O WhatsApp tornou-se uma ferramenta poderosíssima na hora de apresentar, persuadir e vender um produto ou serviço é cada vez mais usado por grandes, médias e pequenas empresas.
Apesar de parecer uma simples ferramenta muitas pessoas cometem grandes erros na hora de vender pelo WhatsApp, afinal de contas, para que você entre em contato com o cliente ou potencial cliente, ele precisa de alguma forma ter informado o seu número particular.
Levando em consideração que ninguém deixa seu número particular escrito em pontos de ônibus ou em muros pela cidade, o número de WhatsApp do seu cliente é seleto.
Até porque, ninguém gosta de ter sua privacidade invadida. Então, se o cliente informou para você o número de telefone dele, não desperdice isso e principalmente não torne isso um problema.
O fato de você ter o contato particular do seu cliente pode ser uma grande oportunidade como também uma grande importunação, o que você fizer daí para frente, é o que vai definir isso.
Por isso decidi trazer algumas dicas valiosas para você de como vender pelo WhatsApp, independente do ramo que atua, seja uma prestação de serviço ou venda de produtos.
Chega de conversa e vamos para as dicas:
Mude de APP
Primeiro passo que você deve dar para ganhar espaço no mercado é tornar a comunicação com seus clientes ou potenciais clientes, profissional, independe se você vende produtos ou é um prestador de serviço.
Eu tenho certeza que o seu desejo é que seus clientes lembrem de sua marca sempre que precisar de uma solução. Por isso você precisa ter o WhatsApp Business.
WhatsApp Business é uma ferramenta do WhatsApp feita exclusivamente para empresas.
Existem funções no WhatsApp Business que podem ajudar você a otimizar seu atendimento, diferente do WhatsApp convencional que é feito para os usuários interagirem de forma pessoal como, enviar mensagens para mãe, para namorada, criar um grupo para galera do futebol, um grupo da turma do trabalho, enviar vídeos engraçados, etc. O WhatsApp Business foi desenvolvido para que as empresas tenham um leque de funcionalidades que potencializam o atendimento ao cliente.
Agora que você já sabe do WhatsApp Business, faça o download agora, se você ainda não fez.
Peça permissão
Diferente de qualquer outra rede social, como você já deve saber, para conseguir entrar em contato com o cliente pelo WhatsApp é necessário o número dele, e aí mora o perigo!
O fato de você ter o contato pessoal do seu cliente não quer dizer que ele deu permissão para enviar mensagens frequentes de promoção, desconto, oferta, etc.
Ganhe a confiança de seu público, depois peça permissão, apenas se ele liberar, você começa a enviar ofertas, promoções, condições diferenciadas sempre que possível.
Crie um cronograma de mensagens
O WhatsApp é algo pessoal e ninguém gosta de ser incomodado em seu momento de lazer ou receber informações que não são de seu interesse.
Como qualquer fase de venda, os usuários do WhatsApp também têm as suas.
Identifique qual fase no processo do funil de vendas seu usuário está, para que a informação que ele receba seja do seu interesse.
Lembre-se: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”, tome cuidado com a frequência das mensagens, você pode ser BLOQUEADO pelo usuário e ter seu número BANIDO DO WHATSAPP.
Informe mais, venda menos
Você deve ter pensado “esse cara está louco, venda menos no WhatsApp? Como assim?”
Eu sei que o título desse artigo é “Como vender pelo Whatsapp” e eu vou explicar o porquê suas mensagens devem ser mais informativas do que vendas.
Vamos direto ao ponto. Com certeza você tem um e-mail que acessa todos os dias, certo? Quantos e-mails de venda você abre? Aqueles e-mails das Casas Bahia, Netshoes, Dafiti, Americanas e por aí vai!!!
Tenho certeza que você não abre, pelo menos não todos. Quando você começa a entrar em contato com seu cliente não apenas para vender mais sim para informar, ensinar, trazer curiosidades, dicas de assuntos que sejam do seu nicho (principalmente), seu cliente cria empatia com sua marca e você torna-se autoridade na cabeça de seu cliente.
Vamos supor que você mexe com manutenção de carro. Crie conteúdos que ensine seu cliente, por exemplo: “Como comer muito sem engordar”, caso seu cliente esteja querendo perder aqueles quilinhos extras sem abrir mão da sua alimentação ele vai ler seu Whatsapp e quando ele precisar de suplementos que o auxilie em seu objetivo, adivinha quem é o especialista será lembrado?
Isso é aplicado para QUALQUER NEGÓCIO, descubra que assuntos relacionados ao seu negócio, vai agradar seu cliente!
Não envie imagens
Eu sei que imagens podem ser legais na hora de ilustrar um assunto ou informar o título do texto, mas quando se trata de WhatsApp as imagens podem ser prejudiciais, principalmente se a informação relevante for na imagem.
O simples fato de que atualmente muitas pessoas deixam o WhatsApp configurado para não fazer download de mídias automático e dependendo de onde vem essa mensagem o usuário não visualiza a mídia.
Por tanto, quando enviar mensagens para seu cliente ou potencial cliente, dê preferência para as mensagens de texto.
Divulgue seu whatsapp
Hoje é possível colocar o WhatsApp do seu negócio na Fanpage do Facebook.
Com a aquisição do WhatsApp o Facebook tornou possível encurtar o caminho para um contato mais privado, é possível colocar o WhatsApp no botão de mensagem na Fanpage.
É possível também adicionar o WhatsApp em seu site e até na Bio do Instagram através do endereço http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=440000000000 substitua os zeros pelo seu número e o 44 pelo seu DDD.
Conclusão
Agora que você viu dicas valiosas para vender no WhatsApp, está na hora de por em prática tudo que vimos aqui.
Faça deste artigo o ponto inicial para melhorar as vendas do seu negócio. Continue estudando e se atualizando, pois quando se trata de vendas, sempre existe uma nova técnica para ser aplicada e adaptada para seu negócio.
Espero que tenha gostado, deixe sua opinião, seu feedback é muito importante para mim. Confira outros artigos que podem ajudar sua empresa a vender mais internet. Até a próxima!