Para você que trabalha com gestão de tráfego no Google ADS, tenho uma péssima notícia. O relatório de Termos de pesquisa, um dos relatórios mais importantes para analisar e otimizar campanhas, terá uma redução de 20% na visibilidade dos termos de pesquisa.
O Google já vinha alertando os anunciantes, que em breve deixariam de mostrar os termos de pesquisa com baixas informações.
A empresa informa que essas medidas são para manter o padrão de privacidade e fortalecer a proteção de dados dos usuários.
Em uma entrevista concedida para o site Search Engine Land, o porta-voz do Google, disse:
“Para manter nossos padrões de privacidade e fortalecer nossas proteções em relação aos dados do usuário, fizemos alterações em nosso Relatório de termos de pesquisa para incluir apenas os termos que um número significativo de usuários. Continuamos a investir em maneiras novas e eficientes de compartilhar ideias que permitam aos anunciantes tomar decisões críticas de negócios”.
Aparentemente, apenas os termos mais buscados aparecerão no relatório. Isso pode prejudicar os anunciantes do Google, pois, termos ruins nem sempre terão grande volume de buscas, mas podem gerar um gasto considerável.
Outro ponto capaz de impactar nas campanhas e orçamentos dos anunciantes, é a definição do Google para “significativo”. Pois seu porta-voz não deixou claro quais critérios serão analisados para determinar quando a palavra pesquisada aparecerá no relatório.
É muito comum no relatório de termos de pesquisa encontrar palavras com uma impressão e um clique. Acredito que, nessa nova regra, as informações desses tipos de palavras não aparecerão, mas, teremos que esperar para ver quais serão as regras.
Na sua conta do Google ADS, provavelmente, possui uma notificação parecida com a imagem abaixo. Todas as contas que eu gerencio, foram comunicadas.
A falta de posicionamento e clareza do Google para essa nova atualização, deixa qualquer gestor de tráfego preocupado. Pois são milhares de reais investidos que podem ficar invisíveis na hora de otimizar uma campanha.
Alguns clientes que atendo, termos com baixa procura podem representar 32,53% do orçamento nos primeiros meses de campanha. A falta de uma definição para “significativos” apresentada pelo Google, deixa vários gestores de cabelos em pé.
O que você deve fazer
Caso sua conta no Google ADS seja antiga, essa é a hora de você analisar o histórico do seu relatório de termos de pesquisa, identificar palavras chaves e suas variações que não sejam relevantes, e as negativar.
No Google ADS, existem 4 tipos de correspondência de palavras-chaves:
- Correspondência Ampla: essa correspondência permite que você descubra quais termos os usuários utilizam para pesquisar seu produto/serviço. Aceita sinônimos, plurais e erros gramaticais.
- Ampla modificada: Permite “congelar” termos que você deseja que ative seu anúncio. Ex: +bicicleta +capacete, qualquer ordem que essas palavras estiverem, ativará o seu anúncio, mas se uma delas não estiver na pesquisa, seu anúncio não será mostrado.
- Correspondência de frase: parecido com a ampla modificada, mas ao invés de “congelar” palavras soltas, a correspondência de frase só ativará seu anúncio se as palavras definidas estiverem em ordem. Ex: “bicicleta com capacete”.
- Correspondência exata: Só ativa seu anúncio se o termo pesquisado for exatamente a palavra chave que você definiu. Ex: [bicicleta para trilha].
Como vimos a única correspondência de palavra-chave que não temos controle é a ampla. Por ser um tipo de correspondência que traz muita palavra-chave irrelevante para o negócio, é importante evitá-la, pois, com a remoção do relatório com os termos de pouco significância, ficará difícil saber quais serão as palavras que estão dando prejuízo.
Utilize o Google Trends com o objetivo de encontrar tendências que levem a termos irrelevantes para suas campanhas.
O Planejador de palavras-chave do Google é uma ótima ferramenta para encontrar termos relevantes para sua campanha, por outro lado, ele também pode ser usado para encontrar termos que não fazem sentido para sua estratégia, ajudando você a montar uma lista de palavras-chave negativas.
O que nos resta agora é confiar!
Mais atualizações estão por vir, tudo que é novo pode assustar no início. Essa alteração nos relatórios de termos de pesquisa, requer mais do que nunca, confiança e o que nos resta é acreditar que a empresa irá trazer maneiras mais eficientes de colaborar nas tomadas decisões críticas de negócios.
Espero que tenha ajudado, deixe seu comentário sobre essa nova atualização do Google ADS. Fique comigo para mais conteúdos relacionados ao Marketing e Marketing Digital. Até breve!