Ter dúvidas na hora de escolher estratégias de lances no Google ADS é mais comum do que você pensa. Até a publicação deste artigo, estão disponíveis 10 estratégias de lances, muita opção, né?
Provavelmente você já teve dificuldades para definir a sua estratégia, não só pela quantidade de opções de lances disponíveis, mas também, saber qual será o impacto em suas campanhas dependendo da escolha.
O grande objetivo do Google Ads é tornar o seu trabalho mais fácil através de lances inteligentes, e como isso funciona na prática? O Google simplesmente escolhe o melhor momento de aumentar ou diminuir o lance para ajudar você a obter o máximo de resultado com suas campanhas.
Se o objetivo é vendas, captura de leads ou tráfego no site, o machine learning do Google vai identificar se a busca realizada existe grandes possibilidades de executar a ação que você deseja. Quando a busca é propicia a conversão, ele sobe o lance automaticamente!
A cada nova atualização do Google ADS, o lance manual, fica cada vez mais escondido, tudo isso porque o Google está automatizando suas ferramentas, e acredito que em um futuro próximo não será mais possível escolher estratégias de lance manual.
Mas, isso não quer dizer que você irá perder a autonomia da sua conta. Você sempre poderá escolher o quanto quer investir por dia, pagar por aquisição, definir horários que sua campanha ficará ativa, etc.
Antes de aprofundarmos em qual a melhor estratégia de lance você deve escolher, Cpc Manual ou Maximizar Cliques, vamos entender um pouco mais sobre os outros tipos de lances disponíveis no Google ADS.
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Estratégias de lances do Google ads
Como havia dito anteriormente, existem 10 estratégias de lances disponíveis no Google ADS, cada uma com sua peculiaridade. Vamos aprender o que cada um desses lances faz na prática.
Custo por aquisição (CPA)
O custo por aquisição (CPA) é uma estratégia de lance automático. Com ela, é possível definir o quanto você quer gastar para realizar uma conversão, se o seu objetivo for vender, você define o quanto está disposto a gastar monetariamente para realizar uma venda.
Com o CPA, o Google ADS vai escolher automaticamente seus lances para que fique dentro do custo por aquisição que você escolher.
Sua campanha precisa ter um histórico de conversões para que o Google aprenda com essas informações e torne possível realizar as vendas com o custo que você escolher. Não basta definir qualquer valor de aquisição, sua conta precisa estar alcançando esse custo.
Retorno do investimento em publicidade (ROAS) desejado
Diferente do custo por aquisição, que trabalhamos com valores monetários, com a estratégia de lance retorno do investimento em publicidade (ROAS), o lance é baseado em uma porcentagem. É quanto de retorno você quer sobre o seu investimento.
Essa estratégia de lance também precisa de histórico de conta. Para calcular o ROAS usando o seu histórico de campanhas, é possível usar a seguinte fórmula:
VALOR EM VENDAS ÷ VALOR INVESTIDO X 100
Maximizar conversões
Maximizar conversões é uma estratégia de lance do Google ADS que colabora para o aumento de conversões em suas campanhas sem ultrapassar o orçamento diário que você estipulou. Ele utiliza machine learning (aprendizado de máquina) para otimizar seus lances automaticamente, junto com recursos personalizados durante o leilão.
Essa estratégia de lance, também utiliza históricos de campanhas para realizar as otimizações e maximizar conversões.
Maximizar o valor da conversão
Esse recurso utiliza aprendizado de máquina para otimizar e escolher os melhores lances automaticamente durante o leilão. Ela funciona como a estratégia de lance ROAS, mas a diferença é que você não precisa definir o valor desejado. Basta permitir que a inteligência do Google ADS maximize os gastos da melhor maneira que ele conseguir.
Custo por clique otimizado (CPC otimizado ou ECPC)
Colabora para que você tenha mais conversões em estratégias de lances manuais. O Google ADS, ajusta seus lances manuais para cliques que podem gerar mais conversões no seu site.
Por exemplo: quando uma busca possui grandes chances de virar uma conversão ou venda, o aprendizado da máquina adapta seus lances para manter o CPC (custo por clique) médio sempre abaixo do CPC máximo que você definiu.
Quando uma pesquisa é muito concorrida, o custo por clique fica alto, o Google pode diminuir o lance quando não existem chances de conversão. A vantagem dessa estratégia é que você gasta menos e converte mais.
Custo por mil impressões (vCPM)
Uma ótima estratégia de lance para empresas que estão entrando no mercado e precisam ser notadas pelo seu público-alvo. O vCPM são lances para cada mil impressões, ou seja, a cada mil vezes que seu anúncio aparece mais de 50% na tela dos usuários, você paga um valor X, lembrando que esse valor é você que define.
O lance CPM é para campanhas realizadas na rede de display e anúncios no Youtube.
Custo por Visualização (CPV)
O custo por visualização (CPV) é uma estratégia de lances que define o máximo que você está disposto a pagar pelas exibições do seu vídeo ou qualquer interação que os usuários tenham com ele (cliques em chamadas para ação, por exemplo).
Uma visualização é contabilizada quando o usuário assiste o vídeo por mais de 30 segundos. Essa estratégia de lance está disponível para anúncios realizados na rede de display e Youtube.
Parcela de impressões desejadas
A parcela de impressões desejadas é uma estratégia de lances inteligentes que define lances automaticamente com foco em exibir seus anúncios em qualquer posição de resultados de pesquisa do Google.
É uma ótima estratégia para reconhecimento de marca, pois ela ajuda a impactar o máximo de pessoas possível.
Cpc Manual ou Maximizar Cliques
Eu escolhi deixar essas duas estratégias de lance para o final, pois elas merecem um momento só delas. São duas estratégias parecidas, mas com impactos diferentes, ambos estão relacionados ao clique do seu anúncio.
Essas estratégias de lances estão sempre presentes para quem está começando anunciar no Google ADS, pelo simples fato de serem fáceis de aplicar. O grande problema que tira o sossego dos novos anunciantes é entender exatamente o que cada uma faz e como escolher a melhor estratégia de lance para sua situação.
Vamos aprender em detalhes o que cada uma faz, e como você pode escolher a melhor estratégia de lance para suas campanhas.
CPC Manual (Custo por clique manual)
A principal característica CPC MANUAL é o controle financeiro total da sua campanha, você define o quanto quer pagar por um clique, ou seja, caso determine que não está disposto a pagar mais de R$1,00 por clique, seu anúncio não irá disputar leilões quando os lances estiveram ultrapassando o valor máximo que você escolheu.
Outra característica do CPC Manual, é a disputa pelo leilão sempre que seus anúncios estiverem qualificados, possuindo chances ou não de serem clicados pelo usuário, ele vai aparecer na pesquisa, já que seu anúncio está limitado apenas pelo custo do clique.
Maximizar Cliques
Como o próprio nome diz, essa estratégia irá maximizar seus cliques. A grande característica do MAXIMIZAR CLIQUES é a inteligência por trás da estratégia, ela é responsável por aumentar o valor do lance sempre que houver grande potencial de receber o clique.
Para não haver dúvidas, trouxe um exemplo: o usuário realiza uma busca, o Google ADS vai identificar qual a probabilidade desse usuário clicar, quando a probabilidade do clique acontecer, for alta, ele mostra seu anúncio. Quando essa mesma probabilidade for baixa ele não mostra.
Outro detalhe dessa estratégia, é o fato de você não ter controle dos lances, pois quando as chances do seu anúncio receber um clique são altas, ele vai aumentar o CPC (custo por clique) para garantir aquele clique.
O lance Maximizar Cliques, é possível definir um valor máximo que você está disposto a pagar por um clique, mas com um valor definido ele perde autonomia.
Mas, Afinal, qual a melhor estratégia para usar?
CPC manual você está no comando, Maximizar cliques o Google controla.
Caso esteja começando a criar campanhas no Google ADS, comece com o CPC manual, pois seu controle de orçamento é maior. Após adquirir mais experiência com estratégias de lances, mude para Maximizar cliques.
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