Por ter sido o primeiro modo de publicidade do Google Ads(antigo Google Adwors / AD= PUBLICIDADE / WORDS= PALAVRAS) as campanhas feitas na rede de pesquisa é a forma mais comum que empresários usam para divulgar seus produtos e serviços.
Para iniciantes neste tipo de publicidade o Google disponibilizou uma ferramenta chamada Google Express, uma plataforma intuitiva que entrega algumas funções pré configuradas permitindo que o anunciante preencha apenas informações básicas para qualquer campanha. Além do Express ser uma ferramenta fácil de mexer, outro benefício é que para anunciar nele não é preciso ter um Web Site permitindo que o anunciante esteja na frente do seu potencial cliente quando ele pesquisar. Também é possível criar campanhas para ligação, visitas na loja física ou visitas no site.
Com a análise correta e as segmentações adequadas a publicidade da rede de pesquisa pode gerar grandes resultados, por outro lado pode gerar gastos sem nenhum tipo de retorno dando a sensação de que o “GOOGLE APENAS CONSOME SEU DINHEIRO”, por isso não é aconselhável utilizar por muito tempo a plataforma do Google Express, já que ele não possui segmentações e relatórios mais avançados que fazem com que o anunciante tenha uma visão mais detalhada de suas campanhas de rede de pesquisa na hora de analisar o que está dando resultado ou prejuízo.
Essas segmentações e relatórios mais avançados estão disponíveis no Google Ads, a plataforma avançada de publicidade do Google que possui muitas opções na hora de otimizar anúncios, não apenas da rede de pesquisa, mas nas outras formas publicitárias disponibilizadas pela ferramenta.
Segmentações da rede de pesquisa
Vamos conferir algumas segmentações que permitirão você otimizar sua campanha da rede de pesquisa:
Programação de anúncios
Programação de anúncios permite que o anunciante escolha quais horários sua campanha vai estar disponível para participar do leilão. É uma ótima opção para o negócio que precisa receber o contato do cliente para concluir uma venda, pois não é interessante o anúncio aparecer em uma pesquisa se não terá ninguém para atender o cliente quando ele entrar em contato com a empresa. Outra vantagem dessa segmentação é a economia do orçamento definido, já que o anúncio só ficará à mostra em horários específicos determinados pelo anunciante.
Ajustes de lances
Lances são valores que você está disposto a pagar por um clique, com essa segmentação você pode definir se quer pagar mais ou menos em horários específicos, regiões, idade e dispositivos. Na prática funciona assim: Você identificou que seu público de 18-24 anos está tendo um desempenho legal, a cada 10 cliques 8 ligam para sua empresa. O Ajuste de lance permite que você aumente o lance para essa idade quando for feita uma pesquisa.
Locais
Com a segmentação por locais é possível escolher lugares específicos que você queira anunciar, é muito usado por anunciantes que possuem negócios locais ou pouco orçamento, já que para trabalhar o país todo irá demandar muito dinheiro de campanha. É permitido segmentar por país, estado, cidade e cep, isso mesmo você pode fazer uma campanha de pesquisa apenas em uma rua.
Idade
Segmentar por idade é uma ótima vantagem quando você conhece muito bem seu produto e principalmente seus potenciais clientes. Um exemplo na prática: você tem uma mecânica de automóveis e quer anunciar no google, seu potencial cliente vai ser pessoas acima de 18 anos, afinal, ainda é a idade para começar a dirigir no Brasil.
Dispositivos
É possível segmentar para qual aparelho sua campanha está autorizada aparecer quando for feita uma pesquisa, seja por celular, tablet ou desktop.
Palavras-chave
As campanhas de pesquisas são acionadas de acordo com as palavras-chave que você definir, portanto tenha muita certeza se os termos que você definiu são termos que seu público procura quando está disposto a comprar seu produto/serviço. Detalhe importante que deve ser dito, nem sempre as palavras-chave que recebem maior quantidade de cliques são as que mais convertem.
Palavras-chave negativa
Palavras-chave relevantes são muito importantes na hora de criar uma campanha de rede de pesquisa, mas saber e negativar palavras ruins pode colaborar para que otimização de suas campanhas, afinal se você VENDE algo não é interessante sua campanha aparecer para termos como GRÁTIS.
Correspondência de palavras-chave
Na hora de definir as palavras-chave é possível escolher algumas correspondências que irão dar ou tirar autonomia do Google, são elas: Ampla modificada, Correspondência de frase, Correspondência exata e Correspondência ampla.
Relatórios avançados
Não é apenas segmentar e deixar que o Google Ads faça o resto, acompanhar e analisar corretamente seus anúncios é o que vai definir o sucesso de suas campanhas. Na própria ferramenta do Google Ads possui relatórios para análise de campanha, onde é possível identificar o que deu resultado ou não, sem mais delongas, vamos para o primeiro relatório:
Relatório de campanhas
Dentro da própria campanha, é possível ver os resultados obtidos com os anúncios, é um relatório de fácil acesso e com informações completas, onde você pode ver qualquer informação que desejar como: quantidade cliques em determinadas palavras-chave, Custo, Custo por Clique(CPC), impressões, conversões, taxa de cliques(CTR), etc. Outra vantagem desse relatório é a facilidade de filtrar o período de tempo para analisar resultados.
Este relatório terá algumas variações dependendo da campanha que você estiver analisando, por exemplo, as informações de uma campanha de display podem ter algumas variações comparadas a campanhas feitas no Google Shopping.
Relatório de palavras-chave
Como o próprio nome diz, neste relatório você terá informações sobre o desempenho de suas palavras-chave, é possível ter informações como: Custo médio da palavra-chave, desempenho, índice de qualidade, interações, etc.
Relatório de termos de pesquisa
É um relatório que deve ser analisado todos os dias, de preferência sempre ao final do dia. Este relatório mostra quais termos que estão ativando seus anúncios, essa ferramenta é poderosíssima para garimpar termos que convertem e principalmente termos que estão ativando seu anúncio e não estão convertendo.
Relatório de informações de leilão
Nesse relatório é possível saber qual é o seu desempenho perante seus concorrentes na hora de disputar uma colocação na rede de pesquisa do Google, este relatório traz informações como: taxa de sobreposição, taxa de posição superior ( é a frequência que o concorrente ficou na sua frente quando os dois anúncios foram exibidos ao mesmo tempo), parcela de superação (é frequência com que seu anúncio esteve em uma posição mais elevada no leilão), etc.
Vimos algumas segmentações importantes na hora de criar uma campanha na rede de pesquisa do Google e relatórios fundamentais para avaliar os resultados dessas ações, espero que tenha colaborado com seu aprendizado e até a próxima!!
Antes que eu me esqueça deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para mim!! Fique com a gente, conteúdos novos toda semana 🙂