Se você já ouviu falar no Google Search Console mas não faz ideia o que faz essa ferramenta, vamos ver aprender agora o conceito e como usá-lo nesse guia definitivo.
Tenho certeza que você já usou alguma ferramenta do Google na sua empresa. Os recursos oferecidos, sejam eles pagos ou não, colaboram para muitas coisas, desde a criação de blog corporativo até a gestão de sua equipe.
Entre tantas opções de ferramentas disponibilizadas pelo Google está o Search Console. Desde 2015 quando o Google mudou o nome de Google Webmaster Tools para Google Search Console esta ferramenta tem sido o braço direto dos profissionais do marketing que buscam informações detalhadas sobre acessos, buscas e SEO.
Chega de conversa e vamos para o que interessa. Agora, você vai aprender tudo sobre essa incrível ferramenta e principalmente como usá-la para aumentar seus resultados com suas estratégias de marketing digital.
O que é Google Search console?
Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada pelo Google com objetivo de ajudar os administradores de sites a acompanhar o desempenho de suas páginas dentro do buscador. Ou seja, é o instrumento do Google que ajuda seu site a ser encontrado e indexado de forma correta, permitindo que ele apareça nas buscas dos seus potenciais clientes.
Search console não é o primeiro nome da ferramenta, como eu citei anteriormente seu nome era Google Webmaster Tools. A mudança de nome aconteceu em 2015 e em 2018 o Google disponibilizou uma nova versão do Search console, com a interface atualizada a ferramenta tornou-se mais ampla para os usuários, não apenas os para profissionais técnicos.
Como o Google Search Console Funciona?
O Search Console é completo, cheio de ferramentas e opções que permitem você analisar, corrigir e tomar decisões. Para entendermos melhor como ele funciona vamos precisar ir um pouco mais a fundo na ferramenta.
De forma resumida, o Google Search Console possui ferramentas e relatórios que irão auxiliar você a encontrar problemas que possam prejudicar o desempenho do seu site no motor de busca, e quanto mais rápido você identificar esse problema menos impacto ele causa em sua estratégia.
Claro que é sempre indicado, uma vez por dia, abrir a ferramenta para dar uma geral nos últimos acontecimentos, mas caso não seja possível, o Google Search Console comunica você pode e-mail sempre que ele encontrar alguma irregularidade no seu site.
Os relatórios ricos em informações que o Google Search Console disponibiliza proporcionam melhorias, como:
- Aumento de velocidade de carregamento das páginas;
- Clareza de onde vem o tráfego;
- Identificação e correção de erros no código HTML;
- Melhorias na estratégia de backlinks;
- Alterações significativas de SEO, melhorando o rankeamento das páginas.
Mas não se preocupe que não é apenas isso, agora você entendeu a parte resumida do Search Console, vamos para outros assuntos mais aprofundados.
Como fazer a instalação e configuração
Existem muitas maneiras para instalar e ativar o Search Console, se você fizer uma pesquisa rápida irá encontrar muitos tutoriais ensinando essas várias formas. Nesse artigo serei mais objetivo e prático para ensinar você de uma forma que considero a mais fácil.
- Faça o login com uma conta Gmail (caso você não tenha será necessário fazer);
- Abra o menu suspenso e clique em +Adicionar propriedade;
- Escolha Domínio ou Prefixo do URL e cole o endereço do site na opção desejada (na dúvida de qual escolher, basta clicar em Saiba Mais que irá carregar um artigo do Google explicando cada função);
- Se tiver escolhido a opção Domínio no passo anterior, você terá que realizar uma alteração no DNS do seu site. Se a escolha for Prefixo do URL, é recomendado selecionar a opção Tag HTML para a verificação rápida e fácil (caso seu site seja WordPress, basta instalar o plugin Yoast SEO e copiar a Tag HTML na parte de ferramentas>Código de verificação Google);
- Após realizar as configuração acima basta clicar em verificar e pronto a propriedade foi confirmada e o Search Console já está funcionando.
Princípios básicos do Google Search Console
As ferramenta que compõe o Google Search Console tem a função de informar ao usuário:
- Problemas de Coverage (quando o Google encontra uma URL e tenta indexa-lá e não consegue);
- Se houve rankeamento no site ou se possui malware;
- Como está o tráfego do site;
- Se há necessidade de melhorias nas tags.
Como podemos ver, alguns princípios dessa ferramenta vão muito além de mudanças de design ou funcionalidade.
Como todos os produtos do Google, o Search Console está sempre a disposição a renovações, o que deixa todos nós muito satisfeitos, né? Vejamos no próximo parágrafo alguns dos princípios básicos da ferramenta.
Seja claro com sua estratégia
Definir ações com antecedência evita imprevistos e permite que erros sejam corrigidos rapidamente.
Uma estratégia bem definida colabora para que os esforços caminhem para o sucesso, poupando tempo e dinheiro. Acompanhar as informações disponíveis no Google Search Console será mais clara e aumentará as chances de atingir os resultados esperados.
Tome decisões rápidas
Os relatórios do Google Search Console são importantes pois além de mostrar no verdadeiro estado do seu site ele aponta quais alterações é necessário realizar para obter um bom desempenho no ranqueamento.
Ter acesso a todas essas informações e não agir rapidamente, não adiantará de nada. Parece óbvio, mas depois de encontrar o problema é importante trabalhar até resolvê-lo.
Não se acostume com as ferramentas atuais
Já citei algo parecido logo acima, mas vale aprofundar um pouco mais nesse assunto: não se apegue demais a ferramentas específicas, por o Google está o tempo todo mudando e atualizando suas ferramentas e sempre acontece de uma ou outra função ser descontinuada.
Veja a última atualização no relatório Google ADS referente aos termos de pesquisa.
O ponto principal é entender a dinâmica da plataforma em sua essência e conseguir fazer bons resultados com isso. O Google Search Console é para medir e equilibra a qualidade do seu site ao olhos do Google.
Quanto mais fiel você e sua equipe seguir as recomendações da plataforma maiores serão suas oportunidades de crescimento no SEO, impactando direto seu negócio.
Relatórios e ferramentas do Google Search Console
Estratégias executadas sem mensuração estão fadadas ao fracasso, mas não se preocupe que o Search Console disponibiliza ferramentas e relatórios que colaboram para o cuidado do nosso site e suas otimizações possibilitando atingir nossos objetivos: conseguir mais visitas, engajamento e conversões.
Para entendemos melhor os relatórios e ferramentas vamos dividir em dois grupos os atuais e os legados. Vejamos a seguir os recursos e como eles estão organizados dentro da plataforma.
Atuais
O nome é sugestivo, trata-se das ferramentas e relatórios que foram atualizados com a nova versão do Google Search Console:
- Página de visão geral: como na maioria das ferramentas de análise do Google, a página de visão geral mostra um resumo das condições do site, isso inclui problemas de desempenho, cobertura e segurança;
- Relatório de desempenho: este relatório mostra qual a performance orgânica do seu site, podem visualizar informações como: total de cliques, total de impressões, CTR média e Posição média. Além mostrar quais termos estão aparecendo seu site.
- Ferramenta de inspeção de URL: basta copiar qualquer URL do seu site nessa ferramenta que ela trará todas as informações a respeito do URL inserido.
- Relatório de cobertura: mostra quais páginas do seu site estão ou podem ser indexadas e os motivos que gerou cada resultado: erro, válidas e com aviso, válidas e excluídos.
- Relatórios de sitemaps: sitemaps basicamente é o mapa do site, os mecanismos de busca utilizam ele para navegar dentro do site e identificar alterações e erros. O que esse relatório mostra é quais sitemaps foram enviados para o Search Console, estatísticas e quais os prováveis erros sobre cada um deles.
- Ferramenta Remoções: essa ferramenta permite remover temporariamente uma página específica da pesquisa do Google, muito útil para fazer manutenções complexas nas página.
- Principais métricas da Web: esse relatório mostra qual o desempenho das suas URLs em celular e computador.
- Relatório de Facilidade de uso em dispositivos móveis: esse relatório mostra qual o desempenho de cada página indexada do seu site para acessos de dispositivos móveis.
- Relatório AMP: mostra quais páginas AMP do seu site podem ou não ser indexadas, sendo identificadas por: erro, válidas e com aviso e válidas.
- Relatório Produtos: se o Search console estiver verificado em um e-commerce você terá acesso a esse relatório que mostrará se os produtos da sua loja estão com algum erro de indexação.
- Relatório de status da pesquisa aprimorada: mostra quais pesquisas aprimoradas o Google por ou não rastrear. Esse relatório está disponível para alguns sites que o Google identifique certos conteúdos no seu site.
- Snippets de avaliação: outro relatório para e-commerce permite que você veja quais resultados da pesquisa aprimorada foram encontrados pelo Google na sua propriedade e se eles foram lidos.
- Relatório de ações manuais: esse relatório mostra todas as ações manuais realizadas no seu site.
- Relatório de links: através do relatório de links é possível ver quais sites fazem referência para o seu, quais textos e ainda como seus links internos.
Legados
As ferramentas e relatórios legados são os que ainda não possuem uma atualização definida pelo Search Console:
- Ferramenta de Segmentação internacional: permite segmentar o público-alvo baseado nas configurações de localização e idioma.
- Relatório de estatística de rastreamento: a função desse relatório é acompanhar a frequência que o Google rastreia seu site.
- Relatório de mensagens: Mostra todos as mensagem que o Search console envio para você para comunicar alguma atualização, erro ou desempenho.
- Ferramenta Parâmetros de URL: É usada para indicar para o Google rastrear seu site baseado em parâmetro definidos por você. Essa ferramenta demanda um conhecimento avançado, use este recurso somente se você tiver certeza de como os parâmetros funcionam. A exclusão incorreta dos URLs pode resultar no desaparecimento de muitas páginas na pesquisa.
- Web Tools: um campo que dá acesso a outras ferramentas que podem ser útil para o site.
Quais métricas acompanhar?
Como vimos, o relatórios desempenho mostra a performance orgânica do seu site e nele possuem 4 métricas relevantes e que devem ser analisadas mensalmente.
Essas métricas aparecem também no Google Analytics, mas é importante acompanhá-las no Search Console para saber se estratégia de SEO está tendo um bom resultado. Afinal, o Search Console não puxa informações de campanhas realizadas no Google ADS:
- Impressões: número de vezes que qualquer URL do seu site apareceu como resultado de busca realizado no Google. Essa informação serve para saber o quanto seu conteúdo está sendo considerado para aparecer nas buscas.Poucas impressões podem indicar que o Google não está considerando seu site relevante ou confiavél.
- Cliques: número de vezes que suas URLs foram clicados após aparecer nos resultados de busca. Pode ser uma indicação de quanto as pessoas sentem interesse no seu conteúdo após verem o título. Poucos cliques podem indicar que seus títulos ou meta description não estão chamando a atenção do leitor.
- CTR: é a porcentagem de cliques que sua URL recebeu quando apareceram nos resultados de buscas do Google. Para calcular a URL basta dividir a quantidade de cliques pela quantidade de impressões e multiplicar por 100.
- Posição: indica classificação média das URLs do seu site nos resultados de pesquisa. Se você tem uma URL que está na 5° posição e outra que está 8°, sua posição média será 6,5 (5+8/2).
Essas métricas mostram informações importantes sobre como está o desempenho de suas estratégias de SEO de forma geral.
Podemos perceber que o Google Search Console é super simples de usar mesmo para pessoas que nunca acessaram a ferramenta, isso não quer dizer que ele não tenha recursos avançados.
A grande característica do Google Search Console é a sua capacidade de diagnosticar problemas. Por mais que você não tenha conhecimentos avançados para resolvê-los, eles estarão lá, sendo possível gerar uma planilha gratuita e entregar as informações para um profissional competente que irá ajudar você a corrigir esses problemas.
Como otimizar o SEO técnicos com o Google Search Console?
Apesar de parecer fácil de analisar o que possibilita que novos usuários utilize a plataforma, o Google Search Console é extremamente util para que já domina o SEO técnico.
Pode parecer algo irônico mas o próprio Google recomenda para os usuários avançados leem e aplicarem as informações contidas no guia para iniciantes, pois muitas informações importantes estão lá, possibilitando usufruir o melhor da plataforma.
Para criar uma estratégia que gere resultados para você trouxe alguns ponto para estruturar seu site acompanhando e aparecer nos canais do Google:
- Trecho de destaque: é um texto exibido em destaque na página de busca, acima do link. Isso gera estímulo e curiosidade no leitor o que colabora para o clique no resultado de busca.
- Pesquisa aprimorada: conta com outros elementos além do texto, as pesquisas aprimoradas são mais visuais, como estrelas de avaliações, imagens ou elementos gráficos.
- Discover: não faz parte da pesquisa do usuário, mas ele possibilita que uma página apareça na lista de exibição do Google para usuários de dispositivos móveis.
Explore todos os recursos do Search Console e obtenha todo o potencial dessa incrível ferramenta disponibilizada pelo Google gratuitamente, melhore o desempenho do seu site e fique no topo das buscas.
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