deve ser algo que seja fácil e intuitivo de ler. Veja algumas dicas:
- Escreva parágrafos curtos (3 a 4 linhas no máximo);
- Use subtítulos;
- Utilize lista com marcadores (igual a esse)
- Destaque as principais frases ou palavras que você julgue importante (negrito, itálico, etc.). Muita atenção para não poluir o texto, use com consciência.
Ps: não esqueça de trabalhar a palavra chave no conteúdo;
Fechamento
Na parte final do seu super conteúdo é importante fazer uma boa finalização, lembrando que a qualidade deve estar no começo, no meio e no final do texto.
Uma boa dica é encerrar o conteúdo com um capítulo de “conclusão” , assim você consegue fechar o texto ligando todos os pontos ensinados no conteúdo.
Não esqueça de usar a palavra-chave na conclusão.
Chamada para ação (CTA – Call-to-Action)
Uma chamada para ação é pedir para que o leitor faça algo. É super recomendado que no final da leitura você peça para o leitor realizar alguma ação dentro do site, dependendo do conteúdo essa ação pode ser comprar algo, baixar algum conteúdo ou até mesmo continuar lendo outros posts.
Apesar de termos falado que é recomendado adicionar o CTA no final do texto, nada impede de você colocar o CTA no meio do texto, chamando para um conteúdo relacionado.
Conteúdo autoral
Agora que você já sabe como escrever um blog na internet, conheceu a estrutura e as principais técnicas de produção, vamos para o próximo passo que é um dos mais importantes na fase de produção de conteúdo. Identificar possíveis semelhanças do seu texto com algo que já está na rede
Algumas pessoas costumam falar que a internet é “terra de ninguém”, e posso dizer sem medo de errar, elas estão muito enganadas.
É muito importante que o conteúdo que você esteja escrevendo, seja 100% autoral. Primeiro que gera mais credibilidade e autoridade para quem escreve e segundo que plágio é crime e prevê pena de três meses a um ano ou multa.
Pode acontecer de uma frase ou uma linha no texto ter algo semelhante na internet, por isso é importante sempre verificar e alterar se necessário.
Para isso basta usar a ferramenta Dupli Checker. Ela é gratuita e você pode adicionar texto até 1.000 palavras, mas não se preocupe, se o seu texto tiver mais que isso você pode repetir a verificação com o resto do texto que faltou.
Palavras-chave e campo semântico
Você deve ter percebido que durante esse manual nós enfatizamos o termo “palavra-chave”. Pois bem, elas são as responsáveis por mostrar para os buscadores do que se trata seu conteúdo e apresentar ele quando a palavra-chave for utilizada.
Quando realizamos uma pesquisa na internet, utilizamos termos que nos ajudam a encontrar o que procuramos, ou seja, utilizamos palavras chaves. Por isso é importante que elas apareçam no decorrer do texto, como algo natural e sutil.
Os campos semânticos são palavras que podem ter o mesmo significado da palavra-chave e também devem ser utilizadas na produção do conteúdo, lembre-se de adicioná-las também de forma discreta e sutil.
A cada mil caracteres a palavra-chave deve aparecer em média 10 vezes no decorrer do texto, no título e pelo menos uma vez no subtítulo.
Conclusão
Agora você está apto para desenvolver seu conteúdo para web, neste manual nós abordamos a estrutura de um bom conteúdo, desde o título até a forma de como esse conteúdo será mostrado.
Agora é com você, aplique os conhecimentos deste manual e juntos iremos conquistar a internet. Na dúvida, de como aplicar esses conhecimentos, basta você analisar de maneira geral, nosso manual. Tudo que você aprendeu foi usado aqui.
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