Você saber como fazer webinar vai ajudar a melhorar sua estratégia de marketing digital e alavancar suas vendas, sem falar que o webinar é uma ferramenta muito utilizada em Inbound de Marketing.
O objetivo de um webinar é atrair os usuários, engajá-los e dependendo da temperatura do engajamento, tentar vender seu produto/serviço.
Com a era da internet o comportamento do consumidor mudou, estão mais críticos, cuidadosos e com sede de conhecimento. O consumidor ganhou voz e atenção das marcas, pois antes de comprar ele busca provas sociais, conteúdos, informações em geral que o auxiliem na tomada de decisão.
Por isso saber como fazer um webinar, pode alavancar suas vendas e seu reconhecimento no mercado, mostrando conteúdos de valor, transformando você em uma referência na cabeça dos seus prospect.
Chega de enrolação e vamos para o que interessa, se você nunca ouviu falar em webinar não tem problema, eu montei um passo a passo que vai te ensinar a como fazer webinar.
1- Defina um assunto
Seu webinar deve tratar um assunto que resolva uma dor dos seus potenciais clientes, deve informar, ensinar e não deixar dúvidas.
Qual problema que seu potencial cliente tem que você possa ensinar ele a resolver? Claro que deve ser algo do seu ramo de atuação, tendo como referência seu público-alvo.
Deixe claro a solução para o problema em questão, dê respostas fáceis e que sejam possíveis de pôr em prática.
Definir um assunto nunca é fácil, escolher um tema que seja de interesse do seu prospect parece ser uma missão impossível, já que o assunto errado, pode não ter os resultados esperados. Mas não se preocupe existem muitas ferramentas que podem auxiliar você na hora de definir o conteúdo, como:
Google Trends: uma ferramenta do Google que permite você saber quais as tendências de assuntos específicos que têm tido a atenção do seu público alvo. E o mais legal, é grátis.
keyword planner: outra ferramenta do Google que permite você saber qual o volume de pesquisas feitas por uma palavra-chave (essa palavra-chave pode ser o seu assunto de ouro). Essa ferramenta também é gratuita.
Redes Sociais: elas podem ser um ótimo meio para você saber o que seu cliente em potencial está falando, para você definir o seu tema.
2- Defina a solução para os problemas do seu potencial cliente
Agora que você definiu seu assunto (problema) está na hora de você definir as possíveis soluções.
Lembre-se de trazer soluções que seja possível para as pessoas que estiverem te assistindo aplicar.
No meio das soluções que você oferecer deve estar seu produto/serviço!
Tome cuidado para não tornar sua transmissão comercial de mais, pois as pessoas começarão a perder a confiança em você e o deixaram falando sozinho. Isso pode prejudicar seus próximos Webinars.
3- Faça um roteiro
Depois de ter definido seu assunto e a solução para o problema, comece a criar o roteiro do seu webinar, para que ele tenha um começo, meio e fim.
O roteiro dará o suporte para que você saiba como começar a abordar o problema, contextualizar sua solução, a fim de, não transparecer que seu objetivo seja apenas vender, e concluir o webinar deixando seus potenciais clientes com desejo de evoluir no funil de vendas.
Lembre-se que seu roteiro deve estar dividido em 90% educacional e 10% vendas.
4- Planeje o visual da do seu webinar
Definir como será apresentado seu webinar é importante para que o planejamento dos elementos visuais não gere problemas quando você estiver no ar.
Caso utilize slides para sua apresentação, trabalhe com imagens e elementos que sejam fáceis de entender como é a prática do que está sendo apresentado na teoria.
Verifique a qualidade da imagem e som, é horrível você se interessar pelo assunto e não entender o que está sendo dito ou mostrado!
5- Escolha a ferramenta certa para fazer seu webinar
Não existe a possibilidade de fazer um webinar sem usar alguma ferramenta que ofereça apoio e transmissão, por isso listei algumas ferramentas que podem ajudar você a fazer seu primeiro webinar com o máximo de profissionalismo.
Agora é com você, escolha qual melhor se alinha com sua estratégia!
6- Divulgue seu webinar
Como o webinar é uma estratégia para atrair pessoas, transformá-las em leads, e fazer elas evoluírem para clientes, você vai precisar de algumas ferramentas para divulgar e trazer as pessoas certas.
Antes de irmos para as ferramentas, é importante ressaltar que a divulgação deve acontecer no mínimo 2 semanas antes da data que você definir. Dito isso, vamos para primeira ferramenta de atração:
Evento no Youtube Live: essa ferramenta permite você criar link da página de transmissão com antecedência
Landing Page: é uma página de captura de leads, nela você irá informar para seu público-alvo todas as informações do seu webinar como tema, horário, assunto e assim por diante. A landing page será responsável por garantir no mínimo o e-mail das pessoas interessadas no que você tem para ensinar. Lembre-se de manter a comunicação ativa com seu lead após ele ter deixado o e-mail.
Mídias sociais: crie chamadas para as mídias sociais convidando seu público-alvo para o evento. Lembre-se de enviá-los para sua Landing page. Caso tenha orçamento disponível pagar publicidade em redes como Facebook ADS e Google ADS pode ser uma ótima opção.
7- Revise seu material
Quando chegar o grande dia não deixe que imprevistos prejudiquem sua performance, confira seu material, a iluminação, o áudio, certifique-se que internet não está oscilando ou caindo, evite fazer seu webinar em lugares que tenham ruídos.
Caso você tenha convidados em seu webinar, confira se está tudo ok com eles também.
Tenha certeza que você domina o assunto tratado, lembre-se, você é o especialista no assunto. Não fuja do roteiro!
8- Pós-webinar
Grave seu webinar e use ele para atingir pessoas que por algum motivo não puderam estar na hora marcada.
Crie relacionamento com as pessoas que assistiram seu Webinar, faça perguntas diretamente para seu público e descubra novos assuntos direto da fonte, mantenha sempre uma comunicação ativa com seus leads.
Conclusão
Entregue algo de valor para seu prospect, ao invés de apenas querer algo dele, e você terá um defensor da sua marca.
Agora que você sabe como fazer webinar, está na hora de colocar a mão na massa. Comece definindo o assunto que irá interessar para seu público-alvo, identifique qual problema ele deseja resolver, defina a solução e mãos à obra.
Espero que tenha gostado, fique ligado para mais conteúdos com este. Deixe seu comentário é muito importante para mim. Até a próxima 😊