Se está buscando entender tudo sobre o que é Reels, você está no lugar certo. Mesmo que tenha uma pequena noção dessa incrível funcionalidade do Instagram, agora é a sua oportunidade de se aprofundar.
O Reels do Instagram hoje é uma das ferramentas mais utilizadas do mundo em formato de vídeo. É mais um recurso do Instagram que hoje conta no seu portfólio outras funções em vídeos como IGTV e Stories.
Seja para compartilhar vídeos de humor, vídeos institucionais ou até mesmo comerciais, o Reels do instagram virou uma verdadeira tendência entre marcas, creators e usuários comuns.
Essa funcionalidade do Instagram tem atraído milhares de pessoas dia após dia desde seu lançamento. Sua principal característica são vídeos curtos, de 30 segundos, podendo ser utilizados diversos efeitos disponibilizados pela própria plataforma que aumentam o engajamento no Instagram.
Utilizar essa ferramenta virou obrigação, principalmente para empresas que desejam se destacar dos concorrentes. Continue lendo esse artigo, pois vamos detalhar o que é Reels, suas vantagens e dicas para gerar resultados significativos em suas ações de Marketing Digital.
O que é Reels?
O Reels do Instagram surgiu no final de 2019, mas se popularizou durante a pandemia em 2020. Essa ferramenta foi inserida no Instagram para acompanhar uma tendência das pessoas em consumirem mais vídeos. O que tira o foco da função que lançou o Instagram no mercado, as fotos. Veremos isso mais a frente.
O Reels surgiu devido ao crescimento estrondoso do TikTok, outra rede social de vídeos curtos concorrente direto do Instagram. Devido a facilidade de viralizar no TikTok, a rede social possui uma comunidade altamente engajada. E é isso que o Instagram busca alcançar.
Entender o que significa Reels no Instagram, não é difícil. Basicamente é uma nova função que permite você compartilhar vídeos curtos utilizando efeitos sonoros, gráficos, textos ou até de velocidade (muito rápido ou muito devagar).
É possível gravar vídeos na hora, igual o Stories ou até mesmo compartilhar um vídeo já gravado da biblioteca do seu aparelho. Algumas funcionalidades disponíveis no Reels do Instagram são:
- Sobreposição de imagens;
- Temporizador (permitindo que você grave seus vídeos sem precisar estar segurando o celular);
- Acelerar ou diminuir a velocidade do áudio e vídeo.
Para gerar valor no seu produto/serviço é fundamental usar todo o potencial que a ferramenta disponibiliza, afinal, em um mundo digitalizado, conseguir reter a atenção das pessoas tornou- se uma tarefa muito desafiadora.
Novas Funcionalidades no Reels
Não basta apenas saber o que é Reels é preciso conhecer todo o potencial que essa ferramenta possui, e com o mercado evoluindo constantemente e seu principal concorrente (TikTok) ganhando mercado, o Instagram não pode estagnar.
De 2019 até o atual momento, o Reels do Instagram, passou por diversas atualizações que ofereceram maior agilidade e praticidade para que os criadores de conteúdos criem e publiquem cada vez mais vídeos na plataforma.
Algumas das principais mudanças que aconteceram no Reels, foram:
Aumento no tempo de vídeo: Se você usa o Reels desde o início deve saber que quando ele foi lançado, o tempo máximo permitido era de 15 segundos, depois eles dobraram esse tempo para 30 segundos e recentemente dobraram novamente para 60 segundos. Com o aumento desse tempo, possibilita que os usuários produzam vídeos mais detalhados, podendo apresentar mais informações de um produto ou serviço. Caso utilize todo esse tempo, procure produzir vídeos mais interessantes para seu público-alvo, não tenha medo de usar a criatividade. Vídeos “chatos” farão você perder a audiência.
Responder comentários com o Reels: Para ajudar a aumentar a interação dos usuários, agora é possível responder comentários nos vídeos publicados no Reels.
Essas duas atualizações não foram as únicas, mas são as principais. Elas são uma resposta ao seu concorrente direto, TikTok. Muito provavelmente as atualizações de ambas as plataformas (Reels e TikTok) aconteceram muito próximas, pois é visível a rivalidade criada entre as redes sociais, que diga-se de passagem, são muito semelhantes.
É importante estar atento a essas atualizações pois elas mostram mudanças de comportamento dos usuários, e sua empresa precisa estar ligada nas tendências de mercado. O Reels é uma verdadeira influenciadora de comportamentos e ser o primeiro a perceber isso, fará com que seu negócio esteja sempre um passo à frente da concorrência.
Os Vídeos serão prioridade no Instagram
Como você pode perceber, o Reels passa por diversas atualizações em seu sistema, mas o Instagram como um todo, também. Lançada em 2010, a grande característica do Instagram eram as publicações de imagens.
Mas, conforme noticiado em Junho de 2021 o aplicativo não dará mais prioridade para fotos. Acompanhando essa nova preferência dos usuários, o Instagram irá priorizar conteúdos em formatos de vídeos. Como já vimos nesse post, essa mudança se deu em função da concorrência com outras redes sociais .
O Instagram vem tentando entrar para o mercado de Streaming a algum tempo, e isso ficou perceptível quando a rede social lançou:
- IGTV: para competir diretamente com o Youtube;
- Stories: que se popularizou com o Snapchat (inclusive o Instagram foi o responsável por “matar” o Snap no Brasil);
- Reels: A mais nova funcionalidade do Instagram é muito semelhante ao TikTok.
Isso mostra que até as grandes corporações precisam se movimentar rápido para não perderem mercado. E na velocidade que as coisas mudam, em pouco tempo novas funcionalidades surgiram, mudando completamente os meios de alcançar o público-alvo.
O impacto do Reels no seu negócio
Agora que você sabe o que é o Reels, chegou o momento de entender como essa plataforma impacta no seu negócio.
O Instagram está se transformando em um verdadeiro Streaming de redes sociais, isso permite que empresas de diversos setores, utilizem a plataforma para criar relações mais próximas com seu público-alvo. Por esse e outros motivos, o Instagram está sendo o queridinho das marcas, não apenas pelas ferramentas disponíveis, mas também pela migração do público que está saindo do Facebook.
Até a publicação deste artigo, o Instagram é a 4° rede social com mais usuários ativos no Brasil, alcançando a marca de 110 milhões de usuários, segundo repor da We Are Social e da Hootsuite. Isso mostra o potencial que a plataforma tem para gerar novos negócios em qualquer nicho de atuação.
Constantemente pessoas comuns buscam na plataforma vídeos de pessoas usando ou indicando determinados produtos, com objetivo de entender as vantagens e desvantagens, de maneira que facilite a decisão de compra. Olhando para esse comportamento, focar no Reels do Instagram apontam para diversos benefícios para quem busca vender produtos e serviços.
Para aproveitar o grande potencial de viralização que o Reels proporciona, é necessário possuir essa função nos planejamentos de Marketing. Seu negócio terá potencial alcançar milhares de pessoas de maneira orgânica.
Monte um planejamento de conteúdos para manter a frequência das publicações, acompanhe as métricas do Instagram Analytics, e mude de estratégia caso haja necessidade.
Vantagens de usar o Reels do Instagram
São diversas vantagens de usar essa super ferramenta do Instagram, algumas delas pontuamos no discorrer deste artigo, mas agora vamos detalhar um pouco mais sobre as vantagens do Reels.
Vídeos curtos: A principal característica do Reels são seus vídeos de curta duração. São fáceis de produzir e dispensam edições caras e sofisticadas. Com uma boa câmera e muita criatividade o Reels tem potencial de gerar muito resultado para sua empresa.
Maior entregabilidade: Os vídeos postados no Reels, possuem maior entregabilidade do conteúdo, alcançando muitas pessoas mesmo você possuindo poucos seguidores no seu Instagram. Ou seja, existem grandes chances de você viralizar e mostrar sua marca para milhares de pessoas sem precisar impulsionar sua publicação.
Fácil compartilhamento: Como qualquer outra ferramenta do Instagram, no Reels é muito simples compartilhar os conteúdos, isso ajuda muito na entregabilidade do conteúdo, conforme apresentado no tópico anterior.
Por essas e outras vantagens, produzir conteúdos para o Reels é uma opção que diversas empresas estão aderindo, visto o potencial para gerar resultado que ela possui, não é nenhuma surpresa. Seja qual for seu objetivo (conhecimento de marca, vendas, engajamento, etc.) o Reels pode ajudar.
Dicas para usar o Reels
Caso você esteja pensando em começar a publicar vídeos no Reels, separamos algumas dicas que ajudarão você a gerar os primeiros resultados com essa funcionalidade.
Analise seu público-alvo
Pode parecer clichê, mas para qualquer ação que você pense em executar, é indispensável analisar se está de acordo com o público-alvo. Sempre o objetivo final de qualquer negócio é realizar vendas, por isso não faça nada que esteja fora do que seu público está disposto a consumir.
Planeje o conteúdo
Planejar com antecedência o conteúdo permite que você mude, melhore ou até mesmo não publique caso haja necessidade. Planejar o conteúdo, colabora para que você tenha constância nas publicações e se antecipe para eventuais contratempos.
Escolha um tema que esteja dentro do seu mercado de atuação e qual será o tempo do vídeo. Defina se ele será cômico, informativo ou comercial. Utilize as funções disponíveis no Reels como temporizador, ajuste de velocidade e filtros, para ajudar a aumentar o engajamento e interesse do seu público no conteúdo.
Utilize o Feed
Apesar do Reels ser a funcionalidade que mais entrega do Instagram, também é válido compartilhar o vídeo no seu feed, isso mostra para seus seguidores que você não os esqueceu, além de mantê-los por dentro do que você está produzindo.
Para postar no feed muito simples, quando for publicar no Reels, basta ativar a opção “também publicar no feed”, logo abaixo do resumo do vídeo. E pronto, você fez duas publicações de uma vez só.
Aproveite os áudios do Instagram
A opção de áudio é uma funcionalidade nova na plataforma, que ajuda muito na hora de produzir um conteúdo.
Basta ir na barra de pesquisa, procurar por um áudio específico e usá-lo para dar mais vida ao seu vídeo. Vale ressaltar que a plataforma exibe conteúdos que estão em alta que usam o mesmo áudio que você está procurando. Essa pode ser uma ótima ferramenta para vencer o bloqueio criativo.
Adapte o conteúdo para seu nicho e analise os resultados.
Conclusão
Agora você sabe tudo sobre o que Reels, quais suas vantagens e as melhores práticas para alcançar sucesso com essa função do Instagram.
Sem sombra de dúvidas, ainda virão diversas atualizações que podemos ou não gostar, mas o fato é que o Reels é uma das atualizações do Instagram que tem feito diversas marcas e negócios ganharem destaque com seus respectivos públicos.
Não usar o Reels é deixar de gerar novos negócios, é deixar uma verdadeira oportunidade de crescimento escapar entre os dedos, feito areia.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Fique conosco e acompanhe outros assuntos como este em nosso blog.