Para criar um anúncio no Facebook existem dois meios, o primeiro é utilizando o botão de “impulsionar publicação” que fica em azul logo abaixo de suas postagens no Facebook, o segundo é o Gerenciador de Anúncios, a ferramenta mais completa que você pode usar para criar suas campanhas, na rede social.
O Gerenciador de anúncios é o disparado o mais recomendado para criar anúncios no Facebook e Instagram, se você já faz suas campanhas no Facebook utilizando o botão impulsionar está na hora de mudar.
O Gerenciador de Anúncios possui várias segmentações para ajudar a otimizar suas campanhas, é nele que você cria o Pixel que permite rastrear o comportamento dos usuários com seus anúncios e o que eles fazem dentro do seu site, sendo possível criar públicos específicos para cada ação (remarketing, retargeting, lookalike, etc.).
Essa super ferramenta do Facebook também é composta por vários relatórios que irão ajudar você em suas tomadas de decisões. Os relatórios do Gerenciador de anúncios são ricos em informações e dados, mas a grande dificuldade de quem está entrando nesse novo mundo de análise e otimização é entender o que esses relatórios querem dizer.
Por isso montei uma lista para ajudar você a entender as principais métricas para analisar em suas campanhas no Facebook.
O que é o gerenciador de anúncios do Meta?
O gerenciador de anúncios do META (antigo Facebook), ou como também é conhecido como Facebook Business, é uma ferramenta online que permite criar e gerenciar publicidades nas plataformas que fazem parte da rede META (Facebook, Instagram, Messenger).
Com ele, é possível definir públicos-alvo específicos, escolher os tipos de anúncios e definir o orçamento de cada campanha.
O gerenciador de anúncios do META oferece diversas opções de segmentação de público, incluindo idade, gênero, localização, interesses, comportamentos e conexões.
Isso significa que você pode escolher exibir seus anúncios apenas para as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo seu produto ou serviço.
A ferramenta permite criar diversos tipos de anúncios, como anúncios de imagem, vídeo, carrossel e de apresentação multimídia. Cada tipo de anúncio é adequado para diferentes objetivos de campanha, como aumentar o reconhecimento da marca, gerar mais leads ou vendas diretas.
O gerenciador de anúncios oferece total controle do orçamento que deseja investir, é possível definir um orçamento diário ou por todo o período da campanha. Isso permite controlar os custos e garantir que você não gaste mais do que o planejado.
Além disso, a ferramenta oferece recursos de análise de desempenho para cada campanha, permitindo que você avalie métricas como alcance, engajamento, conversões e retorno sobre o investimento. Com essas informações, você pode ajustar suas campanhas e melhorar os resultados.
E é sobre essas métricas que vamos detalhar a seguir.
Métricas importantes para suas campanhas
Cada negócio tem seu objetivo e por isso é importante que você defina quais são os seus. As métricas que vamos ver agora são importantes e devem ser analisadas por qualquer profissional que esteja anunciando no Gerenciador de Anúncios, mas isso não quer dizer que você deva ficar preso a elas.
O objetivo definido ajudará você a identificar seus KPIs (key performance Indicator) e outras métricas que serão importantes para saber o desempenho que suas campanhas estão apresentando.
Agora, vamos para a primeira métrica que irá ajudar você á fazer suas primeiras analises:
1°: CTR de Saída
Para entendermos o que é CTR de Saída, precisamos entender primeiro o que é o CTR.
Click Through Rate (CTR) ou Taxa de cliques é a porcentagem de cliques que um anúncio, e-mail ou página recebeu. Ele é usado para medir o sucesso de uma ação publicitária on-line.
Para ficar mais simples a compreensão vou utilizar o seguinte exemplo:
Seu campanha teve uma impressão (impressão são as quantidades de vezes que seu anúncio aparece para o usuário) que gerou um clique, seu CTR vai ser de 100%, em outro exemplo, supomos que a mesma campanha gerou duas impressões e obteve um clique, seu CTR vai ser de 50% e assim por diante.
Para calcular o CTR basta dividir a quantidade de cliques pela quantidade de impressões e multiplicar por 100.
Cliques: 200
______ = 0,02 x 100 = CTR 2%
Impressões: 10.000
Agora que entendemos o que é um CTR vamos para o CTR de saída. Essa métrica mostra qual a porcentagem de redirecionamento que os usuários tiveram quando clicaram em sua campanha, ou seja, eles saíram da plataforma do Facebook e foram um site específico que você determinou.
Por isso que essa métrica é importante, pois ela mostra a porcentagem de pessoas que estão acessando a página que você vai vender um capturar Lead.
Quanto maior o CTR de Saída melhor, pois isso indica que os usuários possuem interesse no que você está mostrando para eles e estão clicando no seu anúncio para obterem mais informações.
2°: Frequência
Essa métrica mostra a média de vezes que seus anúncios estão aparecendo para uma mesma pessoa. Diferente do CTR de Saída, quanto menor a Frequência, melhor.
Quando a Frequência começa a atingir uma média alta de aparições para um mesmo usuário, pode acontecer do seu anúncio se tornar “paisagem”.
Anúncio “paisagem” é quando o usuário se acostuma com a informação que aparece sempre em sua tela, e simplesmente ignora.
Quando o usuário se acostuma com o criativo, texto ou o título do anúncio, isso pode impactar no seu CTR de Saída, visto que, o anúncio não está geraldo engajamento, porque o usuário já se acostumou com a informação que está aparecendo para ele.
Em alguns casos é recomendado uma média 3 na Frequência, mais que isso, sua campanha pode ser prejudicada. É comum em campanhas de remarketing que a Frequência chegue a níveis mais altos como 8, mas caso perceba que o desempenho do anúncio esteja caindo é melhor trocar.
3°: Classificação de Qualidade
Essa métrica mostra a performance do seu anúncio comparado a outros anúncios que competiram por um mesmo público e a experiência dos usuários após o clique.
Com essa métrica o Gerenciador de Anúncios mostra qual qualidade da sua página quando o usuário chega até ela.
A Classificação de Qualidade pode influenciar diretamente na experiência do usuário e nos custos por clique, por compra, custo por geração de lead, etc. Seja qual for seu objetivo quanto maior a Classificação de Qualidade melhor.
A Classificação de Qualidade se aplica apenas para os anúncios de uma campanha, ou seja, se um anúncio está abaixo da média, não quer dizer que sua campanha esteja ruim.
4°: Taxa de Conversão
Taxa de conversão é a porcentagem de pessoas que acessaram seu site e efetuaram uma ação de valor (comprou um produto, baixou um e-book, inscreveu-se para um webinar, etc).
Para calcular a Taxa de Conversão basta pegar o resultado gerado, dividir pela quantidade de visitantes e multiplicar por 100.
É importante que as informações como o resultado e quantidade de visitantes sejam focadas em um período específico (um dia, uma semana, um mês, etc.), assim você vai ter uma visão melhor de qual período a taxa de conversão foi maior e identificar o motivo desse resultado para poder replicar a estratégia que deu certo.
Para calcular a taxa de conversão vamos partir da ideia que seu objetivo são compras na loja virtual:
Quantidade de compras (resultado): 50
______= 0,05 x 100 = Taxa de Conversão 5%
Visitantes: 1 .000
Quanto maior a Taxa de Conversão, melhor. Isso mostra que o público que acessa seu site possui interesse no produto, e-book, curso, etc.
5°: Custo por Resultado
Melhor que vender é saber quanto custou a venda, e é isso que a Métrica Custo Por Resultado nos mostra.
Você precisa definir o quanto está disposto a gastar para fazer uma venda, capturar um lead, ou receber uma ligação em sua empresa. Com o seu Custo por Resultado definido é possível saber quando suas campanhas estarão dão prejuízo ou gerando muito resultado.
Seja qual foi o Custo por Resultado que você definiu para suas campanhas, quanto menor o custo, melhor.
Como criar um gerenciador de anúncios?
Para criar um gerenciador de anúncios do Facebook, siga estes passos:
- Faça login na sua conta do Facebook e acesse o Gerenciador de Anúncios. Se você ainda não tem uma conta de anúncios, pode criar uma clicando em “Criar uma conta”.
- Clique em “Criar” e selecione “Gerenciador de Anúncios”.
- Adicione as informações da sua empresa, como nome e endereço.
- Crie uma conta de pagamento para sua empresa. O Facebook aceita vários métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, boleto e PayPal.
- Configure as permissões de acesso para outras pessoas que irão trabalhar na conta de anúncios com você. Você pode escolher entre “Administrador”, “Anunciante” e “Analista”.
- Acesse o campo PIXEL e configure essa tag, e depois, com a ajuda de um programador, adicione ela em seu site. O PIXEL precisa estar em todas as páginas, só assim será possível criar públicos personalizados.
- Reivindique seu site. Acesse configurações do negócio> segurança da marca>domínios> adicione o seu site> passe as configurações para seu programador adicionar os códigos de reivindicação.
Lembre-se de que o gerenciador de anúncios é uma ferramenta poderosa que exige conhecimento e estratégia para ser usada de forma eficaz. Se você não tem experiência em anúncios no Facebook, considere contratar um profissional , ou uma agência especializada para ajudar a criar e gerenciar suas campanhas ou faça cursos relacionados a Marketing Digital.
Conclusão
Essas são algumas informações importantes que você precisa analisar em suas campanhas no Gerenciador de Anúncios do Facebook, elas irão ajudar você a tomar decisões mais assertivas.
Defina seu objetivo e assim ficará mais fácil de saber quais informações você irá precisar acompanhar em seus relatórios.
Espero que tenha gostado e aprendido quais métricas analisar em suas campanhas no Facebook. Vamos por em prática o que aprendemos hoje, te vejo no próximo post. Antes que eu me esqueça, deixe seu comentário pois é muito importante para mim.