Tik Tok é um aplicativo de rede social focado em conteúdo de vídeo. Seu objetivo é engajar a comunidade por meio de vídeos curtos com efeitos, filtros, legendas e músicas que estão em alta. Entender como funciona o algoritmo do TikTok é o primeiro passo para fazer sucesso nessa incrível rede social.
Neste artigo você vai entender tudo sobre um dos algoritmos mais poderosos do mundo, além de ver detalhes sobre o que é e qual o principal objetivo da plataforma. Ao final, você estará munido de conhecimento para planejar e executar ações para viralizar no TikTok.
O que é o TikTok?
Antes de irmos direto para o TikTok, você precisa conhecer a estratégia usada pela rede social para conseguir virar um verdadeiro fenômeno mundial, batendo grandes plataformas que ocupam o mercado a muito mais tempo.
O Musical.ly era uma rede social muito popular de vídeos curtos lançada oficialmente em 2016, chegando a 100 milhões de usuários em 2018. O app de streaming, permitia gravar vídeos de 15 segundos até 1 minuto, além de possibilitar aos usuários escolherem sons para dublá-los e efeitos como aumento de velocidade e filtros para deixar ainda mais divertido o vídeo.
Com o crescimento estrondoso do Musical.ly, fez com que em Agosto de 2018 o app fosse comprado pela empresa chinesa ByteDance e todos os seus usuários foram transferidos para o TikTok.
O TikTok herdou algumas características do Musical.ly, hoje ele é um aplicativo de compartilhamento de vídeos em formatos curtos que permite os usuários usarem da criatividade e publicarem vídeos sobre qualquer assunto e formato.
Apesar do TikTok ainda possuir algumas características do Musical.ly, o app foi muito além de dublagens e filtros simples. O TikTok conta com um amplo banco de sons e trechos musicais e a possibilidade de adicionar diversos filtros e efeitos especiais, incluindo realidade aumentada. Outra possibilidade é subir vídeos direto da biblioteca do celular.
A rede social não para de se atualizar, e recentemente o TikTok adicionou uma nova função que permite os usuários gravarem reações de vídeos e compartilharem. Aparentemente, preocupados com o bem estar do seu público, o app também adicionou um recurso de que avisa os usuários quando eles passam de duas horas no aplicativo.
O próprio aplicativo fomenta a diversidade de conteúdos e isso permite com que os usuários postem uma imensa variedade de vídeos que podem ir de desafios, vídeos com “dancinhas”, truque de mágicas, vídeos institucionais, vídeos técnicos e até cômicos.
O novo aplicativo é uma verdadeira comunidade, por isso é fundamental entender a fundo a história e como funciona o algoritmo do TikTok, que hoje é um dos algoritmos mais evoluídos da história.
Como funciona o algoritmo do TikTok?
Segundo a própria plataforma, seu objetivo é inspirar a criatividade e trazer alegria para seus usuários. Através do feed #ForYou, o app permite que os usuário criem novas conexões e descobertas e seu algoritmo trabalha para alimentar o feed do usuário com conteúdos que ele provavelmente terá interesse.
O TikTok destaca que não existe nenhum feed igual dentro da plataforma, apesar de pessoas diferentes visualizarem vídeos em comuns, cada feed é personalizado para seu gosto.
Este comportamento do algoritmo em criar feeds personalizados de acordo com o interesse do usuário, permite que o alcance orgânico de uma publicação comum, se torne viral e alcance milhares de pessoas mesmo possuindo poucos seguidores.
Mas, isso não exclui a importância de produzir conteúdos relevantes que incentivem as pessoas a seguirem o perfil.
Segundo a Later, o algoritmo do Tik Tok vincula a publicação para um pequeno número de pessoas, caso haja interação desse público, o vídeo é apresentado para mais pessoas, e assim por diante.
O tempo de vida das publicações realizadas dentro da plataforma é de 0 – 30 minutos podendo ter este tempo estendido caso se torne viral.
Sistema de recomendações
Os sistemas de recomendações estão presentes em diversos serviços que usamos diariamente. Seja em compras on-line, pesquisa na internet ou sugestões de filmes e séries em plataformas de Streaming. Os sistemas de recomendações são responsáveis por identificar nossas preferências e oferecer uma experiência personalizada.
De maneira resumida, os sistemas de recomendações sugerem conteúdos depois de considerar os interesses que o usuário demonstrou depois de interagir com o TikTok. Essas interações podem ser comentários, curtidas, compartilhamentos ou até mesmo seguir um perfil.
Essas ações que o usuário realiza na plataforma, ajuda os sistemas de recomendações a analisar e segmentar os conteúdos prediletos do usuário, e além dos não preferidos (aqueles que são pulados).
Fatores que contribuem para a personalização do Feed no TikTok
O feed “Para Você” (#ForYou) é uma representação do gosto de cada usuário, ou seja, cada feed é único. O algoritmo do TikTok faz sugestões de conteúdos classificando os vídeos por meio de diversas combinações, começando com os interesses que o usuário expressa, assim que inicia suas ações dentro da plataforma.
Quando se trata de uma conta nova na plataforma, o algoritmo ainda não sabe quais as preferências do usuário, e logo sugere alguns temas de vídeos que estão em alta. Quanto mais interação acontece, mais refinado fica o feed.
As sugestões de conteúdos são baseadas em diversos fatores, mas os principais deles são:
Interação do usuário: conforme já vimos aqui, quanto mais o usuário comenta, curte, compartilha, segue contas e até realiza postagens, mais o algoritmo do TikTok conhece seus gostos.
Informações do vídeo: sons, hashtags e legendas.
Configurações de dispositivo e conta: as preferências de idioma, país e modelo do dispositivo. O fator de configuração do aparelho é responsável por garantir que o sistema do TiktTok seja otimizado para performance, apesar de possuir pequena influência nos sistemas de recomendações se comparado a outros fatores.
Formas de viralizar no Tik Tok
Saber como funciona o algoritmo do TikTok é só a base para poder fazer sucesso na plataforma. Para conseguir engajar e reter a atenção do usuário, é necessário usar e abusar da criatividade, além claro, de seguir algumas recomendações.
- Utilize hashtags que estão em alta e que façam sentido com o assunto;
- Crie vídeos que prendam a atenção do público-alvo nos primeiros 5 segundos;
- Crie desafios;
- Trabalhe com co-branding;
- Trabalhe com influencer da plataforma (duetos);
- Utilize músicas que estão em alta;
- Realize publicações com frequência.
Conclusão
O TikTok está em constante evolução e se você quiser fazer sucesso na rede social é importante estar ligado em tendências do seu mercado e usar o app de maneira que prenda a atenção do seu público-alvo.
Não basta saber apenas como funciona o algoritmo do TikTok, é preciso saber o que fazer com essa informação.
Como qualquer outra rede social, é extremamente necessário desenvolver um planejamento estratégico que esteja alinhado com os objetivos da empresa ou pessoal (influencer), e claro, estar ativo, publicando com frequência e interagindo com outros usuários (comentar, curtir, compartilhar).
O TikTok é um aplicativo divertido e muito viciante, que teve um grande aumento de usuários nos últimos meses/anos. Apesar de não ser a maior rede social do mundo, ela possui todas as ferramentas e muita vontade para tal. Por isso, bom está de olho em qualquer movimento que a plataforma faça, pois pode ser uma grande aliada em ações de Marketing digital para qualquer segmento.
Esperamos que tenha gostado deste tema, continue conosco para mais conteúdos como este.