Engajamento no instagram ou em qualquer outra rede social, é a interação do seu público com suas publicações. Em outras palavras, engajamento são as curtidas, comentários, compartilhamentos ou qualquer outra forma de contato com o que você publica.
Mas, curtidas e comentários não são o suficiente para ter uma noção da eficiência que suas postagens estão alcançado. Por isso, hoje vamos aprender a calcular a taxa de engajamento no Instagram.
Calculando a Taxa de engajamento no Instagram
A taxa de engajamento compara o quanto de curtidas, publicações salvas, compartilhamentos e comentários você recebeu com número de seguidores do seu perfil. Para empresas que desejam trabalhar com Influencers, calcular a taxa de engajamento no Instagram ajudará a descobrir se os influenciadores compraram os seguidores frios.
A taxa de engajamento deve ser uma das principais análises que você deve fazer antes de contratar esses serviços.
Para calcular a taxa de engajamento é bem simples:
Você vai escolher uma publicação e somar quantidade de curtidas + comentários + compartilhamentos + quantidade de vezes que ela foi salvas e dividir pela quantidade de seguidores a resposta você vai multiplicar por 100 para ter a porcentagem.
Vamos ver isso com números:
Agora é só dividir o resultado (270) pela quantidade de seguidores. No meu exemplo vou utilizar 20.000 seguidores:
Para saber a porcentagem, basta multiplicar por 100, teremos o resultado da taxa de engajamento no instagram de 1,35%.
Como saber qual a taxa de engajamento no instagram é ideal?
Saber qual a taxa ideal vai depender de cada negócio e objetivo.
Minha dica: faça esse cálculo com os últimos 3 meses de publicação e verifique se essa taxa aumentou ou diminuiu, encontre o pico de engajamento e use essa taxa como referência. Produza conteúdos para ultrapassar a taxa de engajamento inicial.
Como aumentar a taxa de engajamento no instagram
Para ajudar você a aumentar a taxa de engajamento no instagram, separei 6 dicas que podem dobrar a interação do seu público com sua empresa. São ações fáceis de serem implementadas e você pode começar hoje mesmo.
Veja a primeira dica para aumentar seus fãs nessa rede social:
1° Use sempre um CTA (Chamada para ação)
As chamadas para ação ajudam os seguidores a entender exatamente o que é para ser feito. No instagram é possível usar a criatividade para realizar um pedido: seja na imagem ou na legenda da publicação.
As chamadas para ação irão depender muito da publicação que você fizer. Postagem de conteúdo podem ter chamadas diferentes de divulgação de produto com objetivo de venda.
Alguns exemplos de CTA, são:
- Acesse a bio, e veja o post completo;
- Marque um amigo que vai gostar de ver isso;
- Compartilhe em seu Stories e mostre para seus amigos;
- Salve para ver depois;
- Etc.
Os seguidores mais engajados, logo seguiram suas sugestões!
2° Utilize Hashtags
As hashtags são responsáveis por aumentar o alcance de suas publicações dentro do Instagram. Você pode usá-las para encontrar pessoas que tenham interesse no seus conteúdos, e vice-versa (as pessoas também podem encontrar você).
Certifique-se que as hashtags que você estiver utilizando, sejam relevantes para o seu negócio. Não cometa o erro de usar uma Hashtag apenas pela quantidade de seguidores.
Hashtags como #TBT (Throwback Thursday) que são usadas para relembrar alguma coisa, se encaixa em qualquer negócio. Mas não se esqueça, o dia de usá-la é na quinta-feira.
Veja o artigo que escrevi sobre as Hashtags:
Hashtag: para que serve? Conheça os benefícios de usar
3° Faça testes com legendas
Apesar da maior característica do Instagram ser os compartilhamentos de imagens, você pode usá-la para explorar mensagens escritas.
Prenda a atenção do seu público com uma bela imagem e crie uma conexão com uma excelente história. No Instagram você pode escrever textos com até 2.000 caracteres.
Não subestime o impacto que as palavras podem ter. Utilize técnicas de Copywriting para escrever textos persuasivos que prendam a atenção do leitor.
4° Seja participativo
O Instagram é uma rede social, e para aumentar o engajamento em suas publicações, você precisa socializar dentro da rede.
Não espere que a iniciativa venha da sua rede de fãs. Para aumentar o engajamento deles, a iniciativa deve partir de você. Utilize as Hastags para encontrar pessoas que compartilham do mesmo interesse em assuntos que sua empresa atua, deixe seu comentário nessas publicações, passe sua visão sobre o assunto, comece a segui-los.
Quando você curte e comenta as publicações do seu público-alvo, eles recebem notificações, que despertam a curiosidade em saber quem é você. É muito provável que eles visitem seu perfil, olhem suas publicações e comece a segui-lo de volta.
Essa estratégia, além de ajudar a aumentar a taxa de engajamento no instagram, irá ajudar também a ganhar novos seguidores de forma orgânica dentro da rede social.
5° Divulgue seu perfil em outras redes Sociais
Acredito que você não esteja fazendo seu Marketing Digital, utilizando apenas o Instagram, correto?
O Facebook faz uma ótima integração com o Instagram, o que permite você realizar a mesma publicação nas duas redes sociais de uma só vez. Isso ajuda a aumentar a taxa de engajamento e ganhar novos seguidores.
Mas não se limite apenas ao Facebook, caso sua empresa esteja em outras redes sociais seja criativo e use-as ao seu favor.
6° Faça publicações nos melhores horários
Definitivamente, existem os melhores horários para realizar publicações no Instagram, isso vale para qualquer outra rede social.
Para que os usuários interajam com suas publicações, é preciso que elas tenham contato com seus conteúdos. Todos nós temos horários específicos durante os dias da semana em que mexemos mais e menos em nossas redes sociais.
Se você quiser aumentar suas curtidas, compartilhamentos, comentários, etc., é preciso identificar quais são os horários e dias da semana que seu público fica mais ativo para realizar suas publicações.
Utilize o analytics do seu Instagram para identificar essas informações e definir os melhores horários e dias para postar.
É muito simples visualizar esses dados, mas para isso, sua conta no Instagram deve ser comercial. Acesse seu perfil > informações > Visão geral > Total de seguidores e role a tela até o final.
Após identificado os melhores dias e horários, você pode programar as publicações, imprevistos acontecem e você não pode deixar de postar. Fiz um tutorial completo, que vai ensinar você a fazer programações no Instagram e Facebook.
Passo a Passo de como programar post Instagram
Conclusão
A cada ano que passa, a base de usuários do instagram tem aumentado consideravelmente, e já se mostrou ser um poderosa ferramenta para criação de novas oportunidades.
Saber engajar e interagir com seus usuários é uma obrigação para a empresa que deseja se manter viva em um mercado cada vez mais competitivo. Siga as dicas para aumentar seu engajamento no Instagram e gere resultados sólidos com essa rede social.
Espero que tenha gostado, fique comigo para aprender mais sobre Marketing e Marketing Digital, conteúdos novos toda semana!