O TikTok se tornou um grande fenomeno nos últimos anos, sendo muito popular com o público jovem. Só em 2020 foram mais de 2 bilhões de downloads no mundo inteiro, isso apenas no primeiro trimestre.
A plataforma de vídeos curtos possui uma comunidade altamente engajada, não apenas por quem produz conteúdos (creators), mas também por pessoas que gostam do estilo de entretenimento compartilhado.
A popularidade avassaladora do TikTok tem ditado diversos trends internet afora, inclusive, dominam outras redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook. A consequência desse fenômeno é o cadastro de diversos usuários todos os dias na plataforma, seja para produzir ou apenas assistir os vídeos.
E para todo produtor de conteúdo, ter visualização e interação nos seus vídeos é o combustível de motivação para gravar mais e mais conteúdo. Além disso, o TikTok é uma verdadeira fábrica de vídeos virais. Mas, afinal, como viralizar no TikTok?
Por ser uma plataforma fácil de produzir e editar vídeos, gera uma concorrência enorme entre os criadores para conseguir a atenção dos usuários, pois o tempo todo existem novos vídeos com assuntos diferentes sendo compartilhados.
Neste artigo vamos mostrar para você o caminho de como viralizar no TikTok e as boas práticas que pessoas comuns usam para ter milhões de visualizações sem precisar possuir muitos seguidores e, consequentemente aumentando sua influência na plataforma.
Você está pronto para aprender como fazer sucesso no TikTok? Vamos nessa!
Antes de mais nada: Monte um planejamento
Possuir um planejamento de gravação de conteúdos é fundamental para ter um controle do tema ou formato que gera mais engajamento, ou não, e principalmente para manter constância nas publicações.
Planejar conteúdos em vídeos irá ajudar você a entender o que dá ou não resultado. Apesar do TikTok ser uma rede social apenas de vídeo, é possível gravar de diversas maneiras, por isso, use a criatividade e planeje a maneira que irá gravar o conteúdo.
O propósito desse artigo é ensinar você a como viralizar no TikTok, por isso, vamos detalhar tudo que os maiores TikTokers fazem para ter sucesso.
5 Formatos de conteúdo no TikTok
Com os diversos recursos e formatos de produção de vídeo no TikTok, listamos para você as principais que possuem maior potencial de viralização, além de colaborar para sua estratégia de conteúdos.
Efeitos visuais: Este modelo de conteúdo é muito usado por produtores de vídeos cômicos. Essa funcionalidade oferece recursos como sobreposições, aumento de velocidade, filtros de realidade aumentada, efeitos visuais de transição, etc. São recursos poderosos para envolver a audiência, além aumentar as chances do seu vídeo fazer sucesso no TikTok;
Duetos: São vídeos em que duas pessoas compartilham a mesma tela, usando a mesma base musical. Essa modalidade de conteúdo permite você gravar com um amigo ou convidar outros usuários (dica: busque temas que estão em alta na plataforma). Outra característica do dueto, é que você pode gravar usando vídeos de outras pessoas;
Desafíos de hashtags: Essa funcionalidade poderosa do TikTok é muito usada por empresas e influences, pois, os desafios, estimulam as pessoas a criarem vídeos sobre o tema proposto. Crie desafios e estimule a participação dos usuários, criando e compartilhando outros vídeos com o tema escolhido por você;
Vídeos musicais: Um formato de conteúdo muito estimulado dentro do TikTok, pois em 2017, a plataforma de vídeos curtos comprou a Musical.ly, uma rede social também de criação de vídeos. Vídeos de músicas são bem vistos pelo algoritmo do TikTok e uma dica poderosa é: use músicas que estão em alta dentro da plataforma. Com certeza as chances de viralizar no TikTok irão aumentar significativamente.
Conteúdos educativos: Se você tem algo para ensinar, esse formato de vídeo pode ajudar. Seja qual for o tópico, é possível ensinar no TikTok. Use a criatividade e seu domínio no assunto para produzir conteúdos que realmente gere valor para as pessoas. Outra dica valiosa, use do humor e elementos visuais para despertar o interesse dos usuários.
Como viralizar no Tiktok?
Agora você sabe que precisa planejar seu conteúdo antes de gravar seu vídeo, conheceu os principais formatos e viu algumas dicas para produzir seu conteúdo, vamos abrir a caixa preta com as principais estratégias que pessoas comuns usam para saírem do anonimato dentro da rede social. Vamos ver como fazer sucesso no TikTok:
- Escolha um nicho;
- Seja Frequente;
- Escolha os melhores horários;
- Utilize hashtags que estão em alta;
- Use as músicas que estão em alta;
- Gere emoções
- Seja original;
- Faça desafios;
- Compartilhe em outras redes sociais;
Vamos ver em detalhes cada ação proposta.
Escolha um nicho que tenha facilidade para produzir conteúdo
Pode parecer clichê, principalmente para quem gosta de diversos assuntos e possui facilidade ou até mesmo autoridade para falar sobre eles. Mas é fundamental escolher uma área para focar seus esforços.
A escolha de um nicho ajudará você a entender melhor o público-alvo que deseja alcançar, formatos de vídeos que gostam (cômico, informativo, vídeos longos, vídeos curtos, etc.), estilos de conteúdos que mais engajam (para possíveis adaptações) e quais produtores de conteúdos igual a você eles seguem (dessa maneira você terá um ponto de referência para se inspirar).
O domínio no assunto escolhido será o responsável por fornecer materiais para produzir, além de ser algo que provavelmente goste e fará com muita vontade.
Você não vai falar sobre matemática se não gosta ou não entende do assunto, correto? Isso faria com que desistisse no primeiro obstáculo e não passaria a credibilidade que deseja para as pessoas.
Não se preocupe, existem milhares de pessoas que compartilham os mesmos gostos que você, e para atraí-los é fundamental escolher uma área do mercado e entender sobre o assunto que escolher.
Seja frequente
Isso mesmo, se você quiser viralizar no TikTok é necessário que publique conteúdos com frequência. A constância nas publicações é importante para qualquer rede social, pois ajuda os algoritmos a entenderem que seu perfil está ativo e sendo constantemente atualizado.
Outro benefício das publicações frequentes é que você estará o tempo todo presente, não apenas no feed do seu público, mas em suas mentes, gerando valor e reconhecimento da sua marca.
Dica 1: Comece publicando um vídeo por dia no TikTok, e caso identifique a necessidade de postar mais vídeos, fique à vontade. Tente sempre reproduzir os formatos e estilos que geram maior engajamento. Dessa maneira você irá escalar o engajamento a cada publicação, deixando de produzir formatos que não engajam e dando prioridade para formatos que engajam. Abuse da criatividade para não se tornar algo chato e repetitivo.
Dica 2: Conforme falamos anteriormente, crie um planejamento mensal de publicações, dessa maneira você consegue realizar alterações caso haja necessidade e sempre terá conteúdos em estoque para postar caso aconteça algum imprevisto.
Escolha os melhores horários
Todos nós temos um horário que mais usamos as redes sociais. Ao segmentar um nicho e conhecer seu público-alvo será necessário identificar os melhores horários que suas publicações geram mais interação. Certamente este será o horário que seu público sempre fica on-line.
Muito provavelmente você deve ter escutado de algum guru do marketing algumas sugestões de horários. Recomendamos que analise o desempenho das suas publicações e a partir daí, defina os seus melhores horários.
Lembre-se de publicar fielmente neste horário, mude apenas se identificar a real necessidade, como por exemplo, uma queda de engajamento nos horários de publicação.
Utilize hashtags que estão em alta e sejam do seu nicho
As hashtags são hiperlinks dentro das redes sociais, sua função é organizar os conteúdos compartilhados e facilitar que determinados conteúdos sejam encontrados. As hashtags ajudam também os algoritmos do TikTok a entender o conteúdo postado, facilitando a distribuição.
Quando você grava um vídeo sobre marketing digital, por exemplo, e usa a Hashtag #QueroPlantarAbobora, apenas por ela estar em alta, as chances de seu perfil ser identificado com Spam, são altas.
A consequência de usar uma hashtag que não condiz com o conteúdo é o alcance dos seus vídeos diminuírem, impactando negativamente nas visualizações, comentários e compartilhamentos.
As hashtags são uma parte da estratégia de viralização, elas não fazem milagres, por isso não adianta usar um monte e esperar que seu conteúdo fará sucesso. Você precisa usá-las de maneira estratégica.
Defina elas baseando-se neste pilar:
Tema do vídeo:
Escolha pelo assunto da sua publicação.
Ex: #ComoViralizarNoTiktok
Nicho ou Mercado que você escolheu:
Lembra que o primeiro passo de como viralizar no TikTok é a escolha do nicho? Aqui você irá usar o nicho que escolheu para definir as melhores hashtags.
Ex: #MarketingDigital
Público-alvo:
Escolha de acordo com o seu público que deseja impactar.
Ex: #Empreendedores
Localização:
Se o seu negócio possui um espaço físico, use a hashtag do local.
Ex: #SãoPaulo
Dica: Pense em outras hashtags (complementares ao assunto que você está compartilhando) que seu público-alvo deve navegar.
Ex: #iVideosVirais
Caso tenha alguma dificuldade em encontrar as melhores hashtags, use a ferramenta All Hashtag, é gratuita e ainda mostra as 30 hashtags que estão em alta baseado no palavra-chave que você procurar.
Use as músicas que estão em alta no TikTok
Seguindo a mesma lógica das hashtags, no TikTok os hits musicais servem para encontrar outros conteúdos. Mas, com as músicas não existe segmentação, dessa maneira todo tipo de produtor, dos mais variados mercados com diversos objetivos estarão usando o aúdio.
A grande vantagem é que se a música está em alta é um sinal que muitas pessoas estão sendo impactadas, e se você conseguir gerar um engajamento significativo nos primeiros minutos de sua publicação, as chances do seu vídeo ficar no topo dos top vídeos e viralizar no TikTok, são altas.
Gere emoções
O ser humano é uma verdadeira bomba de emoções. Quando falamos em emoções estamos nos referindo ao amor, a alegria, raiva, tristeza, compaixão, etc.
Todo conteúdo viral provoca alguma emoção em quem consome. Uma vez que você domine essa informação, será mais fácil viralizar não apenas no TikTok, mas em qualquer outra rede social.
Uma dica de ouro para você começar a praticar: aborde temas polêmicos que divide opiniões. Isso estimula a interação dos usuários e consequentemente os algoritmos irão entender que aquele conteúdo é relevante e irá distribuir para mais pessoas.
Cuidado! Conteúdos sensíveis tendem a gerar diversas opiniões agressivas e maldosas. Seja o mais imparcial possível, e deixe isso claro.
Seja original
O TikTok é uma rede social que disponibiliza diversas ferramentas para produzir seus vídeos e viralizar na plataforma, por isso, seja sempre autêntico em suas produções.
O fato da grande maioria estar realizando dancinhas, não significa que você precisa fazer para viralizar. Tudo que você precisa é da criatividade para se destacar e engajar seu público.
Faça desafios
Criar conteúdos originais, embora muito importante para criar um vídeo viral, não significa que seja a única solução para impulsionar seu vídeo para o sucesso.
O TikTok é famoso pelos seus desafios (challenges), que são incentivados pela própria rede social e costumam ser fáceis de viralizar, afinal, quem não gosta de um desafio?
Busque inspirações em outros desafios que fizeram sucesso na rede social, atualize-os, aperfeiçoe-os, otimize-os e lance o seu.
Compartilhe em outras redes sociais
Você já deve ter visto a logo do TikTok no Facebook, Instagram, Twitter e outros. Se você possui uma grande quantidade de seguidores em outras redes sociais, use isso ao seu favor.
Ao compartilhar o conteúdo do TikTok em outras plataformas, você aumenta as chances de alcançar pessoas que ainda não possuem uma conta na rede social, mas que gostam do conteúdo que você compartilhou.
Isso ajudará você a manter todas as suas contas atualizadas e ativas, além de conseguir alguns seguidores extras.
Conclusão
Para viralizar no TikTok ,é fundamental que você interaja ativamente na rede social, não apenas publicando vídeos, mas interagindo com outros conteúdos. A plataforma olha com bons olhos os usuários participativos.
Esteja sempre preparado para a fama, vivemos em uma era que tudo acontece de um dia para o outro e neste conteúdo de como viralizar no TikTok, seguido à risca as dicas apresentadas, isso por acontecer o mais cedo que imagina.
Ao produzir conteúdos para a massa, é possível que você cometa erros, se arrependa de algumas postagens ou seja criticado por alguma fala mal colocada. Releve algumas situações e esteja sempre pronto para voltar atrás do que foi dito. Em casos mais graves, em que não esteja conseguindo lidar com os famosos haters, procure a ajuda de um profissional de saúde mental.
Se o objetivo for viralizar no TikTok para alguma marca corporativa, tome cuidado com alguns assuntos, estude a fundo os valores da empresa e qual o posicionamento da marca. Algumas organizações, pelo seu posicionamento de mercado e público-alvo, não estão presentes na rede social.
Uma última dica: continue navegando em nosso blog. Você irá aprender diversos assuntos relacionados a área de Marketing digital.