Se você é empresário, acredito que já tenha passado por várias evoluções do mercado obrigando a todos se adaptarem com as novas tendências que ele nos impõe.
Sejam tendências por conta do avanço da tecnologia ou uma pandemia que ninguém esperava, você deve se moldar para acompanhar o mercado ou acabará ficando pelo caminho.
A popularização da internet nos últimos anos tem sobressaído uma nova tendência no comportamento do consumidor, junto a isso novos métodos de fazer marketing tem surgido no mercado.
Em 2019 no Brasil a quantidade de usuários conectados chegou a 134 milhões ou 74% da população brasileira.
Com covid-19 que abalou o mundo todo em 2020, o e-commerce (lojas virtuais) cresceu 81% só em Abril e já faturou mais de R$9,4 bilhões.
Então acredite, montar uma estratégia de marketing digital é essencial para seu negócio, visto que seu cliente está na internet.
Acredito que este artigo irá ajudar você a colocar em prática suas estratégias de marketing digital.
Leia atentamente esse artigo e faça suas anotações pois o conteúdo está incrível.
O que é Marketing Digital?
Antes de irmos em direção aos 5 passos para montar uma estratégia de marketing digital, vamos entender melhor o que é Marketing Digital.
Esse termo se popularizou na década de 2000, justamente por conta do aumento de usuários na internet e na maneira que eles começaram a se comunicar entre si.
O novo canal de comunicação e interação das pessoas, fez com que as empresas começassem a repensar a forma que elas atingiram seus consumidores.
O Marketing Digital nada mais é que um conjunto de ações que uma organização ou pessoa física realiza online com foco em criar relacionamentos, gerar novas oportunidades de negócios, fortalecimento e posicionamento de marca.
Como vimos anteriormente o crescimento de usuários na internet fica impossível ignorar esses números na hora de falar em marketing.
É por isso que o Marketing Digital é a melhor forma para conceituar as ações de marketing nos dias de hoje. Esse termo serve para resumir as atuações do marketing na internet.
Agora você entendeu melhor o que realmente significa o Marketing Digital, vamos para o passo a passo para começar a criar uma presença online.
5 passos para começar a montar uma estratégia de marketing digital
Com a internet em alta a pergunta “como montar uma estratégia de marketing digital” é cada vez mais frequente antes qualquer divulgação, mas essa pergunta é deixada de lado quando se fala em divulgação de pequenas e médias empresas.
As pequenas organizações iniciam suas campanhas online sem qualquer planejamento, gastam muito dinheiro, não geram o resultado que desejavam e decidem que o Marketing digital não é para elas.
A definição de um plano para montar a estratégia de marketing digital pode ser a parte do processo mais tedioso, pois vai envolver muita pesquisa, leitura e entendimento do negócio com o alinhamento do que você espera alcançar com essa ação.
Apesar de ser um processo que poucas pessoas gostam de fazer, um plano de ação irá mostrar os caminhos que você deverá tomar para atingir o sucesso.
Pensando nisso decidi fazer esse artigo com 5 passos que irão ajudar empresários que desejam gerar resultados com marketing digital.
1° Defina o seu objetivo.
Quando falamos em estratégia de marketing digital, a primeira ação que devemos fazer é definir um objetivo.
Ao montar uma estratégia de marketing digital o objetivo deve estar visivelmente claro, para que suas ações sejam focadas.
O que eu quero alcançar, o que é resultado para mim nessa estratégia que estou desenvolvendo? São perguntas que você deve ter as respostas.
Aqui vão alguns exemplos de objetivos que podemos ter:
- Vender mais na loja virtual;
- Capturar Lead;
- Aumentar o reconhecimento da marca;
- Gerar engajamento;
Outro ponto que devemos destacar são as metas que devem ser alcançadas, com elas definidas será possível determinar as métricas e KPIs aplicáveis.
O resultado ou objetivo que você definir é o que vai comandar suas ações para os próximos passos.
Dito isso vamos à segunda dica.
2° Defina um público-alvo
Público-alvo é um conjunto de pessoas que compartilham um perfil semelhante como dados demográficos, geográficos, interesses, etc. Caso queira saber mais escrevi um artigo completo sobre o que é público-alvo, link está na descrição.
O público-alvo é onde você vai focar todo seu planejamento e ações para atingir seu objetivo, ou seja, o público que você definir deve ser o que estará disposto a fazer o que você decidiu como resultado no primeiro passo (vendas, leads, reconhecimento de marca, etc).
Depois de identificado quem é o seu público-alvo crie uma persona de marketing, ou seja, crie um personagem fictício do seu cliente ideal que possua as características do grupo que você queira impactar.
Você não vai querer vender uma bolsa do Thor para um Advogado de 45 anos, solteiro e sem filhos.
3° Escolha quais canais serão usados?
Agora que você definiu seu objetivo e seu público-alvo está na hora de escolher quais serão os canais que você irá usar para se comunicar.
As opções de divulgação na internet são muitas, por isso é importante escolher quais canais são mais apropriados para sua estratégia.
Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter? A definição do público-alvo pode auxiliar você nessa tomada de decisão. E por mais que exista vários canais que possam ser utilizados, você precisa definir qual tem maior potencial de gerar resultado.
4° Escolha qual conteúdo será veiculado
Como falar de marketing digital sem colocar o conteúdo como uns dos principais meios para atingir seu objetivo.
Mesmo que seu foco seja venda direta é preciso deixar uma coisa bem clara, o consumidor moderno está em busca de informações antes de comprar algum produto que você ofereça para ele.
Crie conteúdos de qualidade que informe e ensine. Isso ajudará sua marca a criar relacionamento com seus potenciais clientes.
5° Crie um cronograma em suas ações
Como vimos anteriormente Marketing Digital é um conjunto de ações realizadas para criar oportunidades na internet, por isso é importante que todos os passos estejam bem definidos para não sobrepor nada e como consequência perder a força total da estratégia.
Para que você tenha o máximo controle de tudo que acontece em suas ações de marketing digital é preciso que todos os passos estejam bem definidos e alinhados, a fim de, aproveitar e otimizar suas estratégias.
O cronograma serve para você manter organizado cada atividade que for executada, auxiliando na sua tomada de decisão.
Conclusão
Como você pode ter percebido, montar uma estratégia de Marketing Digital pode dar um pouco de trabalho, mas cada tópico realizado com cautela é meio caminho andado para atingir o resultado esperado.
Assim como você consolidou seu negócio através de planejamento e trabalho duro, posicionar-se na internet não vai ser diferente.
Claro que apenas neste artigo não é possível resumir tudo sobre como montar uma estratégia de marketing digital, por mais que eu deixe detalhado cada informação. Recomendo que você continue seus estudos sobre marketing digital e amplie sua visão sobre esse assunto, aqui no blog possui muito conteúdo relacionado, bons estudos.
Espero que tenha ajudado você. Deixe seu comentário, é muito importante para mim, até a próxima.