O instagram é a rede social mais importante de todos os tempos, afinal, no ano de 2018 ela alcançou a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos. E se você tem uma empresa, é fundamental que ela tenha um perfil no instagram comercial.
Com o aumento significativo de usuários ativos na plataforma, o Instagram tornou-se um forte canal para criar novas oportunidades de negócio, aumento de vendas e fortalecimento da marca.
O perfil no Instagram comercial, disponibiliza para sua empresa acessos a uma série de ferramentas gratuitas que possibilitam uma maior análise de resultado, interações e como está o engajamento de sua marca com seus usuários.
Leia também:
Engajamento no Instagram: Aprenda a calcular. Veja como aumentar essa taxa!
Agora, vou ensinar para você a importância de ter uma conta no Instagram comercial e o passo a passo para mudar seu perfil pessoal para profissional, de forma simples e rápida.
Por que ter uma conta no Instagram comercial?
Como o Instagram e Facebook compartilham as mesmas ferramentas de marketing, elas possuem uma ótima integração, o que é essencial para facilitar o controle de todas as ações de marketing digital realizadas nessas duas plataformas. Além de oferecerem vários recursos de venda.
Todos os recursos, como: relatórios, loja dentro do Instagram, ferramentas de publicidade, etc., estarão disponíveis apenas quando sua conta no instagram for comercial.
Outro benefício de ter uma conta comercial no Instagram é que seu trabalho torna-se mais profissional. Afinal de contas, o seu desejo é que as pessoas confiem em sua empresa, e para isso ela precisa se posicionar como tal.
Perfis pessoais não conseguem adicionar botões para contato, apenas contas no Instagram comercial possuem essa função, isso colabora para que potenciais clientes tenham mais facilidade falar com você: veja na imagem abaixo como fica uma conta comercial:
Se você pensou que os benefícios acabam por aí, está muito enganado. Com o instagram comercial, você pode realizar anúncios dentro da plataforma para o público que você escolher, de preferência, os que possuem potencial para comprar da sua empresa. A compra de publicidade no Instagram permite você controlar o quanto quer investir e por quanto tempo o anúncio ficará ativo, gerando resultados mais rápidos, pois a publicidade será mostrada para as pessoas certas.
Agora que você conhece as vantagens de ter uma conta no Instagram comercial, está na hora de transformar seu perfil e ter acesso a todos esses benefícios, vamos lá?
Transformando minha conta no Instagram em comercial
Se o perfil do Instagram da sua empresa foi criado como pessoal, é muito simples para reverter, e você não perderá nenhuma informação no processo.
1° Logado no Instagram com o perfil pessoal que você quer transformar em comercial, clique em :
2° Clique em configurações:
3° Clique em conta :
4° Role a tela até o final, clique na mensagem Mudar para Perfil Comercial, em algumas contas pode aparecer como “Adicionar as Ferramentas de negócios do Instagram’.
Após realizar todo esse processo, aparecerá uma tela de “Bem-vindo às ferramentas de negócio do Instagram”, basta clicar em continuar.
5° Você precisa vincular sua conta comercial no Instagram com sua Fan Page no Facebook.
Critérios para veiculação de contas
- Para veicular a conta do Instagram com o Facebook e mudar o status de perfil pessoal para conta comercial, é preciso seguir alguns critérios para que seja possível realizar essa ação, vejamos quais são:
- Apenas os administradores da página tem permissão para veicular a Fan page no Facebook com o Instagram. Caso você não seja administrador, a opção de veiculação de contas, não aparecerá;
- Para alterar a conta do instagram de pessoal para comercial, o perfil deve estar em modo público, caso contrário, não será possível a mudança;
- O Instagram comercial só pode ser veiculado a uma única página no Facebook;
- Conecte o perfil comercial do Instagram com uma página no Facebook que esteja ligada diretamente com sua empresa. Isso facilitará o uso de todos os recursos disponibilizados pelas plataformas.
Caso não tenha uma página no Facebook, não se preocupe, o perfil do público-alvo de muitas empresas não usam mais o Facebook, e por decisões estratégicas, elas acabam optando por não fazer. Mas se esse não for o seu caso, é muito fácil e rápido criar uma (quando criar sua página certifique-se que as contas estarão veiculadas).
Conclusão
São muitos benefícios para sua empresa ter uma conta no Instagram comercial. As ferramentas e recursos disponíveis na plataforma ajudarão você a aumentar a quantidade de promotores de sua marca, aumentar as vendas e criar novas oportunidades de negócio.
Lembre-se de adicionar o máximo de informações da sua empresa, como: categoria de atuação que melhor se encaixa com o que sua empresa faz, formas de contato, site, etc.
Antes que eu me esqueça. Após mudar seu perfil pessoal para comercial e realizar a integração com o Facebook, você pode otimizar suas postagens programando-as para serem publicadas na data e hora que seu público está mais ativo.
Veja o artigo que escrevi onde mostro o Passo a Passo de como programar post Instagram.
Espero que tenha gostado, fique comigo para aprender mais sobre Marketing e Marketing Digital, conteúdos novos toda semana!