O Marketing Tradicional como anúncios em jornais, revistas, outdoors, panfletagem e outros, vem perdendo espaço nos últimos anos quando o assunto é promover vendas. Com a evolução da internet, o comportamento do consumidor mudou, tomamos decisões mais rápidas, não precisamos mais estar na frente de uma loja para decidir se queremos comprar ou não, nos tornamos mais críticos, mais curiosos, com mais sede de informações. O Marketing Tradicional tem um custo mais elevado, pode impactar muitas pessoas, mas os efeitos podem ter pouca duração e possui grandes chances de o público atingido não ser o seu potencial cliente.
No Marketing Digital o objetivo é o mesmo, vender mais, agora com um elemento semelhante chamado ADS, entretanto, muito mais poderoso. Existem muitas plataformas de publicidade paga e hoje vamos concentrar nas duas principais, Google ADS e Facebook ADS . O alcance, recursos e resultados que eles garantem, os colocam em primeiro lugar na hora de planejar uma estratégia de Marketing Digital.
Tudo legal, tudo bonito, mas é melhor investir no Google ADS ou Facebook ADS?
Para responder essa pergunta e você conseguir identificar qual é melhor para você, eu vou explicar como funciona o Google ADS e Facebook ADS, já que elas possuem características diferentes!
Google ADS
De uma forma que fique fácil de entender o Google é uma plataforma de pesquisa. Os usuários que possuem uma dor PROCURAM POR UMA SOLUÇÃO, de certa forma esta pesquisa já tem uma intenção de adquirir algo.
É aí que a brincadeira começa, no início o Google vendia apenas publicidade com palavras-chave em sua rede pesquisa. Por volta de 07/2018 o Google mudou de sua plataforma de publicidade, antes conhecida como Google Adwords (AD – anúncios ou publicidade, Words – palavras) para Google ADS. O Google foi além de publicidade apenas por palavras-chave, e hoje é possível fazer campanhas publicitárias como:
Rede de Display
Pode ser comparada como entregar panfletos online, claro que com um resultado bem melhor do que o offline, pois através da campanha de display é possível você alcançar seu público alvo (pessoas que tem interesse no seu produto/serviço) através de segmentações que permite você controlar até a frequência que as pessoas irão ver seu anúncio.
Essa publicidade irá aparecer na rede de parceiros do Google. Lembrando que esse tipo de campanha é feito com imagens. Caso sua empresa seja nova no mercado, ela é muito indicada para divulgação de marca.
Através da campanha de Display se tornou possível criar campanhas de Remarketing.
Shopping
Um dos grandes diferenciais do Google Ads, o shopping veio com o objetivo de alavancar as vendas de e-commerce.
As campanhas do Google Shopping são exibidas na rede de pesquisa Google, geralmente embaixo da barra de pesquisa ou ao lado dos resultados (separados dos anúncios de texto),Imagens do Google, sites parceiros e rede de Display. Os anúncios do shopping podem aparecer junto com campanhas de texto.
Uma das várias vantagens dos anúncios no Shopping são os leads mais qualificados, ou seja, as pessoas já acessam seu e-commerce sabendo como é o produto, quanto que custa e quem vende.
Vídeo
Esta forma de campanha permite que você alcance e envolva seu público-alvo na web e principalmente no YouTube. Sabe aqueles 3 segundos antes de começar uma música que você está ouvindo no YouTube ou assistindo algum outro vídeo, então é no Google ADS que a mágica acontece!
Rede de Pesquisa
Claro que não podíamos deixar de falar um pouco mais dela. Mantendo sua forma de publicidade original, a rede de pesquisa ainda é a mais utilizada pelos anunciantes, evoluiu bastante depois que foi migrado do Google Adwords para o Google ADS.
Basicamente a campanha de rede de pesquisa é um anúncio que vai aparecer em forma de texto, na pesquisa do Google ou em sites parceiros quando o usuário procurar por algo, e o que vai dizer se o seu anúncio aparece ou não para uma determinada pesquisa, são suas palavras-chave.
Hoje existem 3 tipos de otimizações de palavras-chave (Correspondência exata, Correspondência Ampla e Correspondência por frase):
- Correspondência exata: Como próprio nome diz, é o termo exato que a pessoa procurou na barra de pesquisas do Google.
- Correspondência Ampla: Ela ativa palavras pesquisadas em plurais, sinônimos, erros gramaticais e complementos da palavra que você definiu.
- Correspondência por frase: Ela congela sua frase de palavra-chave, ativando quando o termo é pesquisado ou quando tem algumas variações aproximadas da frase, pode ter palavras adicionais antes ou depois da palavra-chave escolhida.
Agora que você entendeu como funciona e o que é possível fazer com ele Google ADS vamos entender como funciona o Facebook ADS !
Facebook ads
O Facebook Ads é a ferramenta mais usada no que diz respeito à paid social (anúncios em redes sociais). Você deve estar se perguntando, não deveria ser o Instagram, o Twitter ou até mesmo o Linkedin, já que o Facebook está morrendo?
A resposta é, não, apesar de estar havendo uma diminuição de usuários dentro do Facebook, seu alcance ainda é muito grande comparado a outras redes sociais. Só no Brasil a quantidade de usuários ativos chega na casa dos 127 milhões.
No Facebook ADS você pode criar anúncios de texto e imagens, que pode direcionar para onde você quiser, como:
- FanPage: Claro que se você é uma empresa, você tem uma página comercial dentro do facebook, né?
- Messenger: Caso seu produto precise de um intermediador para se concretizar a venda!
- Whatsapp: Com a junção dessas duas plataformas, ficou muito mais fácil de você ter um relacionamento com seu potencial cliente.
- WebSite: Você pode direcionar seu público direto para seu site, passando para ele informações mais detalhadas que você julgou não necessárias no anúncio, mas necessária para convencê-lo a comprar!
Uma das grandes vantagens do Facebook é sua especificidade na segmentação. O Facebook consegue essa façanha, graças aos próprios usuários (se você usa o Facebook vai saber que eu estou falando), afinal, ao cadastrar-se nessa rede social, o usuário preenche seu cadastro com uma riqueza de detalhes que permite a segmentação ser cada vez mais assertiva.
Você consegue segmentar sua campanha através de: sexo, localização (cidade, estado, país, através de raio ou lugar específico), idade, e até mesmo interesses pessoais (por exemplo: pessoas que tem interesse em – Marketing Digital).
Este tipo de segmentação é muito importante, pois sua campanha se torna mais direcionada para pessoas que tem interesse no que você vende.
Agora um detalhe superimportante que diferencia o Facebook do Google, os usuários do Facebook NÃO ESTÃO PROCURANDO NADA!!!!
O impacto e a comunicação são diferentes, em uma o usuário tem uma dor e quer uma solução, na outra o usuário apenas interagiu com você através de sua fanpage (por exemplo), mas não está disposto a adquirir nada ainda.
E agora?
Voltamos para a pergunta chave, é melhor investir no Google ADS ou no Facebook ADS?
Você reparou que ambas plataformas tem sua peculiaridade, e não posso te dizer qual é a melhor para você investir.
Tanto o Google ADS quanto o Facebook ADS, são duas ferramentas poderosíssimas, e escolher em uma investir quanto investir na outra, vai depender do objetivo você definiu!
Seu objetivo é aumentar suas vendas, o Google Ads é a melhor opção, já que a taxa de conversão é mais alta e como dito antes, o usuário já faz uma pesquisa querendo informações sobre algo, estando mais propício a uma conversão.
Mas, caso seu objetivo seja construir e consolidar sua marca no mercado o Facebook ADS é a melhor opção, nem sempre seu potencial cliente estará disposto a comprar, mas quando estiver você estará lá para oferecer-lhe o melhor, enquanto isso crie um relacionamento com ele.
Antes que eu me esqueça aí vai uma dica, use os anúncios para direcionar os usuários para seu site. “NÃO CONSTRUA UMA CASA EM TERRENO ALUGADO”.
Eu posso trabalhar com os dois?
O Google ADS e Facebook ADS não são rivais, como você pode perceber eles trabalham de formas diferentes, ou seja, você pode trabalhar com os dois, de uma forma que eles se complementam, por exemplo:
Enquanto a campanha do Google ADS trabalha para gerar mais vendas de leads que já estão dispostos a comprar, você pode criar uma campanha no Facebook ADS para fortalecer sua marca e criar relacionamento com seus futuros clientes!
E uma coisa muito interessante das duas plataformas é que é possível criar uma CAMPANHAS DE REMARKETING.
Quanto devo investir?
O investimento é relativo, existem empresas que investem R$500.000 por mês, existem empresas que investe R$100 mês, já que ambas as plataformas não possuem valor mínimo de investimento… Meu conselho, comece com pouco, caso você seja iniciante, entenda como se comporta seu público na internet, localize-os, domine ambas as ferramentas, e só aumente seu orçamento, quando se sentir mais seguro!
Espero que tenha gostado! Quer aprender um pouco mais? Fique com a gente conteúdos novos toda semana!