Reels ou IGTV? Essa é uma pergunta que diversos profissionais de marketing, empresários e produtores de infoprodutos se perguntam diariamente.
Com as grandes mudanças que o Instagram vem sofrendo nos últimos anos, deixando de ser apenas uma plataforma de imagens e passando a conter outras opções de mídia para publicações como Lives, Stories, Reels e IGTV, surge a dúvida de qual formato disponível no Instagram gera mais resultados.
A ampla variedade de opções que surgiram no App, em um espaço curto de tempo, exige que as empresas e produtores de conteúdo estejam antenados. Além disso, o Instagram sofre constantes atualizações em seu algoritmo com base no comportamento dos usuários.
Estar presente nas principais mídias digitais é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. E acompanhar as tendências e mudanças de comportamento não apenas das plataformas de mídias, mas do público-alvo que deseja atingir, pode ser uma tarefa difícil.
Neste artigo você aprenderá a identificar as diferenças entre Reels e IGTV, além de ver detalhes sobre a funcionalidade de cada uma, bem como suas vantagens. Ao final você estará apto a analisar e entender qual faz mais sentido para sua estratégia: Reels ou IGTV.
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Por que o vídeo está em alta?
Antes de explicar qual o melhor formato, Reels ou IGTV, você precisa estar por dentro dessa nova preferência dos usuários: vídeos.
Os vídeos se popularizaram com o Youtube, por meio de conteúdos gratuitos e de rápida assimilação sobre qualquer assunto (ciências, matemática, humor, notícias, curiosidades, etc).
Com os avanços da tecnologia, a facilidade de produção e compartilhamento, dispositivos que tornam este formato de conteúdo mais acessível (celular, desktop, tablet e TV) e a chegada do 4G (5G), melhorando as transmissões, foram os responsáveis por impulsionar a preferência dos usuários.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Cisco, só no ano de 2020, 82% de todo o tráfego na web foi gerado por vídeos. Outra informação importante é que nos últimos 3 anos o consumo de vídeo online aumentou cerca de 84%, de acordo com a pesquisa realizada pela Inside Vídeos, e esse número tende a aumentar com os anos seguintes.
Aqui no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Emarketer, 86% dos usuários brasileiros consomem conteúdo em vídeos.
Como você pode perceber, os vídeos são fundamentais para sua estratégia. E agora, vamos voltar para a pergunta: qual é o melhor formato, Reels ou IGTV?
Formato Reels
Em 5 de Agosto de 2020, o Instagram anunciava a mais nova funcionalidade disponível em seu APP, o Reels. Este formato de vídeo começou como um teste realizado no Brasil, na França e na Alemanha, e logo depois se expandiu para mais de 50 países.
O Reels permite que você crie vídeos de até 60 segundos (entre 2019 e 2020, no início do Reels, o tempo limite era de 15 segundos, depois foi para 30 segundos). Os vídeos podem ser gravados direto no celular ou utilizar alguma mídia disponível no aparelho, isso inclui também imagens.
Esse formato permite você criar vídeos de maneira rápida e super fácil, podendo utilizar elementos disponíveis pela própria plataforma (músicas, efeitos, ajuste de velocidade, cortes e filtros), estimulando a criatividade dos usuários.
A principal característica do Reels é sua informalidade. Por ser simples de criar e o próprio app disponibilizar as ferramentas e os elementos para edição, você só precisa ter um bom conteúdo para compartilhar.
Para empresas, o Reels é uma excelente ferramenta para criar conexão com o público-alvo, pois é possível usar do humor e a criatividade para apresentar o produto/serviço, além de permitir mostrar a rotina da empresa e seus colaboradores, afinal de contas, pessoas se conectam com pessoas.
Vantagens do Reels
São diversas vantagens em aderir a produção de conteúdos para sua empresa no Reels, principalmente por ser uma concorrente direta do TikTok, o Instagram tem investido pesado no aprimoramento desse formato.
O Reels potencializa o aumento do engajamento e ganho de seguidores
Se você ainda não publicou nenhum Reels no seu perfil, está na hora começar a planejar ou até adaptar conteúdos para começar a postar.
O engajamento com vídeos curtos cresceu muito e essa tendência já era forte antes mesmo do Instagram lançar o Reels. Marcas e criadores de conteúdos notaram que postagens no Reels vão além de visualizações.
No Instagram, o conteúdo produzido no Reels não fica limitado apenas a uma parte específica do APP. Se o conteúdo que você produziu possuir um grande potencial de viralização, é possível que o Instagram faça sugestões do seu vídeo para outras pessoas que não te seguem.
Por isso, é importante pensar muito bem no tema do conteúdo antes de começar a gravar. É possível que sua empresa se torne uma febre na internet de um dia para o outro.
Escrevemos um artigo completo que vai ajudar você a ganhar seguidores no instagram, confira!
O Reels é uma excelente ferramenta para conteúdos educacionais
Sua funcionalidade de edição e um tempo limite de 60 segundos, faz do Reels uma excelente opção para engajar e ensinar de maneira divertida seu público.
No próprio campo de criação de Reels, é possível utilizar elementos como: texto, filtro, áudios, imagens, e até narrar uma situação caso ache necessário. Dessa maneira você pode utilizar o Reels para criar vídeos curtos em formatos de tutorias, o famoso “passo a passo” ou “como fazer”.
É fácil, rápido e de graça criar um Reels
Como foi apresentado no início deste artigo, o Reels é um formato de conteúdo que dispensa a formalidade. Por este motivo, ele dispensa grandes produções com edições caras ou mais de uma pessoa para produzir.
A vantagem de produzir vídeos simples (sem muitos elementos gráficos de alta produção), é a aproximação do público-alvo, facilitando o entendimento do conteúdo e a identificação com a mensagem transmitida.
Mas todo cuidado é pouco, produzir vídeos no Reels de maneira simples, não significa que você pode gravar vídeos de qualquer maneira, sem dar a devida atenção na qualidade do vídeo e áudio.
Produza conteúdos que sua audiência tem interesse. Verifique a iluminação, o áudio e um bom ambiente de fundo. Lembre-se que simples não é relaxado.
Os conteúdos no Reels são fáceis de se tornarem virais
Diferente dos outros formatos do Instagram, até o momento que este artigo está sendo produzido, o Reels é o que possui o maior alcance orgânico.
Por isso, procure sempre ser autêntico em seus vídeos e claro, produza conteúdos relevantes para que ele se torne viral.
Utilize sempre as Hashtags do seu nicho e áudios que estão em alta. E quanto mais você postar, maiores são as chances de você viralizar sua marca.
Formato IGTV
O IGTV também é um formato de vídeo, mas com um pouco mais de tempo no mercado. Ele foi criado para reformular a maneira que os usuários consomem conteúdos em vídeo.
Diferente da maneira convencional que estamos acostumados a assistir (horizontal) o IGTV trás uma forma diferente e focada apenas para usuários de celular, vídeos na vertical. Esse formato, permite que o conteúdo seja mais longo, denso e detalhado, facilitando o consumo do conteúdo pelo usuário.
O IGTV permite a criação de vídeos de até 60 minutos de duração para contas verificadas, e de 1 e a 15 minutos para contas comuns. Além da possibilidade de compartilhar uma prévia com limite de 60 segundos no Feed do Instagram por tempo indeterminado e 24 horas com um trecho do conteúdo no Stories.
Com essa opção de tempo, a plataforma entra em uma competição direta com o Youtube. Não sei vocês, mas acho que o Instagram está querendo dominar o mundo!!!
Brincadeiras à parte, vale destacar que o IGTV funciona como um app independente, apesar de ser possível acessar suas funcionalidades dentro do próprio Instagram.
Vantagens do IGTV
Lançado em 2018, o IGTV foi uma aposta do Instagram em publicações de vídeos mais longos, muito semelhante ao Youtube. Esse formato de conteúdo surgiu para acompanhar o aumento do consumo em vídeos por meio do celular.
Produzir conteúdos para o IG TV traz diversas vantagens para seu negócio, e separamos algumas delas que irão ajudar você a entender a resposta para sua pergunta: Reels ou IGTV?
Vídeos mais longos
Como já falamos em alguns tópicos anteriores, o IGTV permite que você publique vídeos de até 60 minutos em sua conta. Dessa maneira seu conteúdo será mais detalhado, aprofundado e rico em detalhes.
Vídeos mais longos e com temas importantes que resolvam as dores do público-alvo, geram valor. Além de fazer da sua empresa uma referência no mercado de atuação.
Vídeos em alta qualidade
Os conteúdos produzidos para o IGTV geralmente possuem uma edição mais profissional do que os publicados no Reels ou Stories. Para realizar o upload do celular o arquivo deve ser de até 650MB. Já no computador é permitido enviar arquivos maiores, com até 3,6GB.
É importante criar uma aproximação do público com a marca utilizando outros formatos no Instagram menos formais, mas é fundamental que sua identidade visual seja percebida e levada a sério em assuntos que deseja ser a primeira opção na escolha do consumidor.
Por isso, a grande vantagem do IGTV é produzir conteúdos de extrema qualidade, não apenas do âmbito pedagógico mas também visual.
Permite dar mais detalhes sobre ofertas
Vender um produto/serviço não é uma tarefa fácil. Isso complica ainda mais quando é necessário explicar detalhes sobre as funcionalidades do produto ou os benefícios e vantagens do serviço.
O tempo mais longo que o IGTV disponibiliza, permite apresentar detalhes sobre o que está sendo vendido, além de ser uma ótima ferramenta para trabalhar lançamentos de produtos digitais, podendo utilizar técnicas de vendas mais persuasivas como o storytelling.
Qual o melhor: Reels ou IGTV?
Finalmente chegamos ao ponto crucial deste artigo, Reels ou IGTV, qual o melhor formato para postar seus conteúdos.
Como vimos no decorrer deste conteúdo, os dois formatos possuem suas peculiaridades e objetivos. Uma é mais informal e fácil de produção e a outra é longa e exige mais planejamento, tanto para o conteúdo quanto na maneira que será editado.
Escolher entre Reels ou IGTV, vai depender da interação e preferência da sua audiência. Por isso, leve em consideração as seguintes dicas:
Estude sua persona
Conhecer quem deseja atingir é o primeiro passo para qualquer estratégia de Marketing bem sucedida. A persona será fundamental para nortear as pautas dos conteúdos e os formatos que devem ser priorizados (para dar início, não excluindo a possibilidade de mudanças no meio do processo).
Realize testes
Antes de decidir qual o formato gera mais resultado para você, realize testes postando conteúdos com o mesmo empenho em cada formato. Depois de colher todas as informações do Reels e IGTV, e comparar o desempenho de ambas, você terá uma base forte para decidir qual continuar usando.
Leve em consideração a dinâmica de cada formato no Instagram
Isso vale para qualquer modelo de postagem disponível no app: carrossel, imagem única, stories, Reels ou IGTV. Cada um desses formatos possuem uma maneira de engajar e atrair seu potencial consumidor. Suas características únicas, permitem que sejam complementares e não rivais. Mas, como foi pontuado no tópico anterior, é fundamental realizar testes e se basear em dados e não em achismo.
Conclusão
O Instagram é uma ferramenta fundamental para as empresas que desejam gerar resultados significativos por meio do Marketing Digital. As mudanças e atualizações que a plataforma vem sofrendo, mostra o quanto é importante estar antenado nessa rede social que influencia o comportamento das pessoas e dita tendências.
Entre tantas possibilidades que a plataforma disponibiliza, escolher entre Reels ou IGTV sem realizar testes, sem conhecer o mercado de atuação, concorrentes, dores e desejos da persona, é garantia de perda de tempo e dinheiro.
Como você pode perceber neste artigo, Reels e IGTV são adaptação de outras redes sociais de grande sucesso, e essa é a maneira do Instagram continuar sendo uma das mídias sociais que mais cresce todos os anos.
Por isso, é importante estar atento às novas soluções e formatos de conteúdo que possam surgir, pois é bem provável que o Instagram irá lançar outras maneiras de consumo de vídeo.
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